21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Espetáculo Cordéis dos Cafundó se apresenta no Teatro Marília

O espetáculo “Cordéis dos Cafundó”, produzido pelo Grupo Parangolé, se apresenta no Teatro Marília de 24 a 28 de maio. Em uma apresentação cênico-musical, o show alia a tradição de raiz aos desafios da contemporaneidade através da literatura de cordel, com doze declamações de poemas: alguns de  autoria própria, outros selecionados do romanceiro popular e composições anônimas.

No espetáculo, o personagem principal, Cascão, é um caixeiro viajante que vende raízes, brinquedos e folhetos de cordel, que ao chegar à grande cidade se vê confrontado o seu universo telúrico com a overdose urbana e tecnológica.

Durante a narrativa, Cascão encara a trajetória milenar dos trovadores andarilhos que fazem da arte de rua a sua sobrevivência. O musical é composto por elementos cênicos, projeções de imagens e vídeos, como a filmagem do bando de Lampião, que entra em cena quando o personagem declama o ontológico “O grande debate de Lampião com São Pedro”, de José Pacheco. Além disso, a música permeia todo o espetáculo, sendo executada ao vivo pelos musicistas com sanfona, instrumentos de corda e percussão.

 Consagrado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2018, o cordel é um patrimônio cultural brasileiro. É a partir dessa forma de cultura popular brasileira que o Grupo Parangolé desenvolve trabalhos de criação artística. Esse foi o espírito que motivou o cordelista, dramaturgo e ator Cascão a estimular a trupe e criar um espetáculo-relicário de causos, versos e música, como o “Cordéis dos Cafundó”, que já atinge uma centena de apresentações desde a sua estreia, em dezembro de 2012. O projeto se desdobrou em uma série de apresentações pelas cidades de Minas Gerais. O espetáculo está contabilizando 100 apresentações, com inúmeros eventos nestes 10 anos de estrada, apresentações em escolas, universidades, teatros e periferias de cidades mineiras, além de apresentações internacionais.

 

Serviço

Cordéis dos Cafundó

Data: 24, 25, 26, 27 e 28 de Maio

Dias e Horários: Quarta e quinta-feira às 15h, Sexta e Sábado às 20h e

Domingo às 19h

Classificação livre | 60 minutos de duração

 

Ingressos: R$30 (inteira), R$15 (meia) pela Sympla ou na bilheteria do Teatro a partir de 2 horas de antecedência

 

Local: Teatro Marília – Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui