19.6 C
Belo Horizonte
ter, 06 janeiro 26

Orquestra Jovem das Gerais representará o Brasil na Europa

Sediado em Contagem, o projeto promove acesso à arte e à educação para mais de 3 mil crianças e adolescentes de baixa renda. A orquestra representará o Brasil no festival The Provençal Festival: Of Youth Orchestras e no Florence Youth Festival. Entre os dias 29 de junho e 9 de julho, os jovens instrumentistas estarão na França. De 9 a 25 de julho, as apresentações ocorrerão na Itália.

O que você levaria na mala se fosse viajar para a Europa com a responsabilidade de representar a música brasileira? No caso da Orquestra Jovem das Gerais (MG), de Contagem, fundada pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a diversidade da produção musical brasileira estará representada com composições que abrangem diferentes momentos da música brasileira em sua turnê com duração de um mês, na Itália e na França. Os músicos partem para o Velho Continente nesta sexta-feira, dia 28 de julho. Na mala dos 28 jovens que integram a orquestra, com idades de 11 e 17 anos, estarão a bossa nova de Tom Jobim, o clássico do maestro Heitor Villa-Lobos, o baião e xote de Luiz Gonzaga, Sivuca e Falamansa, o chorinho de Pixinguinha e Benedito Lacerda, o samba de Paulinho da Viola, e a mineiridade do instrumental de Juarez Moreira, além outros artistas.

De acordo com Renato Almeida, a proposta do repertório é fazer uma viagem por diferentes regiões brasileiras. “Queremos mostrar a riqueza e a diversidade da música brasileira, desde os ritmos nordestinos até a mundialmente conhecida bossa nova, passando pelo choro e o samba, representando a pluralidade cultural do nosso país”, afirma Almeida.

Para a turnê, as músicas ganharam arranjos especiais, e a instrumentação da orquestra conta com naipes de corda (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), de sopro (flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, trompa e trompete) e de percussão. A série de apresentações na Europa será no “The Provençal Festival: Of Youth Orchestras” e inicia no dia 29 de junho, na França, passando por cidades como Paris, Miramas, Arles, Saint-Martin-de-Crau, Villefranche-sur-Mer e Nice. A partir de 9 de julho, o grupo inicia sua turnê na Itália, no Florence Youth Festival, apresentando concertos em Turim, Rovereto, Montecatini, Reggello, Florença e Roma. O retorno do grupo será no dia 29 de julho.

Fundada em 1997, a Orquestra Jovem das Gerais tem como meta propiciar a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda o acesso à arte, cultura e educação. A proposta é, a partir da educação musical, despertar as potencialidades dos jovens e proporcionar uma formação cidadã, contribuindo para sua inserção na sociedade e promovendo justiça social.

Para além das apresentações musicais, a turnê também oferece a oportunidade para que as crianças e adolescentes conheçam pontos icônicos como o Rio Sena, a Torre Eiffel e o Museu do Vaticano. Rosiane Reis, cofundadora do projeto, explica que para a viagem as crianças estão aprendendo o francês básico e destaca a importância dessas vivências. “As viagens são grandes oportunidades para as crianças e adolescentes participantes do projeto. Elas não só apresentam a música brasileira, mas também dão aos nossos participantes a chance de conhecer novas culturas e expandir seus horizontes”, afirma Rosiane Reis.

José Eduardo, de 14 anos, toca trompete na orquestra e conta como foi quando soube que faria parte da viagem. “Eu me emocionei com essa notícia e fiquei sem palavras para agradecer essa oportunidade imensa. Acho que foi uma notícia chocante para minha vida porque eu nunca viajei para fora do Brasil”, destaca o musicista que faz parte do projeto há quatro anos.

Outra integrante da orquestra é Yasmin Pacheco, de 16 anos, que toca contrabaixo e conta que com a viagem irá realizar o sonho de conhecer outros países fazendo algo que ama, que é tocar seu instrumento. “A música na minha vida foi uma das coisas que me curou e me ajudou nos piores e melhores momentos. Acredito que devo seguir com a música pelo resto da minha vida”, afirma.

Sobre a Orquestra Jovem das Gerais

A Orquestra Jovem das Gerais tem sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e oferece o ensino de instrumentos de corda, sopro e percussão. Atualmente, atende 3 mil crianças e adolescentes nas cidades de Contagem, Nova Lima, Betim, Ibirité, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Itaúna, Itatiaiuçu e Divinópolis, com diversos programas. Desde a sua fundação, mais de 3000 alunos já passaram pela instituição de responsabilidade social.

A Orquestra Jovem das Gerais representa a importância do acesso democrático à arte, promovendo a inclusão social, o combate à pobreza e os direitos da infância e da juventude. Com mais de 25 anos de atuação, o projeto já foi reconhecido com várias premiações, incluindo o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem (1999) e o 1º prize Folklore Ensemble/AICE, em Viena, Áustria (2008). A orquestra já participou de apresentações no Japão, Espanha, Inglaterra, Áustria, Itália, Suíça, Alemanha, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros países.

A Orquestra Jovem das Gerais conta com o patrocínio de NTS, J. Mendes, Belgo Arames, Fundação ArcelorMittal, Copasa, Instituto Marina & Flávio Guimarães, Grupo BMG, Mineração Usiminas, New Holland Construction, Hypofarma, Geosol, Mart Minas; e apoio da CNH Capital, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Ibirité, por meio da Lei Rouanet, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e da Lei de Incentivo à Cultura Estadual, com realização do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Orquestra Jovem Gerais foto: @guilhermeleitefotografia – Concerto Palácio das Artes em dezembro de 2023

Orquestra Jovem das Gerais (MG) – Turnê na Europa 

De 29 de junho a 9 de julho, na França.

De 9 a 25 de julho, na Itália.

Sede do projeto: R. Dinamarca, 40 – Bairro da Glória, Contagem – MG

Site: orquestrajovemdasgerais.org

Siga a Orquestra nas redes sociais!

Instagram: @orquestrajovemgerais

Facebook: facebook.com/orquestrajovemdasgerais

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Ian Oliver firma parceria para enlatados premium do Cortês

Consultoria do “Crítico Antigourmet” vai orientar a criação de...

Paula Toller e Nando Reis no Festival da Flor em BH

O Festival da Flor fecha o mês de janeiro...

Krug Bier divulga calendário de visitações para 2026

A Experiência Krug Bier confirmou seu tão esperado calendário...

Leve Long Neck aposta em novo visual e reposiciona marca

A Cervejaria Läut apresenta a nova De Leve Long...

Sofitel Barú Cartagena se destaca como luxo no Carnaval

Localizado em um cenário paradisíaco na exclusiva península caribenha...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui