O prazo para professores e gestores da rede de ensino estadual de Minas Gerais se inscreverem no curso gratuito de Extensão em Bem-estar e Convivência: Práticas Para o Desenvolvimento Socioemocional, foi prorrogado até a próxima sexta-feira (19/7). Oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o instituto Ânima, o curso disponibiliza três mil vagas e as aulas começam em setembro. A pré-inscrição demanda o preenchimento deste formulário.
O calendário do curso, com duração de nove semanas, carga horária de 40 horas e modalidade à distância (sem encontros presenciais), se organiza intercalando semanas com os paineis com especialistas (em plataforma de transmissão de vídeo) e semanas com encontros presenciais síncronos pelo aplicativo Zoom e facilitados por profissionais do Instituto Ânima.
Encontros remotos com acompanhamento de facilitação promovem a construção coletiva do conhecimento. Os materiais didáticos foram cuidadosamente elaborados para proporcionar um aprendizado profundo e eficaz. Além disso, especialistas e profissionais da área compartilharão conhecimentos e experiências
Por fim, o encontro de partilha, um espaço dedicado à reflexão e ao compartilhamento de experiências entre os participantes, fomenta a colaboração e o aprendizado mútuo. O cursista realizará ainda atividades na comunidade de aprendizagem (utilizando plataforma educacional Strateegia) e poderá se inscrever para o encontro de partilha ao final do curso.
A superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lúcia de Lima, convida os educadores a participarem. “Estamos entusiasmados em compartilhar com você a estrutura do curso e todos os elementos que serão abordados, visando enriquecer e impulsionar o seu crescimento profissional”.
Sobre o Ânima
O Instituto Ânima é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que se dedica à transformação da educação brasileira, por meio do desenvolvimento de programas educacionais de impacto social. Comprometido com a produção de pesquisas e promoção da educação de qualidade, contribui para a geração de publicações científicas e evidências que fundamentam as políticas educacionais do Brasil.
Além disso, integra o Ecossistema Ânima de Educação, um dos maiores grupos educacionais privados de ensino superior do Brasil. Essa sinergia nos proporciona uma plataforma ampla e diversificada para promover a inovação e o progresso no campo educacional, beneficiando estudantes e comunidades em todo o país.
*Por Laura Fialho, estagiária sob supervisão de Ícaro Ambrósio.