Com muito confete, espuma e purpurina, uma multidão de crianças animou o Parque Jornalista Eduardo Couri, no São Bento, na manhã deste domingo (19/02), segundo dia de Carnaval.
Os pequenos foliões curtiram a festa ao som do Bloquinho Cenário Kids e da Bateria Show BH, com Gusttavinho do Bloco Acadêmicos de Santa Lúcia e das Passistas Show BH Sayonara Pereira e Rayane dos Santos que animaram a festa dos pequenos foliões com muito samba no pé.
A programação infantil foi contemplada com muitos hits populares de carnaval, marchinhas, samba e até dois cantores mirim representando o Projeto Sons, que apresentaram de forma individual Bernardo Pitz (@bernardopitzoficial), que cantou os som sertanejo e a bela voz feminina da jovem Maria Rita (@_marry.oficial), que lembrou a MPB. A programação contou ainda com oficinas, brincadeiras circenses e apresentações culturais.
Com um ano e dez meses, Laís aproveitou a festa fantasiada da camponesa Masha, do desenho animado Masha e o urso. “É um desenho que faz parte do repertório dela, que gosta bastante. Ela curte muito o carnaval. É um momento muito divertido, cheio de criança, e a gente procura sempre proporcionar esse momento pra ela,” conta a mãe de Laís, Sarah Chaves.
Para a carioca Ana Flávia Santos, o Carnaval é uma festa para toda a família. Fantasiada de princesa, ela se divertia com o esposo, a filha, genro e netos. “Nossos filhos foram criados no Carnaval, indo para as praias, para mela-mela, vieram aqui. É um momento de descontração, que aproxima a família”, ressalta. Ana acredita que as fantasias são importantes porque “botam o Carnaval pra frente” e representam as coisas nas quais as pessoas acreditam.
“É o primeiro Carnaval dela, a gente tem que comemorar”, conta a mãe de Alice, Aline Santiago. A bebê de sete meses estava vestida de palhacinha. Para Aline, trazer a filha tão cedo é uma maneira de ela se “familiarizar” com a festa, ver outras crianças e brincar.
Além de divertida, para Francisco de Souza o Carnaval é uma grande fonte de renda. Vendendo brinquedos de fazer bolinha de salão, no período ele fatura o que costuma fazer em um mês inteiro de trabalho. “É como se fosse o décimo-terceiro salário, ajuda muito, e eu me divirto”, afirma.
Bloco Cenário Kids
O Bloco Cenário Kids surgiu em 2017 sendo formado pelos participantes do Desfile Cenário Kids, no Bairro Caiçara. É composto, em média, por mais de 500 crianças e adolescentes de diversas partes de BH. O bloco, que é considerado um dos mais procurados pelas crianças e suas famílias no bairro São Bento, tem no repertório, só músicas que fazem parte do universo infantil e carnavalescas, como “O sapo não lava o pé”, “Mamãe eu quero”, “Alalaô” e “Chiquita Bacana”, entre outras. Além de dançar ao som de marchinhas, sambas e clássicos infantis, tem um monte de oficinas e atividades lúdicas para tornar o rolé ainda mais legal.
Acadêmicos de Santa Lúcia
A história do Bloco Acadêmicos de Santa Lúcia, começou em 23 de Abril de 2021, quando três amigos decidiram o Bloco Caricato Acadêmicos do Santa Lúcia. Mais do que proporcionar alegria e diversão, o bloco tem como principal tema a inclusão social. Seu principal projetos é a oficina de percussão, que tem como padrinho o rei momo Wallace Guedes. Em setembro do mesmo ano, o primeiro samba do Acadêmicos do Santa Lúcia, ocorreu no espaço cultural Terreirão do Samba, reunindo a participação de diversos sambistas de Belo Horizonte. E após a pandemia, em 2023, a bateria do Acadêmicos promete sacudir a região.