21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Caneca Sincera completa 6 anos de dedicação ao consumo do café

Hub digital que conecta apreciadores da bebida, divulga negócios e promove turismo gastronômico festeja aniversário no Dia Nacional do Café com planos de expandir experiências para além da capital mineira

A bebida mais amável do Brasil: o café, passa por uma transformação. E em Belo Horizonte, uma hub digital, apresenta informações precisas e atualizadas sobre café, para que o público possa saber onde saborear um bom café.

A página no Instagram foi criada pela publicitária e gestora cultural Janine Avelar em 2017 e, no próximo dia 24 de maio – Dia Nacional do Café –, completará seis anos no ar. A “Caneca Sincera” já publicou centenas de dicas não apenas de lugares para degustar cafés de qualidade, mas também sobre harmonização, produção, cultura do café, técnicas de preparo e curiosidade sobre a bebida.

“A Caneca Sincera surgiu da minha paixão por cafés e por pedidos de amigos, que cobravam que eu falasse sobre os lugares que costumava frequentar para beber cafés de qualidade. Com o passar do tempo, se tornou um hub digital que abriga não apenas amantes de café, mas empresários, produtores, profissionais de comunicação, turismo, cultura e outros segmentos”

, explica Janine.

Nesses seis anos, Janine calcula que, nas mais de 600 resenhas publicadas na página, ela e os visitantes da Caneca Sincera consumiram cerca de 5,5 mil litros de café. A página já publicou resenhas de cafeterias de mais de 40 cidades brasileiras e, graças também ao envio de colaboradores, conta com impressões sobre cafés de outras 30 cidades de 22 países, como Argentina, Chile, Portugal, Cuba, Itália, Estados Unidos, Suécia e Vietnã.

Em busca de bons cafés

Dois anos depois de colocar a página no ar, Janine e sua então sócia, Jussara Paim, criaram o “Rolê com Caneca”, passeios que mesclam pontos icônicos de Belo Horizonte com experiências gastronômicas em torno do café. O evento, feito quase sempre a pé, já teve 25 edições, reunindo mais de 200 participantes e percorreu cafeterias, bares, confeitarias e restaurantes de diversos bairros da cidade, sendo atração também em eventos do calendário cultural de BH, como o Da Torra à Xícara, Virada Cultural e o Dia do Patrimônio Cultural do MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal.

“O Rolê com Caneca foi uma maneira que encontramos de sair do ambiente virtual e trocar informações e experiências com as pessoas que nos acompanham sobre essa nossa paixão, que é o café. E também valorizar e divulgar o trabalho de quem investe em cafés de qualidade, ambientes charmosos e confortáveis e que estimulam essa vivência. Se Belo Horizonte ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, o café tem sua parte nessa conquista, e quem atua nesse segmento merece o devido reconhecimento”, frisa a comunicadora.

Atualmente feito com a parceria do chef Camilo Taveira, o Rolê com Caneca conta com quatro passeios diferentes: do Centro até a Praça da Liberdade (“Da tradição à modernidade”), da Praça da Liberdade até a Rua Sapucaí (“Subir Bahia e descer Floresta”), da Praça do Papa até o Cruzeiro, no Parque Municipal Amílcar Vianna Martins (“Da Serra do Curral descendo a Afonso Pena) e o “Entre Mercados”, que começa no Mercado Central e termina no Mercado Novo. Para comemorar o aniversário de seis anos, foram criados mais dois “rolês”: um na Pampulha (“Pampulha 80 anos e muitos cafés!”) e outro voltado para o Dia dos Namorados (“O amor está em alta”), percorrendo pontos da cidade que mesclam romantismo e, claro, café!

Outra novidade programada para o aniversário é o lançamento de passeios por algumas das fazendas produtoras de café de Minas Gerais, quando os participantes poderão conhecer as técnicas mais atuais de produção, colheita, torrefação e moagem dos grãos. “Temos sempre que ressaltar o papel de Minas na produção de café. Só em 2022, foram 21,9 milhões de sacas, o equivalente a 1,31 bilhão de quilos de café. Somos responsáveis por 43% de todo o café produzido no Brasil e 54% do valor bruto da produção nacional”, enumera Janine. “É essa riqueza, essa pujança que quero mostrar para as pessoas. Além das belezas de Minas”, completa.

Para comemorar o aniversário, Janine decidiu inverter a lógica: ela é que presenteou os fãs da Caneca Sincera com o lançamento de um novo site – canecasincera.com.br –, onde irá reunir não apenas as resenhas e dicas que vão para os Instagram, mas também conteúdos mais elaborados. “A rede social tem alguns limitadores. Agora, com o novo site, essa troca de experiências e conhecimentos ficará mais completa. Foi a forma que encontrei de agradecer pelo carinho de tanta gente ao longo desses anos. Espero que cada um possa brindar comigo neste aniversário visitando o site”. Com café, é claro!

Caneca Sincera

Site: http://canecasincera.com.br

Instagram: @canecasincera

Contato Janine Avelar: (31) 99373-8285

Crédito das Fotos: Ygor GS

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui