21.4 C
Belo Horizonte
sex, 19 julho 24

Milho se destaca nos festejos juninos ricas em calorias

mas devem ser consumidas com moderação

O período de festas juninas é um dos mais esperados do país. A tradição é de música e festa. Principalmente de pratos típicos, geralmente tendo o milho como ingrediente principal. Pamonha, canjica, milho cozido ou assado, bolos e muitas outras delícias tomam conta das mesas dos brasileiros, principalmente no Nordeste.

De acordo com a nutricionista e docente do curso de Nutrição da Estácio, Sandra Marinho, uma curiosidade é que a tradição das comidas de milho no São João se consolidou pois a festa coincide com a época de colheita do grão. Mas apesar de serem deliciosas, as comidas típicas juninas são, em sua maioria, bastante calóricas.

“São pratos ricos em açucares e gorduras, então, é preciso ter parcimônia na hora de consumi-los, fazendo escolhas mais conscientes e equilibradas. Por outro lado, o milho é um grão com muitos compostos benéficos para a saúde, rico em carboidratos complexos e fibras alimentares”

, aponta Sandra.

A proteína vegetal do milho, quando combinada com leguminosas como o feijão, fornece aminoácidos essenciais para o organismo. “O cereal é também fonte de vitaminas A e B1 e minerais como magnésio, potássio entre outros” completa a nutricionista. Segundo a coordenadora, é importante que as pessoas observem suas restrições alimentares, adaptando as receitas de acordo com suas necessidades. “Por exemplo, para o diabético, quando possível substituir o açúcar de mesa (sacarose) da preparação por substitutos do açúcar, como o xilitol, eritritol e stévia”, indica.

Para ajudar quem quer aproveitar as delícias juninas sem culpa, Sandra Marinho indica uma receita de canjica light. Confira abaixo:

Receita de Canjica light

– 3 colheres (45g) de substituto do açúcar que vá ao fogo;

– 4 espigas de milho médias (300g);

– 1 copo de leite (150 ml) desnatado;

– 1 copo de leite de coco (150 ml) light;

– Canela em pó a gosto;

Bata bem o milho no liquidificador, acrescente o leite desnatado, o leite de coco e o adoçante. Leve ao fogo em uma panela até começar a soltar do fundo. Coloque em um refratário, deixe esfriar e salpique a canela por cima. Deixe na geladeira para firmar. Corte e sirva.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui