30.3 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

Festival celebra 40 anos do Grupo Iuna de Capoeira

Serão três dias de atividades para celebrar o primeiro grupo de Capoeira Angola registrado em Belo Horizonte

Uma celebração da tradição e ancestralidade. O Grupo Iuna de Capoeira Angola comemora quatro décadas de existência com o Seminário Festival Grupo Iuna 40 anos. A programação intensa ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, com uma imersão na vivência da capoeira através de debates, oficinas, exibição de filmes e rodas de Capoeira. O momento também irá reunir diversos mestres de todo o país, além de pesquisadores, para partilhar saberes sobre o passado, e discutir o futuro e o presente da Capoeira de Angola.

As atividades serão realizadas no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro) e na sede do Grupo Iuna (Rua Doutor Brochado, 1500, Bairro Alto Vera Cruz). Toda a programação é gratuita, sendo necessária a inscrição prévia para as oficinas (o formulário de inscrição está disponível no perfil do grupo: instagram.com/grupoiuna).

As celebrações relacionadas ao Festival Grupo Iuna 40 anos tiveram início em 2023, com a segunda edição da Caravana de Angola. Desde novembro, a caravana circula por grupos e mestres que guardam a tradição da Capoeira Angola em BH e na região metropolitana, recebendo, ainda, mestres de outros estados e regiões, com o objetivo de promover a interlocução entre os grupos. Ao todo, são dez encontros que serão realizados até junho de 2024.

Sobre o Grupo Iuna de Capoeira

Fundado em 1983, o Grupo Iuna é o primeiro grupo de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenado por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade.

Com a inauguração de sua sede, em 2001, o grupo atua como Ponto de Cultura, oferecendo em sua sede oficinas gratuitas de capoeira, cursos nas áreas da cultura, reforço escolar e ações de formação social.

As atividades socioculturais voltadas para a capoeira Angola têm como objetivo fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Essa é uma realização do Grupo IUNA de Capoeiria Angola – Projeto Beneficiado no Termo de fomento: 942884/2023 – Ministério da Igualdade Racial.

Programação

03/04 – Quarta-feira

18h – Abertura do Seminário

Roda de Capoeira com Mestres e Mestras

Local: Conservatório da UFMG

04/04 – Quinta-feira

7h30 – Credenciamento

8h às 13h – Oficinas com mestres de capoeira

14h – Mesa “Epistemicídio do ancestral africano”

Debatedores: Mestre Primo, Du Veloso, Sidnéa Francisca e Wanderson Flor

19h30 – Roda Caravana de Angola

Encontro de mestras e mestres do Brasil

Local: Conservatório da UFMG

05/04 – Sexta-feira

7h30 – Credenciamento

8h às 13h – Oficinas com mestres de capoeira

14h – Mesa “Epistemologia ancestral africana”

Debatedores: Mestre Primo, Maria Aparecida Moura, Marcos Cardoso e Douglas Aparecido

Local: Conservatório da UFMG

19h30 – Roda de Capoeira com mestras e mestres

Local: Sede do Grupo Iuna

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui