21.4 C
Belo Horizonte
qua, 19 novembro 25

Instrumental na Praça Sete abre temporada em ritmo carnavalesco

Iniciativa do Cine Theatro Brasil Vallourec promove atrações musicais gratuitas em um dos mais populares e movimentados endereços da capital mineira. Sempre às quintas-feiras, ao meio-dia

Marco zero do Hipercentro de Belo Horizonte, a Praça Sete é um dos grandes espaços de manifestações culturais do município. Inaugurado em 7 de Setembro de 1924, o obelisco é feito de granito e tem o formato de uma agulha, com sete metros de altura, apoiada em um pedestal. A peça foi desenhada pelo arquiteto Antônio Rego, construída pelo engenheiro Antônio Gonçalves Prata e doada pela cidade de Betim, na época nomeada Capela Nova do Betim. Em 1963, o monumento foi transferido para a Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi) por decisão do então prefeito Amintas de Barros. O obelisco retornou 17 anos depois – após o fim das obras de modernização da Praça Sete – para o Centro da cidade e lá permanece até hoje.

O projeto ‘Praça Sete Instrumental’, realizado pelo Cine Theatro Brasil Vallourec, vai abrir a temporada 2024 em ritmo de Carnaval. A iniciativa promove atrações musicais gratuitas em plena Praça Sete, um dos endereços mais icônicos e com maior fluxo de pessoas na capital mineira.

A estreia dessa temporada será no dia 1º de fevereiro e terá como atração a banda Bartucada, que já conta mais de 50 anos e é uma das principais referências do Carnaval em Minas Gerais.

A banda surgiu em 1972 a partir de um despretensioso encontro de jovens nas escadarias da Rua Quitanda, embaixo da entrada do Clube Acayaca e ao lado do Baiúca, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

O nome ilustra bem a origem de tudo. Bem diferente dos carnavais dos clubes, que tocavam apenas marchinhas nos salões, a Bartucada nasceu na rua, unindo a força do batuque e a irreverência de um bar. Não demorou muito para a novidade se espalhar e atrair cada vez mais pessoas.

Já a segunda edição será realizada no dia oito de fevereiro. Desta vez a atração convidada é o bloco Xai Xai. Fundado em 1975 como bloco caricato no carnaval de Diamantina, o Xai Xai começou a participar da folia em Belo Horizonte a partir de 2015, com integrantes da Bartucada entre seus membros. Com repertório diversificado de música brasileira, já atrai multidões e ainda continua conquistando novos admiradores a cada apresentação.

O ‘Praça Sete Instrumental’ será realizado sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, no quarteirão fechado da rua Carijós, no Centro de Belo Horizonte. Ao todo estão previstas outras dezenas de edições ao longo de 2024 em um calendário que já está sendo construído e em breve serão divulgadas as próximas datas.

O curador do projeto, maestro e professor da UFMG, Marcelo Ramos, explica que a iniciativa é aberta a todos os estilos musicais, como o samba, forró, jaz, pop, entre diversos outros. “A proposta é sempre dar destaque para a cena instrumental que vem crescendo em Belo Horizonte para alegria do público e dos músicos que estão se formando. É um projeto cultural, gratuito, que também tem um viés formativo e de geração de novas oportunidades. Uma iniciativa que soma a outras de valorização da nossa música”, conclui.

O ‘Praça Sete Instrumental’ é uma realização do Cine Theatro Brasil Vallourec, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Hermes Pardini.

Praça Sete Instrumental

Data: 1º de fevereiro (quinta-feira)

Atração: Banda Bartucada
Local: Quarteirão fechado da rua Carijós (Praça Sete)
Horário: 12h
Gratuito

Data: 8 de fevereiro (quinta-feira)
Atração: Bloco Xai Xai
Local: Quarteirão fechado da rua Carijós (Praça Sete)
Horário: 12h
Gratuito

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Santa Casa BH é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

Premiação reconhece instituições que se destacaram pela governança, comunicação...

 Renato Enoch se apresenta neste sábado no Estúdio Central

O cantor Renato Enoch se apresenta neste sábado, 22 de novembro, no Estúdio...

Fórum Mineiro de Audiovisual discute futuro do setor em BH

Na última quinta-feira (13/11), Belo Horizonte sediou um evento...

“Era uma vez… Jazz Concert” música, em uma experiência

O grupo Casaleão apresenta o espetáculo “Era uma vez... Jazz Concert”, uma...

Tiocapone se apresenta nesta quarta, dia 19, lançando seu álbum

O cantor, compositor e ativista sociocultural Tiocapone sobe ao palco para apresentar...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui