29.5 C
Belo Horizonte
qui, 29 fevereiro 24

Cozinha Mineira é tema de seminário gratuito em BH

Café com prosa visa a preservação e promoção da cozinha mineira

O auditório da Una Aimorés foi o local escolhido para receber mais uma edição do Café com prosa: promoção e salvaguarda da cozinha mineira. O evento reunirá cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras e doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e demais detentores de saberes de todo o estado ligados à cultura alimentar em Minas Gerais.

Com inscrições gratuitas, o seminário será realizado amanhã (24) e na quarta-feira, dia 25. Promovido pelo Instituto Periférico, a ação faz parte do projeto Cozinha Mineira Patrimônio – “Atlas da Cozinha Tradicional de Minas Gerais” – Pronac 210870.

Durante a programação, será compartilhado o plano de salvaguarda elaborado pelo Instituto Periférico e pelo Iepha e que compõe o dossiê “Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – o Milho e a Mandioca”. Será um momento para análise, contribuições, ajustes e construção coletiva para as próximas ações que visam salvaguardar e proteger os saberes, as técnicas, as tradições e os demais elementos que constituem a cozinha mineira como patrimônio.

Também integrarão a programação diversos painéis sobre turismo rural e sua interseção com a cozinha mineira, a importância do registro dos sistemas culinários de Minas Gerais e próximos passos, as possibilidades para pequenos produtores, caminhos para fomento e captação de recursos para realização de ações ligadas à cozinha mineira, o papel dos festivais para fortalecimento do setor, turismo de base comunitária, iniciativas para povos e comunidades tradicionais e outras abordagens que cercam a temática.

A programação completa e a retirada gratuita do ingresso estão disponíveis no sympla.com.br/evento/cafe-com-prosa-promocao-e-salvaguarda-da-cozinha-mineira/2166743 O campus da Una Aimorés está localizado na rua Aimorés, 1451, bairro Lourdes. O credenciamento inicia às 8h30 e na quarta haverá aula-show com degustação com o tema “Cozinha mineira – da tradição à inovação”, com a professora de Gastronomia da Una, Rosilene Campolina.

Posts Relacionados

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Natiruts faz tour de despedida “Leve com Você” em Minas

Basta dar um play em qualquer uma das músicas do Natiruts – ao...

Gustavo Tubarão lança livro em Belo Horizonte

Natural da cidade de Cana Verde, localizada na região...

Akatu se apresenta em BH nesta sexta-feira

O Akatu, grupo mineiro de samba e pagode, formado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui