17.5 C
Belo Horizonte
qua, 19 junho 24

Sopa e vinho podem ser uma excelente dupla no inverno

Para dar certo, porém, é preciso entender qual tipo de vinho harmoniza melhor com a sopa escolhida

Vamos aproveitar que logo logo o inverno já vai embora para pensar numa despedida em grande estilo?

Pois é, a sopa faz parte do nosso inverno e, nesse ano tão frio no Brasil, ela tem sido um acalento numa noite gelada. Mas, será que posso tomar vinho com sopa? Qual sopa combina com vinho Pinot Noir? E Malbec? Quando comecei a tomar vinhos logo vi que essa dupla seria um caso de amor eterno!!

Com esse friozinho chegando não dá pra descartar essa combinação né? Mas aqui também é bom pensar um pouquinho na hora de harmonizar. E, mesmo com o frio, os brancos tem sua vez! A sopa traz o calor necessário ao corpo e o vinho é um excelente complemento em caldos mais leves.

É o momento do ano que combina com um belo vinho e, por que não, uma bela sopa. Muita gente nem imagina, mas as sopas são ótima combinação com o vinho e ajudam a passar pelo inverno com muito sabor!

A sopa é um dos pratos mais complexos para fazer harmonização com vinho e isso se deve a alguns fatores, como a temperatura de serviço do prato, a textura e a mistura de ingredientes. Apesar destes desafios, é possível, sim, realizar essa harmonização. A seguir, a Vinícola Salton, mais antiga vinícola em atividade no Brasil e líder nacional do segmento de espumantes desde 2005, explica como combinar sopa com vinho:

Sopa e vinho combinam?

Sim, mas a harmonização deles traz alguns desafios. A sopa é um alimento de altas temperaturas e textura densa, então, de cara, já sugerimos que você não opte por vinhos complexos, pois as características da bebida se perderão com as colheradas quentes. No geral, a escolha deve estar em torno de vinhos com bom teor alcoólico, já que estes tendem a resistir com mais facilidade às altas temperaturas.

Atenção à temperatura do vinho

Como a sopa é sempre servida quente, o ideal é que o vinho esteja em uma temperatura mais próxima possível do prato para não haver um choque térmico na boca. E, para servir um vinho em uma temperatura elevada, é importante que ele seja equilibrado e tenha o álcool bem integrado. Caso contrário, a temperatura elevada aumentará a percepção do álcool na boca, o que não deixará a experiência boa.

Então, como harmonizar?

Tudo vai depender do tipo de sopa que você escolher. Mas, idealmente, o recomendado é levar um pouco de textura para a sopa e servi-la com ingredientes que dão crocância como croutons, pedaços de bacon, crispy de couve ou alho poró frito e até batata palha. A inclusão da crocância modifica a presença da sopa na boca, dando peso e mastigação. Outra opção é deixar os legumes e proteínas em pedaços.

Em sopas com ingredientes em pedaços, sentimos com mais clareza o sabor. A sugestão aqui é escolher o vinho levando em conta a presença desse ingrediente. Isso vale para cremes batidos também. Já as sopas com verduras podem ser combinadas com vinhos que tenham notas herbáceas, sopas com proteína branca ou apenas legumes, combinam com branco encorpado.

Qual vinho com qual sopa?

Caldo Verde com linguiça em pedaço – Paradoxo Corte ou vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carménère.

Caldinho de feijão com bacon salpicado – Campanha Tannat, ou vinhos das uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat;

Canja de galinha com frango em pedaço – Virtude ou vinhos elaborados com Chardonnay, Riesling e Pinot Noir;

Creme de abóbora com croutons – Paradoxo Riesling ou exemplares das variedades Chardonnay, Riesling e Antão Vaz;

Sopa de legumes em pedaços – Chardonnay Paradoxo, ou vinhos elaborados com Chardonnay, Torrontés e Viognier;

Posts Relacionados

Quanto cada partido receberá do Fundo Eleitoral de campanha

Por Gustavo Rianni O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta...

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui