21.8 C
Belo Horizonte
qui, 27 março 25

Consórcio imobiliário surge como alternativa viável

Modalidade funciona como poupança, com os participantes contribuindo mensalmente com um valor pré-determinado, sem juros, para aquisição do imóvel

A busca pela casa própria continua sendo um dos principais objetivos dos brasileiros. Tradicionalmente, o financiamento imobiliário tem sido a opção mais comum, impulsionada por programas governamentais e ofertas privadas. No entanto, o atual cenário econômico, marcado por altas taxas de juros em 2025, torna essa modalidade mais arriscada para muitos. Diante desse contexto, o consórcio imobiliário se destaca como uma alternativa viável e segura para a realização do sonho da casa própria.

Em um comparativo entre consórcio e financiamento imobiliário em 2025, foi constatado que a principal diferença entre ambos está na forma de pagamento. O financiamento imobiliário envolve o pagamento de parcelas mensais com juros embutidos, que podem variar de acordo com a taxa Selic e as condições de mercado. Com os juros altos, o valor total pago pode se tornar significativamente superior ao valor do imóvel.

O consórcio imobiliário, por sua vez, funciona como uma poupança consorciada. Os participantes contribuem mensalmente com um valor pré-determinado, sem juros, e concorrem a cartas de crédito para aquisição do imóvel. Embora haja uma taxa de administração, a ausência de juros representa uma significativa economia em comparação ao financiamento, especialmente em períodos de alta taxa Selic.

“Em um cenário de juros elevados, o consórcio imobiliário se torna uma opção mais atraente para quem busca planejar a compra de um imóvel sem se comprometer com o pagamento de juros altos”, afirma Túlio Diniz, diretor comercial da BP Consórcio. “A previsibilidade das mensalidades e a possibilidade de contemplação antecipada são grandes vantagens desta modalidade”, complementa.

A escolha entre consórcio e financiamento imobiliário depende de fatores individuais, como perfil financeiro e planejamento de longo prazo. No entanto, em tempos de juros elevados, o consórcio se apresenta como uma alternativa que merece ser considerada com atenção, oferecendo maior segurança e controle financeiro para a realização do sonho da casa própria.

Posts Relacionados

Eleições 2026: comunicação e estratégia definirão o jogo político

Por Rodrigo Bueno, especialista em marketing político e fundador da...

Ouro Minas Dolce by Wyndham investe em ações ESG

Em sintonia com as mais modernas práticas internacionais de...

Semana Santa de Ouro Preto-MG: ato de fé e de cultura

A programação da Semana Santa de Ouro Preto-MG é intensa em...

Psicanalista Hugo César lança a novela O impostor cotidiano

A adolescência é uma travessia. Entre o peso das...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui