22.5 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Lançamento do disco “Submersa” de Lica Del Picchia

Após divulgar dois singles audiovisuais no último mês, a artista mineira apresenta seu primeiro trabalho de estúdio, lançado pelo selo LOCO Records, nesta quinta, 3 de agosto

Lica Del Picchia, nome já conhecido da cena de música independente belo-horizontina enquanto vocalista da banda Cayena, a artista apresenta ao público sua estreia com um álbum solo na próxima quinta-feira, dia 3 de agosto.

Antecipado pelos singles e videoclipes de “Te Quero Mais”, em parceria com Mac Julia,  e “Realité /// Inteiro”, o lançamento de “SUBMERSA” chega agora a todas as plataformas e também ao YouTube, onde todas as faixas são acompanhadas de visualizers.

Íntimo, mas com escoamento universal sobre as densidades da vida, o álbum audiovisual traz nove músicas que conduzem uma narrativa confessional em torno das dores, confusões, amores e sensualidades descobertas pela cantora nos últimos três anos, período em que a obra foi criada e produzida.

Com produção de João Myrrha, “SUBMERSA” afirma uma trama sonora que transita entre o orgânico e o eletrônico. Referenciando tanto nomes da música popular brasileira veterana (como Milton Nascimento, Gal Costa, Gil e Rita Lee), quanto nomes contemporâneos do indie e do pop (como Céu, Tim Bernardes, Jadsa e Rosalía), Lica Del Picchia oferece um cartão de visitas sinestésico, plural e consciente de si, para seus passos como artista solo.

SUBMERSA

Transitando de forma fluida com a MPB, o eletrônico, o pop e o rock, Lica se apresenta sem medo de falar de assuntos densos como a perda, a morte e a dor.

“Lica é primeiro poeta antes de ser cantora. Aprendi a escrever pra poder falar de amor. Mas também descobri nesse disco a minha capacidade de falar sobre tesão, explosão, raiva e caos”, revela a artista.

Gravado durante três anos, em um processo dividido em três partes, o álbum de estreia da cantora foi realizado de forma 100% independente. As composições, nascidas do período pandêmico de reclusão, discorrem um dos motes principais de “SUBMERSA”: o olhar para si mesma como questionamento de verdades absolutas e de reformulações vitais para o autoconhecimento — uma diretriz que Lica anuncia pontualmente já no próprio título.

“É sobre respirar melhor debaixo d’água. Só conseguimos andar, realizar, transformar algo quando imergimos naquilo, nos entregamos. Por isso ‘mergulhar’ é nossa maior chance de sobrevivência. Não falta vida nessas veias’…”, explica Lica, evocando o interlúdio presente entre o lado A e o lado B da trajetória de renascimento do registro.

Partindo do pessoal para alcançar a coletividade, o trabalho se consolidou com o apoio de muitas mãos em ligação afetiva com a artista. Após passar por uma imersão de 10 dias no interior de MG para polir os conceitos sônicos e gravar as bases instrumentais, a artista contou com a participação especial de Mac Júlia e também com a colaboração dos instrumentistas Bruna Vilela, Caio Bikari, Lucas Andrade e Rodolfo Buarque, já em Belo Horizonte. Os vocais, por fim, foram gravados na Galeria Resistor (BH).

A produção do disco é assinada por João Myrrha (Cayena, Rádio Êxodos…), que também é responsável pela gravação, em seu home studio (Iolanda Studios), da maioria dos instrumentos, como guitarras, baixos, bandolim, beats e sintetizadores.

A mixagem ficou a cargo de  CIDO (MGZD) e a masterização é assinada por Lucas Leone (CHK Mastering). A distribuição e o lançamento de “SUBMERSA” são pelo selo LOCO Records.

ENXERGANDO DEBAIXO D’ÁGUA

Se, por um lado, toda a narrativa sonora do disco foi desenvolvida ao longo de três anos, por outro, Lica Del Picchia se entregou à missão homérica de capturar a dimensão visual da obra em três dias.

Mais uma vez, munida da coletividade, a multiartista produziu todos os visualizers de “SUBMERSA” com um grande time sob a direção de Danilo Teles (que também assina a capa do álbum), Paula Alencar e Raquel Ladeira, na locação do Galpão Cine Horto em BH. Ampliando as camadas sensíveis do mergulho, os audiovisuais de “Submersa” chegam ao público com a mesma intimidade emotiva, a artesania estética e a escrita de si que Lica propõe em seus caminhos sônicos e líricos, elaborando ainda outros insights de pulsão e criação em meio à falta de ar.

LICA DEL PICCHIA

Lica Del Picchia é um dos nomes mais expressivos da nova cena de música independente belo-horizontina. Tendo despontado em 2015 como vocalista à frente da banda Cayena, com a qual lançou dois álbuns, ela já colaborou com diversos artistas da capital mineira, do rock à MPB. Em 2020, lançou seu primeiro single em formato solo, a faixa “Coragem” com participação de Hugo Zschaber (OGU, ex-Lamparina). Em 2023, a cantora, compositora, autora e produtora de 26 anos faz a sua estreia solo com o disco audiovisual “SUBMERSA”. Precedida pelos videoclipes “Te Quero Mais”, em parceria com Mac Júlia, e “Realité”, a obra imprime ao pop uma densidade refrescante que bebe do experimentalismo com diversos gêneros musicais, elementos sonoros eletrônicos e poesia.

Redes Sociais Lica Del Picchia:

Instagram: https://www.instagram.com/licadelpicchia/
E-mail: contatolicadp@gmail.com

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7FNk8Ucn7Nab1tdGgzr9Ro
Bandcamp: https://licadelpicchia.bandcamp.com/

Facebook: https://www.facebook.com/licadelpicchia
Twitter: https://twitter.com/licadelpicchia

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui