25.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

De Peito Aberto começa trabalhos em Minas e Bahia

projeto Esportes Olímpicos para Todos leva skate e judô para mais de 600 crianças e adolescentes

Há um ano do início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a organização social De Peito Aberto deu início ao projeto Esportes Olímpicos para Todos. A iniciativa vai beneficiar crianças e adolescentes de diferentes regiões do Brasil com aulas gratuitas de judô e skate, modalidades que fazem parte do programa olímpico.

Confirmado pela segunda vez na Olimpíada, o skate teve a sua primeira participação na edição de Tóquio, programada para 2020 e realizada em 2021 por conta da pandemia. Com o sucesso de Rayssa Leal, a Fadinha, medalha de prata no Japão, a modalidade é uma das preferidas das crianças e adolescentes do projeto.

As aulas de skate do Esportes Olímpicos para Todos terão início já neste mês de agosto. Quatro municípios receberão as aulas do projeto idealizado pela De Peito Aberto: Mário Campos, em Minas Gerais, e Lauro de Freitas, Pojuca e Catu, na Bahia. Ao todo, mais de 300 crianças e adolescentes serão beneficiados.

Presente no programa olímpico desde 1964, o judô é sempre esperança de medalhas para o Brasil. A judoca Rafaela Silva, ouro nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, é referência para muitos jovens que praticam o esporte. A história da atleta também teve início graças ao apoio de uma instituição social.

No projeto Esportes Olímpico para Todos, mais de 350 crianças e adolescentes terão acesso às aulas de judô. As cidades mineiras de Lagoa Santa, Matozinhos, São José da Lapa e Mário Campos passarão a ter atividades na modalidade.

“O esporte tem o poder transformador. Com o projeto, temos a oportunidade de contar novas histórias e mudar a realidade de muitas crianças que têm interesse, mas não sabem por onde começar”, explica Wenceslau Teixeira, diretor-presidente da De Peito Aberto.

Além da estrutura profissional para a realização das atividades, as crianças também recebem todo o material esportivo para a prática esportiva.

Em 2023, a De Peito Aberto completou 17 anos de atuação. A organização social tem como objetivo contribuir com a educação e incentivo ao esporte e já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica no País.

Além da experiência em planejar e executar projetos, a instituição se destaca por identificar estruturas públicas para aplicar atividades educacionais e esportivas através da sua metodologia diferenciada, que consiste na aprendizagem motora, tática e socioambiental com abordagens específicas para cada faixa etária.

O projeto Esportes Olímpicos para Todos é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio da Lhoist, NTS, Mercado Livre e Ferbasa, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio das prefeituras municipais.

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Além do Esportes Olímpicos para Todos, a De Peito Aberto tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN e Vale, entre outros.

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br.

Crédito da foto: Divulgação/De Peito Aberto

Posts Relacionados

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui