19.1 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Senac promoveu aulas interativas na área da gastronomia

A Faculdade de Gastronomia do Senac, em Belo Horizonte, ofereceu nesse sábado (24),  o projeto “Momento Senac Gastronomia”. A iniciativa gratuita e teve como objetivo proporcionar uma experiência imersiva no universo da gastronomia.

Durante o evento, os participantes viveram uma programação repleta de informações, a começar com a palestra da professora de cultura alimentar e educação do gosto do SENAC Minas, Carolina Figueira, que falou da experiência sensorial e sua importância da “Educação do gosto: a importância do treinamento sensorial”.

A experiência sensorial na gastronomia é essencial para aguçar os paladares e ela começa a ser promovida através de uma junção entre sentimentos, sensações e sentidos. Quando degustamos um alimento, utilizamos os nossos sentidos que geram sensações físicas e, através da memória gustativa, despertam sentimentos bons ou ruins associados àquele prato.

A programação ainda contou com três aulas práticas, onde os participantes puderam desfrutar de momentos de Cozinha Interativa, onde aprendemos a preparar receitas como Ceviche, Massas e Verrine Doce, sob a orientação de instrutores qualificados.

O jornalista Geraldo Félix, da Cenário Minas, convidado pelo Senac, participou do curso de massas, coordenado pelo professor da Faculdade de Gastronomia do Senac-MG, Adriano Vilhena, pós graduando Lato Sensu em Gastronomia e Cozinha Brasileira pela Faculdade Metropolitana de São Paulo, que ensinou aos participantes diferentes tipos de massas bem como de saborosos pratos com diversos recheios e molhos. Alguns tipos de massas são indicados para determinados pratos, porém o que deve prevalecer é o bom senso entre a combinação da apresentação e o sabor.

O professor enfatizou a importância da cozinha inclusiva que surge como uma necessidade que vai além da alimentação das pessoas. Ela é um conceito que se refere a uma série de práticas que têm como objetivo incluir pessoas com restrições alimentares na sociedade como um todo e nas atividades de interação social.

O Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia Rafael Teixeira de Mattos, destacou “Atualmente o mercado de trabalho em gastronomia tem experimentado um crescimento significativo, impulsionado pelo aumento da demanda por experiências gastronômicas diferenciadas e pela valorização da culinária como uma forma de expressão cultural, bem como a expansão dos setores de turismo e hospitalidade e quem sabe até despertar neles o interesse em se dedicar profissionalmente à área”.

Por fim as aulas encerraram com uma Cozinha Show, comandada pelos chefs do Senac, que demonstraram as técnicas e segredos da gastronomia e uma Mesa-redonda – Carreiras profissionais da gastronomia: mercado, desafios e oportunidades.

 

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui