Início Cenário Gastronômico Gastronomia Mineira: brinde com vinhos à culinária regional

Gastronomia Mineira: brinde com vinhos à culinária regional

Confira dicas de Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, para harmonizar pratos como feijão tropeiro e vaca atolada

0

A culinária mineira, que foi se enriquecendo com o passar dos anos. Os tempos passaram, os costumes evoluíram, e a culinária mineira, em vez de perder suas características, ganhou status e destaque internacional, propiciando a multiplicação de restaurantes especializados nesse tipo de culinária.

São vários os ingredientes que marcam a culinária mineira, indo desde o frango e o feijão até o “docim” de leite e o pão de queijo. A culinária mineira ganhou uma data especial em 2012, quando o Governo do Estado de Minas Gerais definiu que 05 de julho, dia do nascimento de Eduardo Frieiro, autor do primeiro livro de gastronomia dedicado aos sabores de Minas, passaria a ser anualmente o Dia da Gastronomia Mineira.

Por conter sabores marcantes e, em geral, alto teor de gordura, essa culinária famosa em todas as regiões brasileiras e no mundo afora, costuma gerar dúvidas sobre quais bebidas têm potencial para uma perfeita harmonização. “Essa pergunta é frequente também entre os apaixonados por vinhos que amam as iguarias mineiras. A resposta não poderia ser melhor, não só ‘dá bão’, como é possível unir as duas paixões em combinações bem sucedidas”, diz Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Confira a seguir algumas dicas para aproveitar pratos tipicamente mineiros na companhia de rótulos nacionais e internacionais.

Pão de Queijo

O pão de queijo está presente na mesa do mineiro a todo momento do dia e não poderia deixar de ser o primeiro da lista. Por ser um quitute com sabor acentuado de queijo e bastante gordura, pede principalmente acidez vibrante para limpar o paladar e equilibrar a untuosidade deixada na boca. A recomendação é apostar em espumantes como o Espumante Amitié Viognier Brut, que é tão cremoso e saboroso que pode até ser misturado com suco de laranja para compor o famoso drink mimosa. Tanto os vinhos brancos como os rosés têm como marca registrada a acidez, portanto também fazem bonito na presença de um pão de queijo.

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-amitie-viognier-brut/prod28147.html

Frango com Quiabo

Dizem que não há mineiro que dispense um bom frango com quiabo e a verdade é que essa iguaria já se tornou marca registrada em todo país. Pode parecer difícil harmonizar um prato com tantas nuances e é aí que entra o vinho rosé, o mais versátil da categoria. A dica é optar pelo argentino Altivo Classic Rosé 2021, um blend de Malbec e Syrah, refrescante e bastante frutado, que vai compor com a intensidade de sabores.

https://www.wine.com.br/vinhos/altivo-classic-rose-2021/prod26881.html

 Feijão Tropeiro

Não poderia ficar de fora um prato que tenha o feijão como ator principal. O escolhido de Marina Bufarah de Souza, da Wine, é o Feijão Tropeiro, uma herança do período colonial, difundida graças aos tropeiros, que misturavam farinha, carne e ovos ao feijão, para se alimentarem em suas longas viagens. A versatilidade do rosé também cai bem nessa combinação, mas para os amantes dos vinhos tintos, a sugestão são os exemplares mais leves e frutados, sem passagem por barrica de carvalho. Rótulos como o Meum Regional Alentejano Tinto 2019, que traz um mix de diferentes variedades de uva que compõem um blend super saboroso,  são ideias para retomar o frescor no paladar e ressaltar os diferentes sabores da receita.

https://www.wine.com.br/vinhos/meum-regional-alentejano-tinto-2019/prod25783.html

Vaca Atolada

A vaca atolada é outro clássico mineiro, que apresenta uma carne bovina – normalmente a costela, cozida com mandioca. É importante considerar o peso do prato, que aqui é maior e pede vinhos mais estruturados, como o Pueblo del Sol Ultra Tannat 2021, elaborado com a uva emblemática do Uruguai, que também é uma das mais potentes, aqui amaciada pelo amadurecimento em barricas de carvalho. A complexidade de aromas e sabores adquiridos por esse amadurecimento também fazem jus a intensidade da receita.

https://www.wine.com.br/vinhos/pueblo-del-sol-ultra-tannat-2021/prod28891.html

Torresmo

O torresmo é um clássico que faz parte das refeições mineiras como um bom aperitivo, além de compor um acompanhamento para os pratos principais. Sua principal característica é a gordura, que traz suculência e muita untuosidade para o paladar. No caso, a acidez dos vinhos cria o contraste perfeito, traz frescor e limpa as papilas gustativas, deixando a boca pronta para receber a próxima garfada. Os rótulos refrescantes são a combinação perfeita, como o Finca las Hornias Verdejo 2019, um emblemático espanhol, com toques de frutas cítricas, tropicais e nuances herbáceas que compõem um terceiro sabor super especial quando combinados com o torresmo.

https://www.wine.com.br/vinhos/finca-las-hornias-verdejo-2019/prod25586.html

Dicas dadas e taça na mão, agora é só escolher qual será a combinação selecionada para uma refeição tipicamente mineira em homenagem aos nossos conterrâneos!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile