18.4 C
Belo Horizonte
seg, 15 julho 24

Minas Trend abre as portas para a indústria da moda mineira

Presidente da FIEMG destaca, porém, a necessidade de se investir em capacitação do setor para expansão da posição do estado no cenário nacional e internacional

O presidente da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, ao analisar os números da mais recente edição do Panorama Setorial da Indústria da Moda, boletim informativo da instituição, atualizado em fevereiro, em que o estado de Minas Gerais teve participação na indústria da moda equivalente  a 13,4% e 10,7%, respectivamente, considera que, apesar dos desafios recentes, como a diminuição na arrecadação de ICMS,  “a indústria da moda mineira continua a ser um pilar fundamental para a economia local.”

Elaborado com base em levantamentos dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Trabalho e Emprego, o estudo totalizou, em 2021, a existência de 56.990 empresas do setor no país e 1.128.174 empregados.

Dessas, 7.583 empresas são de Minas Gerais, com 119.433 empregados. Os números mostram o potencial das micro e pequenas empresas na cadeia produtiva: no mesmo período, essas empresas mineiras responderam por 47% da geração de empregos na indústria da moda, com participação de 70%.  Minas Gerais registrou também aumento nas exportações: 5,0% em 2021, contra 4,2% em 2012.

O estado corrobora a posição do país como quinta maior indústria têxtil do mundo. Estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que somente o mercado de produtos do segmento infantil, por exemplo, movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no Brasil.

Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, neste sentido, é fundamental ter como resposta, cada vez mais, o foco em inovação e capacitação. E sustenta: “para não apenas preservar, mas também expandir a posição de Minas Gerais no cenário nacional e internacional.”

“A indústria da moda de Minas Gerais continua a ser um pilar fundamental para a economia local”, afirma Flávio Roscoe.

Dinamismo – A moda, em especial, a Kids, Baby e Teens é um mercado muito dinâmico, cresce de 8 a 10% ao ano no país. Mercado que tem em Minas o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil em âmbito nacional.

Tudo isso será destaque na 31ª edição do Minas Trend, de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte.  Promovido pela FIEMG, o evento, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, reunirá em três dias, lançamentos das coleções de primavera-verão 2025. Serão mais de 120 marcas distribuídas nos setores de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e sleepwear, além dos segmentos Kids, Baby e Teens.

A iniciativa contemplará, nessa edição, o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, em que se transforma e expande, abre as portas para cidade e traz um novo formato de participação: o projeto Minas Trend Showroom, que contará com 19 marcas de vestuário diretamente de suas sedes recebendo compradores de todo Brasil.

Entre as inovações da temporada no ambiente de negócios, aberto ao público e a compradores em geral, a moda infantojuvenil (de zero a 16 anos) ganha destaque no Minas Trend Kids – Baby e Teens, com mais de 30 palestras e workshops voltados ao panorama atual e ao futuro da indústria da moda.

Produção – O 31º Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling.

SERVIÇO:

31º Minas Trend

De 16 a 18 de abril, no Minascentro

Avenida Augusto de Lima, 785 – Centro. Belo Horizonte (MG)

Informações: www.minastrend.com.br

Posts Relacionados

Quarteto com multi-instrumentista Raïssa Anastásia é atração do Zás desta semana

Acompanhada por três músicos, a também compositora faz sua...

Saúde recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que...

Anvisa atualiza informações sobre rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui