17 C
Belo Horizonte
sex, 11 julho 25

Artista mineiro João Jardel Lança Álbum ‘ANTI-POP!’

João Jardel é um produtor, experimentador, cantor e compositor de Itabira, interior de Minas Gerais. Filho e Neto de Joãos, ele vem explorando suas fronteiras musicais e lançando sons solos desde 2020. Depois de alguns singles, registros ao vivo e bons EPs explorando sonoridades ligadas à diáspora sonora brasileira, mundial e regional, mas sempre misturando elementos sonoros mais pesados, ele finalmente apresenta seu primeiro álbum cheio.

ANTI-POP é um trabalho com 12 faixas construídas em parceria com R.Honório, entre 2021 e 2024. Um trabalho concebido na procura por uma sonoridade que mescla elementos afro diaspóricos ao pós-punk, à música industrial e ao falado, numa tentativa de causar um desconforto aos nossos ouvidos habituais com a música pop tão massificada. “Eu quis transformar em sonoridade as dificuldades pós-pandêmicas que senti, relacionadas à socialização, grana e autoaceitação ”, comenta João.

O trabalho abre com “O Pretocore”, no qual já entendemos um pouco da mistura da música pop brasileira com experimentação proposta de antagonismo do álbum e de seu nome. Em “O Cínico” temos uma música de videogame, que fala sobre o discurso presente na classe artística brasileira. “ Fala principalmente da minha relação contraditória com a tecnologia ”, complementa o artista. Em “O Excesso” temos uma autocrítica terapêutica na letra e o instrumental mais industrial do álbum, quase inocente, mas nem tanto. “O Cronista” mantém a inocência, mas agora ao tratar com política de forma direta na letra, abraçando referências bem brasileiras no instrumental. Em “O Corpo”, o artista lida com o processo de liberdade de nós mesmos e do uso de medicamentos que nos limitam e são cada vez mais comuns na sociedade. “O Antipop”, faixa que dá nome ao trabalho, vem no meio dele por ser uma mescla de todas as faixas, sejam nos temas das letras ou no instrumental.

Em “O Agogô”, João Jardel apresenta sua faixa mais swingada, uma ode ao período que o artista viveu em Belo Horizonte, sobrevivendo ao capitalismo como podia. “O Catalisador” mantém um pouco da batida da faixa anterior, mas num sentido completamente diferente. “O Corte” versa sobre pensamentos que vêm após situações da vida de um preto no mundo que vivemos, numa palavra falada soturno. Em “O Medo”, o artista versa sobre a culpa, que várias pessoas sentem e nem sempre são elas. Já “O Spoiler” é quase um interlúdio, ao mesmo tempo que retoma o álbum para ouvidos atentos. E ao fim, “O Amor”, uma faixa nem um pouco romântica ou talvez romântica demais.

“ ANTI-POP é um disco sobre lidar com depressão, medicação, excessos e como isso afetou a escrita do álbum como um todo ”, comenta João Jardel. “ Eu brinco que a realidade me assusta mais do que qualquer filme de terror ”, complementa. O trabalho lançado pelo selo Diáspora é para ouvidos atentos, mas também serve como contraponto à estrutura pop que rodeia a música brasileira e mundial na atualidade. Um grito necessário, com o qual o artista espera acordar outras cabeças.

Ouça ANTIPOP no seu streaming preferido clicando aqui!

Ficha Técnica:Gravado e produzido por João Jardel e Rodrigo Honório em suas respectivas casas entre novembro de 2021 e abril de 2023.

Mixagem e Masterização: KevemKS.

Artes e partes visuais: Andrea Blanco e Roberto Chaves.

Capa: Andrea Blanco

Acompanhe João Jardel: Bandcamp | YouTube |Instagram | Facebook

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Festival de Inverno em Santa Tereza começa hoje

O bairro de Santa Tereza, na região Leste de...

Aposentados podem aderir a acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por parte...

Mercado de cafeterias em Minas Gerais em plena efervescência

O café, que por séculos esteve intrinsecamente ligado à...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui