29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Não gosta de Carnaval? Opções de lazer para curtir o feriadão

Se a ideia é ficar longe da folia, preparamos uma lista com sugestões para curtir no feriado

O Carnaval é muito agitado pra você? Se a ideia é curtir o feriadão longe dos bloquinhos, preparamos uma lista com sugestões de lazer em Belo Horizonte para você curtir – seja sozinho ou na companhia dos amigos e da família.

Os bares da cidade seguem como boas opções, perfeitos para reunir a galera, tomar uma gelada e jogar conversa fora. Se você ainda prefere algo mais tranquilo, nada melhor que organizar um piquenique. Afinal, quanto tempo faz que você não visita um parque na cidade? Talvez seja a opção perfeita para um passeio!

Também dá para conferir exposições de arte, pegar um cineminha e muito mais. Portanto, se você não gosta de Carnaval, confira abaixo um roteiro com sugestões para aproveitar!

História e Arte

Museu Histórico Abílio Barreto

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Local: Avenida Prudente de Morais, 202, bairro – Cidade Jardim

Exposição “Complexa Cidade” – A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.
“Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros” – Na área externa do Museu, a exposição apresenta veículos e maquinários que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira.

Museu Casa Kubitschek

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

Local: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes

Exposição “Trama: processos educativos na Pampulha” – A mostra reúne os projetos “Bordando Memórias” e “Lab Design”. A proposta é colocar em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos da unidade museal.

Casa do Baile

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

Exposição “Seu Antônio” – Formada por uma seleção de imagens captadas ao longo de nove anos por Antônio Lucindo, porteiro do espaço cultural, que revelam seu olhar particular sobre o local e seus acontecimentos.

Exposição “Rostos da Pampulha” – Tem como proposta valorizar personagens que integraram a trajetória da região, como os primeiros moradores, gestores públicos, artistas e operários.

Jardins do Museu de Arte da Pampulha

Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Jardim Atlântico

Os jardins que circundam o prédio, criados pelo paisagista Roberto Burle Marx, têm como característica principal a composição de desenhos, formas e cores desenvolvidas com o uso de plantas da flora brasileira. Esculturas de August Zamoyski, Alfredo Ceschiatti e José Pedrosa integram a paisagem. O Museu atualmente está fechado para restauro.

Atividades ao ar livre

Que tal aproveitar o período de carnaval para curtir a natureza sem precisar sair da cidade? Belo Horizonte possui 75 parques, um Jardim Zoológico e um Jardim Botânico. Durante a folia, eles terão funcionamento regular.

Zoológico de BH

Fundado em 1959, o Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, em Belo Horizonte, é uma proposta de lazer e educação ambiental para aqueles que preferem evitar a agitação do Carnaval. Com cerca de 3 mil animais de 250 espécies, incluindo Borboletário e Aquário do Rio São Francisco, o Zoológico funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é cobrada, permitindo o uso de bicicletas, mas não a entrada de animais domésticos.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Belo Horizonte se apresenta como uma opção enriquecedora para quem busca uma experiência educativa e tranquila durante o Carnaval. Destacando-se em programas educativos, pesquisas e conservação de espécies, especialmente da flora mineira, o Jardim Botânico divide seu espaço com o Jardim Zoológico desde 2001, proporcionando um ambiente harmonioso na região da Pampulha.

Parque da Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral se destaca como um refúgio para contemplação, contato com a natureza e prática de atividade física, proporcionando uma opção tranquila para quem busca uma alternativa ao Carnaval. O parque oferece aos visitantes uma vista panorâmica da Região Metropolitana da Capital Mineira através de seus 10 mirantes ao longo da crista da Serra.

Do topo, é possível identificar pontos turísticos da cidade e aspectos naturais ao redor, como a Lagoa da Pampulha, o Estádio Mineirão, e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Embora o acesso à trilha completa esteja restrito, os visitantes podem desfrutar da caminhada livre até o mirante 3.

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h)

Localização: Praça Estado de Israel – Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 / Bairro: Mangabeiras

Cinema e Teatro

Quem quer passar longe da folia pode aproveitar o período para ficar em dia com as novidades da sétima arte. As principais salas de cinema da capital estão com programação durante o carnaval e filmes para todos os gostos.

Campanha de Popularização Teatro & Dança

A 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança vão ocupar os palcos da capital mineira até 4 de fevereiro. Ao todo serão 110 espetáculos de drama, comédia, dança e stand up para adultos e crianças. Os ingressos custam R$ 25 e vale lembrar que não há o benefício da meia-entrada.

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui