19.4 C
Belo Horizonte
qui, 02 maio 24

Para o Dia Mundial Sem Carne, Risoto de Cogumelos

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carne ganhou força em 2014, quando a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez ações conjuntas com mais de 20 restaurantes pelo país

O Dia Mundial Sem Carne visa conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do consumo excessivo de carne na saúde e no meio ambiente. A campanha, criada em 1985 pela organização sem fins lucrativos Farm Animal Rights Movement (FARM), levanta debates sobre os direitos dos animais e encoraja a população a seguir um estilo de vida vegetariano ou vegano.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carne ganhou força em 2014, quando a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez ações conjuntas com mais de 20 restaurantes pelo país para incentivar a alimentação vegetariana por um dia.

De acordo com a SVB, a produção de carnes representa parcela significativa das emissões de gases estufa no planeta, além de contribuir para o desperdício de água e o desmatamento.

A associação aponta que, sem o consumo de proteína animal por um dia, 11 kg de gás carbônico deixariam de ser liberados na atmosfera, 60 litros de água seriam economizados e 24 mil metros quadrados de terra seriam poupados.

Avanço do veganismo

Desde 2018, o número de vegetarianos no Brasil aumentou em aproximadamente 20%, o que representa um quinto da população, ou seja, 40 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ibope.

A nutricionista Lívia Lima, da rede hortifruti Natural da Terra, explica que, “quando a pessoa opta por uma alimentação vegetariana ou vegana, é importante que inclua no seu dia a dia fontes de proteína vegetal completa, aquelas capazes de substituir o alimento de origem animal”.

Exemplos desse tipo de proteína são os grãos como feijão, grão-de-bico, lentilha, sementes como quinoa, chia, amêndoas e aveia, entre muitas outras.

Além disso, Lívia informa que é necessário suplementar a vitamina B12, cuja obtenção é mais difícil para aqueles que adotam uma dieta vegetariana ou vegana, já que as principais fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios.

RISOTO DE COGUMELOS
5 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de alho picadinho
150 gramas de cogumelo shimeji
150 gramas de cogumelo shitake
1 xícara de arroz arbório
1 xícara de vinho branco seco
2 cubos de caldo de legumes
50 gramas de parmesão ralado

Modo de preparo:
Em uma panela, adicione dois litros de água e o caldo de legumes, deixe ferver e reserve. Em outra panela, coloque três colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de alho picadinho. Frite, adicione o arroz e vai mexendo até que o arroz fique translúcido. Após isso, coloque o vinho e continue mexendo sem parar, quando evaporar, adicione o caldo de legumes e siga misturando até cozinhar. Em outra panela, coloque duas colheres de sopa de azeite, deixe esquentar bem e refogue os cogumelos até que fiquem macios. Em seguida, adicione os cogumelos no arroz já cozido, duas colheres de manteiga e 50 gramas de parmesão ralado e mexa bem. Sirva em seguida.

Fonte: Água Doce Sabores do Brasil

Posts Relacionados

De Peito Aberto promoveu encontro entre meninas de projeto social

O Projeto Esporte na Cidade, iniciativa da Instituição Social...

Orquestra Mineira de Rock no dia 17 de maio, no Palácio das Artes

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e...

BH Airport inaugura rota inédita para Jacarepaguá

Os mineiros acabam de ganhar uma nova opção de...

Detonautas ‘faz as pazes com passado’ em Acústico

Detonautas (anteriormente conhecida como Detonautas Roque Clube) é uma...

Festival Fartura realiza a 5 edição em Conceição do Mato Dentro

Após iniciar o ano em Portugal, a Plataforma Fartura...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui