21.4 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

Assombro de Bixo Explora Cultura Popular

A banda mineira Assombro de Bixo apresenta o single “Assombro de Bixo”, faixa que antecipa o lançamento de seu álbum de estreia. Fruto de estudos e vivências que envolvem ritmos caipiras, música afro-brasileira, música de concerto, rock e MPB, o Assombro de Bixo propõe uma experiência que conecta o passado e o presente da música brasileira. Inspirado pela cosmogonia dos mundurukus — que dá nome à música e à banda — e homenageando o grupo setentista Bixo da Seda, “Assombro de Bixo” transita entre o improviso do repente e as musicalidades nordestinas e afro-brasileiras.

Ouça “Assombro de Bixo”: https://tratore.ffm.to/assombrode

Formada por Augusto Vargas (baixo e voz), Bruno Tuler (violão de 12 cordas, voz e coro), Edwirges Margarita (flauta transversal, pífano, voz e coro), Isabel Mergh (efeitos, berimbau médio, atabaque le e coro), Mariana de Assis (pandeiro de couro, agogô, atabaque rumpi, efeitos e coro), René Eberle (bateria) e Victor Hugo (viola). caipira, voz, coro e atabaque rum), o grupo combina diversas tradições sonoras brasileiras em uma proposta autoral e inovadora.

A canção propõe uma viagem sonora pelos caminhos da criação e da liberdade, como sugere sua letra, que valoriza o fluxo espontâneo da expressão musical. A faixa explora uma sonoridade rica em contrastes, do mistério à alegria, na produção musical realizada pela banda com Arnaldo Huff. Em sua essência, a banda se recusa a se prender a um gênero único, preferindo representar a pluralidade sonora que caracteriza seu projeto artístico.

O grupo também se destaca por valorizar artistas da cena de Juiz de Fora e região, como Edson Leão Ferenzini, Ricardo Aguiar Campos e Edmon Neto. Em sua trajetória, participou de importantes eventos culturais, como a 18ª edição do Festival de Viola de Piacatuba — onde conquistou o terceiro lugar interpretando “Capoeirão”, de Ricardo Aguiar —, além de apresentações marcantes no projeto Palco Central, em Juiz de Fora.

“Assombro de Bixo” foi gravada entre o Estúdio Ladobe e o Na boca da mata – Estúdio em casa, a faixa tem composição assinada por Bruno Tuler, Victor Hugo e Victoria Moreira. O álbum é resultado de um projeto aprovado no PROGRAMA CULTURAL MURILO MENDES (PCMM) – da Prefeitura de Juiz de Fora, gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Funalfa.

Siga Assombrado de Bixo:

https://www.instagram.com/assombrodebixo/

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Delegada que atirou em direção a policiais civis não vai à júri popular

Juíza sumariante entendeu que não houve intenção de matar...

Programa capacita gratuitamente moradores da periferia de BH

"Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica" terá quatro...

Minas Gerais recebe 259 novos profissionais do Mais Médicos

O estado de Minas Gerais recebeu o reforço de...

Más condições de trabalho afastam candidatos de vagas abertas

Mesmo com alta demanda em setores operacionais, insalubridade, baixos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui