25.9 C
Belo Horizonte
qua, 28 janeiro 26

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido

A partir desta sexta-feira (16), começa oficialmente a campanha para as eleições municipais de outubro, liberando a propaganda e os pedidos de votos na internet e nas ruas. A campanha segue até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. Durante esse período, são permitidas ações como a distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas, comícios e o uso de equipamentos de som, além da transmissão desses eventos pelas redes sociais.

Regras para Propaganda Online
Os candidatos podem lançar sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, mas é proibida a contratação de disparos em massa. Também é vetado o pagamento para que influenciadores e personalidades divulguem propaganda de candidatos, embora o apoio espontâneo e a veiculação gratuita sejam permitidos. O impulsionamento de propagandas online é permitido, desde que a plataforma cumpra requisitos como oferecer um canal de atendimento ao eleitor, o que levou empresas como o Google a deixar de veicular propaganda eleitoral no Brasil.

Horário Eleitoral e Inteligência Artificial
As propagandas que se iniciam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito, que será exibido de 30 de agosto a 3 de outubro em rádio e TV. Este ano deve marcar o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por tecnologias de Inteligência Artificial (IA), capazes de produzir conteúdos sintéticos realistas. O TSE estabeleceu regras exigindo que qualquer uso de IA seja sinalizado claramente, com alertas específicos para áudio, vídeo e material impresso. 

Regras para Evitar Desinformação e Discriminação
A resolução eleitoral proíbe o uso de deep fakes para prejudicar ou favorecer candidatos, com penalidades que incluem a cassação do registro de candidatura. A Justiça Eleitoral também pode remover conteúdo desinformativo sem provocação, determinando a remoção imediata se necessário. Além disso, é proibido divulgar preconceitos, incitar discriminação, caluniar, difamar ou injuriar.

Regras de Campanha nas Ruas e Denúncias
Na campanha de rua, continuam proibidos outdoors, telemarketing e showmícios, mas caminhadas, passeatas e carreatas são permitidas entre 8h e 22h, com aviso prévio às autoridades. É vedada a distribuição de brindes como bonés e canetas, mas adesivos e broches são permitidos. Qualquer irregularidade pode ser denunciada pelo aplicativo Pardal ou pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), do TSE.

Luiz Borja – Especialistas em Marketing Digital

Instagram: @luizborja LinkedIn: @luizborja

Luiz Borja
Luiz Borja
Luiz Borja | Marketing Digital • Sommelier de Livros, Mkt, histórias. • Escritor e Palestrante • Gestor de Conteúdo Digital • Editor: @cenariominas

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui