16.5 C
Belo Horizonte
sáb, 13 julho 24

Hospital da Baleia celebra 80 anos de fundação

Instituição filantrópica é referência em Minas Gerais para diversos tratamentos e cirurgias, agora exclusivamente para o SUS

O Hospital da Baleia celebra 80 anos no próximo dia 4 de julho. Neste ano, como um dos marcos do aniversário, a instituição aderiu ao programa de atendimento exclusivo de pacientes do SUS. Com esta medida, ampliou-se o número de leitos de internação e os leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) em quase 100%.

Para celebrar a data, conta com uma programação durante todo o mês que terá desde um desfile com os novos uniformes funcionais para os colaboradores, equipe de enfermagem e médicos; Missa em Ação de Graças; além de apresentação de coral e banda marcial do Exército Brasileiro. E um símbolo dessa história, o Benjamin Guimarães receberá um novo busto, instalado em frente à Unidade Maria Ambrosina.  Toda programação começa hoje (01/07) e se estenderá até o dia 19/07, com a Exposição Memórias dos 80 Anos do Hospital da Baleia.

De casa de saúde a hospital referência dos mineiros

Dia 04 de julho de 1944 – esta data marca o início da história do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, como uma casa de saúde dos mineiros. Em 2024, oito décadas depois, a instituição celebra este marco com pacientes, colaboradores, apoiadores e personalidades importantes nessa história.

O Hospital da Baleia foi fundado pelo empresário e benfeitor Benjamin Guimarães – foi a última das mais de 100 obras de caridade construídas ao longo de sua vida. Na época da inauguração, o mundo vivia uma pandemia de tuberculose e, em Minas Gerais, aconteceu a Cruzada Mineira Contra a Tuberculose. A nova instituição nasceu com a missão de tratar as crianças infectadas e aquelas que haviam convivido com adultos infectados. Cerca de 200 crianças viveram nos anos seguintes como internos, cuidados no hospital.

Seu José Miller, 84 anos, lembra que morou no Baleia dos 7 aos 9 anos, onde estudava e brincava, cuidado por irmãs de caridade, enquanto precisava se manter afastado dos familiares. “Esse período aqui me ajudou a formar como pessoa, fiz amizades e aprendi a entender a vida em diversos aspectos”, comentou, quando em visita recente ao local. “Refazer essa entrada, em meio às árvores, renovou algumas memórias importantes”, rememorou.

Nos anos subsequentes, com a descoberta de medicação para a Tuberculose, o Baleia se adequou às novas demandas da população, iniciando o que se tornaria um dos principais centros ortopédicos da América Latina. Comandado pelo médico Dr Matta Machado, estruturou o serviço que tratava principalmente pessoas com sequelas da poliomielite, que também viria a ser superada pela sociedade brasileira. Atualmente, a ortopedia do Baleia é referência na América Latina na reconstrução e alongamento ósseo, seja em casos congênitos ou de acidentados.

Outras mais de 30 especialidades compõem as clínicas que a instituição oferece à população. Entre elas oncologia adulto e pediátrica, nefrologia – com hemodiálise e transplantes, ginecologia, pediatria e o Centrare – com equipe multidisciplinar para tratamento de crianças com fissuras labiopalatais e outras deformidades craniofaciais.

Essa história foi construída ao longo dos 80 anos com ajuda da sociedade. Como um hospital filantrópico, sempre dependeu das doações e de recursos de emendas para se financiar. É pioneiro no projeto Troco Solidário, que gera receitas e promove tratamentos desde 2006, atualmente com quatro empresas parceiras. Este é uma das fontes de recursos que ajudam ao Hospital da Baleia a se manter em funcionamento e acolhendo aqueles pacientes que mais precisam.

Programação de Aniversário

  • 1 de julho – 10h – Jardim de Inverno da unidade Baeta Vianna

Desfile de uniformes

  • 3 de julho – 9h – Capela da Unidade Baeta Vianna

Missa em ação de graças pelos 80 anos do Baleia

  • 4 de julho – 11h – Praça Maria Ambrosina

Cerimônia de Celebração pelo Aniversário de 80 anos do Hospital da Baleia

Inauguração do Busto em Homenagem a Benjamin Guimarães

Apresentação do Coral Entressons Brasilis

Homenagem a colaboradores antigos

  • 5 de julho – 11h30 – Praça Maria Ambrosina

Apresentação da Banda do Exército

  • 15 a 19 de julho – 10h às 16h – Auditório Banco BS2 – Unidade Maria Ambrosina

Exposição Memórias dos 80 Anos do Hospital da Baleia

 

 

Posts Relacionados

Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente...

Viagens e pacientes em quimioterapia: combinação pode ser perigosa para a saúde

A temporada de férias está oficialmente aberta. Com a...

Hábitos saudáveis podem favorecer tratamento contra o câncer

 Cuidados com corpo, mente e alimentação durante período de...

Governo de Minas apresenta inovações tecnológicas para gestão de saúde

As inovações tecnológicas permitem ampliar a oferta de serviços,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui