21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Bienal Eduko debate novos formatos para a educação

Djamila Ribeiro, Leandro Karnal e José Pacheco debatem novos formatos e caminhos para uma educação inovadora e inclusiva.

Nos dias 28 e 29 de julho, o Sesc Palladium, no centro de Belo Horizonte, recebe a 1ª edição da Eduko – Bienal de Novos Saberes. O evento reúne educadores, gestores e estudantes para compartilhar ideias e debater novos formatos para uma educação inovadora e inclusiva.

A programação é destinada a educadores, professores, gestores educacionais, profissionais de áreas afins, estudantes e universitários. As atrações incluem palestras e roda de conversa com convidados de grande relevância no mercado educacional, científico e cultural do Brasil e do exterior. O público ainda terá acesso a apresentações artísticas e culturais e ao Espaço Eduko, composto por diversas ativações experimentais voltadas à inovação educacional.

Atrações diversas

O primeiro dia de programação terá atrações artísticas, talks, palestras e encontros de convidados com o público no Grande Teatro do Sesc Palladium. A jornalista cultural Carolina Braga e o artista Denilson Tourinho serão os articuladores e mediadores do encontro.

Responsáveis pela startup de educação e tecnologia Kriativar, Sofia Fada e Ronaldo Gazel iniciam a programação com uma talk voltada para o uso da tecnologia nos processos educacionais. Em seguida, a pesquisadora Lua Couto apresenta o talk “Educação para a regeneração planetária”. Para fechar a noite, o historiador e escritor Leandro Karnal apresenta a palestra magna: “Educando no mundo líquido”.

No sábado (29/7), a agenda começa com o português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Outra atração internacional será o espanhol Antoni Zabala, presidente e diretor pedagógico do Instituto de Recursos e Investigação para a Formação, em Barcelona.

O público ainda poderá acompanhar uma mesa-redonda sobre educação inclusiva com as especialistas Gabriela Augusto, Clélia Rosa, Jaqueline Coêlho e o empreendedor social Rodrigo Mendes, além de outras palestras, com nomes importantes do mercado nacional.

A lista de convidados inclui Fernanda Furia, fundadora do Playground da Inovação – consultoria de Inovação em Psicologia e Educação; Alexandre Le Voci Sayad, jornalista, educador, consultor e escritor; e a filósofa Djamila Ribeiro, em um encontro com o tema “Lugar de Fala na Educação 5.0”. Marlon Brunetta e Paulo Tomazinho, da Moonshot Educação, também estarão na programação, assim como a slammer paulista Midria, que apresenta o talk “Todo corpo é um território”, inédito em Belo Horizonte.

Música, poesia e teatro

A programação também reserva espaço para arte e entretenimento, com intervenção cênica do Grupo Trampulim, uma palestra cênico-literária realizada pelo ator Odilon Esteves e um show do músico Zeca Baleiro, que encerrará o evento.

Espaço Eduko

Durante todo o evento, um universo de experimentações chamado Espaço Eduko estará à disposição do público no mezanino do Sesc Palladium. Por meio de múltiplas ativações interativas que instigam reflexões sobre os futuros possíveis no contexto da educação na era da transformação social e digital, o público terá contato com os três conceitos principais da bienal: questionar, entender e transformar.

O evento ainda contará com a experiência gastronômica S às Cegas, desenvolvida pelo Senac Minas, e com os espaços Fecomércio e Sesc Geek, dedicado à cultura pop.

Acessibilidade

O evento oferece recursos de acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e para quem mais precisar; além de acessibilidade comunicacional, tal como: tradutores e intérpretes de Libras, tradução simultânea e audiodescrição, além de uma equipe preparada para receber o público.

Ingressos

Os ingressos para a Eduko – Bienal de Novos Saberes podem ser adquiridos no site Sympla ou na bilheteria do Sesc Palladium. Cada ticket garante a entrada para os dois dias de evento. Profissionais do comércio de bens, serviços e turismo, assim como seus dependentes, professores e estudantes em geral (mediante comprovação de documentos) possuem 50% de desconto.

EDUKO – Bienal de Novos Saberes

Sexta-feira (28 de julho), das 15h às 22h; sábado (29 de julho), das 8h às 20h
Local: Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro.

Ingressos: R$ 337,50 (público em geral) e R$ 168,75 (valor com desconto para trabalhadores do comércio), à venda no site Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium.

Mais informações: https://mais.sescmg.com.br/eduko

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui