18.4 C
Belo Horizonte
seg, 15 julho 24

Exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” chega ao CCBBBH

Crianças e adultos de todas as idades poderão interagir com as obras e celebrar o legado de um dos maiores artistas da literatura e artes visuais brasileira

A magnífica obra de Ziraldo, um dos mais renomados artistas brasileiros, ganha uma nova dimensão, desta vez no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, que recebe a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. Em cartaz de 26 de junho a 9 de setembro de 2024, nas Galerias do Térreo e Área Externa do CCBB BH, o projeto estreou no CCBB Brasília em 2022, atraindo mais de 65 mil visitantes, e depois esteve no CCBB Rio, sendo visto por mais de 185 mil pessoas. A mostra é uma celebração ao talento e à imaginação do chargista, caricaturista, escritor e jornalista mineiro, que nos deixou aos 91 anos, dia 06 de abril de 2024. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos serão disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentar ingresso.

Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da BB Consórcios, a exposição é um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. Sob a direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente, “Mundo Zira” promete uma experiência sensorial e interativa, mergulhando os visitantes no universo inspirador de Ziraldo.

Quem visitar a mostra, verá uma jornada imersiva pelas criações mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como ‘Flicts’, ‘O Menino Quadradinho’ e ‘A Turma do Pererê’. A exposição se destaca por unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. “Quando pensamos na obra do Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte. Agora, nessa exposição, queremos ir além das páginas, sair do papel, recriando uma conversa com o seu acervo. Em ‘Mundo Zira’, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes”, afirma Daniela Thomas.

A filha de Ziraldo e curadora artística do Instituto complementa: “Toda a exposição é uma festa, e com as possibilidades interativas, essa será uma festa ainda maior, com as pessoas se relacionando com as obras. Eu acho que a nossa vida, dentro desse universo ligado aos games, às telas, vem fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, sintam necessidade desse engajamento para terem uma relação. É como se a visão pura já não desse mais conta da ansiedade com a experiência estética de uma obra”.

A realização da exposição em Belo Horizonte tem um significado especial: “Costumamos dizer que Ziraldo era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal, Caratinga… O quanto ele se sentia em casa! Como era referência para ele em vários dos seus livros e como o que ele viveu lá, tanto na primeira infância quanto depois, no final da adolescência, foram determinantes para o afeto e o pensamento dele como artista e na vida toda. Então, levar Ziraldo para Minas resgata muito esse afeto! Tivemos a oportunidade de fazer uma exposição em Ipatinga, que fica a poucas horas de Caratinga, em 2023, e foi muito bonito ver de perto a reação das pessoas… Isso é gostoso porque aproxima o artista dos fãs, do seu público”, finaliza Adriana.

Projetada para fascinar públicos de todas as idades, o roteiro da mostra permite a interação direta com os personagens de Ziraldo. Os visitantes são convidados a cocriar e personalizar a arte de Ziraldo, adicionando seu toque individual às composições digitais. De acordo com Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, “essa é uma exposição para ser imersiva, divertida, dinâmica, indo além da contemplação, convidando o visitante a atuar e fazer parte da brincadeira. Pensando nessa interatividade, voltamos ao vastíssimo acervo do Ziraldo com essa ideia de dar vida ao papel, como estamos fazendo com Flicts, seu primeiro livro infantil, quando o visitante se transforma em um maestro da ‘orquestra das cores’ que compõe a história. Em ‘Mundo Zira’, o público é ao mesmo tempo personagem e coautor desse universo ziraldiano”.

A exposição em BH traz duas áreas que enriquecem a experiência do visitante: a primeira, um mini estúdio, onde os visitantes têm a chance de se verem dentro dos desenhos do cartunista. A segunda, um caça palavras cromático que convida a uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela literatura de Ziraldo.

O percurso da exposição incentiva a criatividade e a imaginação, com um design que mescla painéis projetados e artes gráficas, criando uma imersão total no “Mundo Zira”. Adultos e crianças poderão interagir com o universo fascinante dos personagens, vivenciando de perto histórias inspiradoras da literatura infantojuvenil brasileira. “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” é, portanto, mais que uma exposição visualmente deslumbrante; é um convite ao estímulo da criatividade e da reflexão. A interação com as obras oferece uma experiência educativa, unindo arte, tecnologia e mensagens sociais e ambientais. Esses temas, tratados pioneiramente por Ziraldo desde os anos 60, permanecem não apenas contemporâneos, mas também urgentes.

“A BB Consórcios reconhece o imenso legado de Ziraldo como um ícone cultural que transcende gerações. O trabalho de Ziraldo, repleto de humor, criatividade e crítica social, reflete valores que se conectam com a missão da BB Consórcios de promover a educação, a cultura e o desenvolvimento social. O patrocínio à exposição ‘Mundo Zira’ é um tributo à contribuição inestimável de Ziraldo para a literatura e as artes brasileiras, destacando seu papel fundamental na formação de leitores e na construção de uma identidade cultural rica e diversificada. Ziraldo, com seu talento único, inspirou e continua a inspirar várias gerações, e a BB Consórcios vê nessa parceria uma oportunidade de fomentar o acesso à cultura e à educação. Acreditamos que apoiar a arte e a literatura é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva”, define Pablo Favoretto – Diretor Comercial da BB Consórcios.

Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, se mudando para o Rio de Janeiro aos 7 anos. Foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista, advogado e jornalista brasileiro.

Apesar da formação em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais, construiu uma carreira importante como desenhista, escritor, apresentador e jornalista, trabalhando na Folha da Manhã, atual Folha de São Paulo, revista O Cruzeiro e Jornal do Brasil. Fundou e dirigiu O Pasquim, que fazia oposição à ditadura militar. Foi o criador de personagens famosos como o “Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê”, entre outros, e foi um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis de seu tempo.

Recebeu diferentes premiações, como o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com “O Menino Maluquinho”, e novamente em 2012, com “Os Meninos do Espaço”.

Ziraldo foi pai de três filhos: a cineasta Daniela Thomas, o compositor Antonio Pinto e a diretora de teatro Fabrízia Alves Pinto. Faleceu em sua residência no estado do Rio de Janeiro, Lagoa Rodrigo de Freitas, em 6 de abril de 2024, aos 91 anos.

Instituto Ziraldo    
Instituição cultural que preserva e disponibiliza o acervo visual e intelectual do artista Ziraldo, é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir desse acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa história. O Instituto Ziraldo possui até o momento mais de 19 mil ilustrações já digitalizadas, objetos e vasta coleção de coletes, marca registrada do artista. O acervo inclui ainda material de trabalho do cartunista (pincéis, tintas, canetas tinteiro, lápis de cor…), troféus, encadernações de publicações da Revista Pererê, bonecos de seus personagens queridos, edições do livro “O Menino Maluquinho” em outros idiomas, além de um acervo biográfico imenso, que em breve será catalogado.

Como próximo passo, o instituto pretende estruturar museologicamente o acervo e buscar uma sede fixa que possa receber visitação de público, como escolas e pesquisadores. A ideia é que o espaço possa, além de receber o acervo, também montar exposições e realizar ações de incentivo à leitura para crianças e jovens.

 

SERVIÇO
“MUNDO ZIRA – ZIRALDO INTERATIVO”

Datas: de 26 de junho a 9 de setembro
Local: Galerias do Térreo e Área Externa – CCBB BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Entrada gratuita, com retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do Centro Cultural. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos serão disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentar ingresso.

Digital:
CCBB BH – Instagram: @ccbbbh
Facebook: ccbbbh
Site: ccbb.com.br/bh
Mundo Zira – Instagram
Instituto Ziraldo – Instagram / site oficial

Posts Relacionados

Quarteto com multi-instrumentista Raïssa Anastásia é atração do Zás desta semana

Acompanhada por três músicos, a também compositora faz sua...

Saúde recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que...

Anvisa atualiza informações sobre rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui