30.2 C
Belo Horizonte
seg, 20 janeiro 25

Projeto Canjerê traz cultura para a 7ª Mostra Conceição Evaristo

Com entrada gratuita, a mostra que homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo traz para o palco o espetáculo com as artistas Luiza da Iola e Nívia Sabino.

O encontro ancestral entre o canto da cantautora carmopolitana Luiza da Iola e a escrita poética da poeta novalimense Nívea Sabino resultou no espetáculo “Interioranas”, um show experiencial com duração de 45 minutos que une literatura e música. A apresentação integrará a programação da 7ª edição da Mostra Conceição Evaristo, que propõe dar destaque à produção literária negra e a assuntos pungentes que dominam o cotidiano político e social brasileiro. O espetáculo acontece no dia 20 de julho, sábado, às 19h, no Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo). A entrada é gratuita (sujeita à lotação da casa).

O show das artistas é baseado na obra “Interiorana”, livro de Nívea Sabino, e explora o ser interior do interior, relata histórias individuais, resgata memórias afetivas e traços da memória ancestral e coletiva. Primeiro trabalho feito em parceria entre as artistas, o show pauta o protagonismo das mulheres negras e a busca por novas formas de propor, pensar e questionar as relações étnico-sócio-raciais, criando novos diálogos e reflexões acerca de identidade, gênero e memória.

Sobre as artistas

Luiza da Iola é natural de Tupanuara (Carmópolis de Minas/MG), Rainha Perpétua de Nossa Senhora do Rosário, Guardiã da Memória e Tradição Reinadeira. Artista educadora graduada em Pedagogia, cantautora, pesquisadora, ativista cultural e contadora de histórias, é idealizadora do Movimento #NOSTEMOSUMSONHO e defensora dos Direitos Humanos de Crianças e Juventudes.

Poeta, slammer, ativista e educadora popular, Nívea Sabino (1980) é natural de Nova Lima (MG), graduada em Comunicação Social e possui uma importante trajetória de ativismo poético no enfrentamento ao racismo, à lesbofobia, ao sexismo e outras formas de opressão, através da palavra, pelos saraus das periferias. Articula a RodaBH de Poesia e é pioneira nas competições de Poesia Falada (Slams) em Minas Gerais. É membra fundadora da Academia Nova-limense de Letras. Em 2019, foi co-curadora do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, com a temática #NarrativasVivas, e atuou como jurada do Prêmio Jabuti 2020 na categoria “Poesia”. Participou, em 2022, da Mostra de Poesia Mineira, Confluências Poéticas, na cidade de Barcelona, Espanha. Nívea integra o Conselho Editorial da Coleção Ouvido Falante, da Editora Impressões de Minas, realiza trabalhos em dramaturgia, canto-poema e possui a oralidade poética como fundamento artístico.
O curador do Projeto Canjerê, Marcial Ávila, conta sobre a importância de realizar a programação anual: “A Mostra Conceição Evaristo possui grande importância para o Instituto Casarão das Artes Negras. Evaristo é a maior escritora negra que temos hoje no Brasil, e a literatura é muito cara aos projetos que desenvolvemos. Em vários momentos, tivemos a presença da escritora prestigiando as atividades do Instituto Cultural Casarão das Artes Negras, e nós a reconhecemos como uma madrinha literária da instituição, cujo fundamento e natureza é divulgar a arte e cultura negra para o mundo”, destaca Marcial Ávila.

Sobre a homenageada da Mostra

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra, estreou na literatura em 1990, publicando contos e poemas na série Cadernos Negros. Publicou romances como “Ponciá Vicêncio” (2003) e “Becos da memória” (2006). Suas obras abordam temas como racismo e sexismo, sendo estudadas no Brasil e no exterior. Em 2018, recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra. Em 2023, publicou “Macabea, flor de mulungu”, e foi agraciada com o Prêmio Intelectual do Ano pela UBE. Em 8 de março de 2024, tomou posse como integrante da Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira de número 40.

Agenda do Projeto Canjerê em 2024

O Projeto Canjerê é uma iniciativa do Instituto Casarão das Artes Negras, cujo objetivo é promover atividades e debates com temáticas relacionadas à arte e cultura de matriz africana. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Desde o início do ano, já foram realizadas programações como o Canjerê Mulher, em março, com show do Coletivo Negras Autoras, e o Canjerê Independência de Moçambique, que comemorou os 49 anos da independência do país africano, em junho. Além da 7ª edição da Mostra Conceição Evaristo, em novembro, o Projeto Canjerê trará um grande encontro artístico-cultural para marcar o Mês da Consciência Negra.

Instituto Cultural Casarão das Artes Negras
O Instituto Cultural Casarão das Artes Negras nasceu em 2013, com o intuito de valorizar e promover a cultura africana e afro-brasileira, além de contribuir para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira. A instituição ganhou destaque no cenário cultural de Belo Horizonte por meio da valorização da arte, música, moda, literatura e culinária. Além de realizar anualmente o Projeto Canjerê e outras agendas, o Instituto também é responsável pela publicação da Revista Canjerê, atualmente com periodicidade semestral.

Projeto Canjerê 2024 apresenta Interioranas
Data: 20 de julho, sábado, às 19h
Show: INTERIORANAS
Local: Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo).
Entrada gratuita (sujeita à lotação da casa).

Posts Relacionados

Mariana Rios: Gravidez após os 35 anos é mais difícil, mas não é impossível

Nos últimos anos, tem aumentado o número de mulheres...

PBH abre cadastro para propostas artísticas nos espaços culturais públicos

Até 28 de março estão abertas inscrições para apresentações...

Alerta: com vacinação em queda, casos de coqueluche aumentam mais de 10 vezes no país

Bebês são os principais afetados pela infecção respiratória grave...

Manutenção Preventiva e Corretiva: O Que Você Precisa Saber

A manutenção de veículos é uma responsabilidade essencial para...

Especialista da XP dá dicas de como investir em 2025

Relatório da XP traz perspectivas de cenário para o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui