22 C
Belo Horizonte
seg, 22 julho 24

“Antologia do Remorso” encerra temporada dias 27 e 28 de junho

Baseada no livro de Flávia Prosdocimi, peça com personagens obsessivos e caricatos pode ser vista dias 27 e 28 de junho

“Qualquer indivíduo é mais importante do que toda a Via Láctea”. A frase de Nelson Rodrigues é um dos direcionamentos de “Antologia do Remorso”, espetáculo que reflete sobre a importância da vida e do ser humano a partir de personagens obsessivos e caricatos. Em circulação por espaço alternativos de Contagem, já que a cidade está sem a mínima estrutura teatral, a peça pode ser vista nos dias 27 e 28 de junho, às 19h30, na PUC Contagem (rua Rio Comprido, 4.580, Cinco). A entrada é gratuita, e a classificação é de 16 anos.

Sob a ótima direção de Ana Nery, “Antologia do Remorso” transcende os limites da realidade e oferece aos espectadores reflexões sobre situações de opressão e de discriminação que, infelizmente, ainda se manifestam nas ruas e nas redes sociais. “Esse é um espetáculo que tem tocado as pessoas de uma forma positiva e, ao mesmo tempo, sensível, porque a gente fala das mazelas do ser humano”, explica Ana, completando: “Cada cena foi projetada para que haja uma identificação do espectador com o personagem, mas, no desenrolar da história, as pessoas vão percebendo que aquele ou aquela personagem não é bem aquilo que pensavam”.

Dividido em cinco cenas distintas, o espetáculo, que tem a produção assinada por Leandro Porto, artista que vem colaborando significativamente para o crescimento da cena teatral de Contagem, é arquitetado no universo de contos da autora mineira Flávia Prosdocimi, que teve como inspiração os textos do escritor, cronista, jornalista e teatrólogo Nelson Rodrigues. “O remorso é bem sutil, porque não é fácil identificar os remorsos de cada personagem em cada uma das cenas que a gente escolheu para o palco. Então, o espectador vai ter que ficar ligado, porque a gente transmite esse sentimento com muito cuidado e muita sutileza. Existem personagens que vão se mostrar bonzinhos, mas no final de cada ato vão se revelar o que verdadeiramente são”, explica.

Entre os personagens obsessivos e caricatos do espetáculo, está um cristão interpretado por DeÁvila Marques. “Ele é um personagem marcante que vai contribuir muito em cena com sua dualidade que tende a provocar incômodos e questionamentos pelo o que ele fala e da maneira como ele expõe as suas ideias”, adianta o ator.

Além de provocar a reflexão sobre as opressões cotidianas, que foram descritas por Nelson Rodrigues e que ainda estão presentes no mundo contemporâneo, a montagem, de acordo com DeÁvila, expõe pautas atuais e urgentes. “Esse é um espetáculo que, assim como o texto original, escancara diversas situações de opressão e de discriminação com o peso que cada uma tem sobre cada indivíduo e da forma mais sincera possível: sem dimininuir a culpa nem a dor dos envolvidos. Isso acaba gerando, em algum nível, identificação, inquietação, desconforto e acaba por instigar o público a olhar para si e para o mundo de uma forma diferente”, adianta.

Contemplada no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Contagem, a circulação de “Antologia do Remorso” teve início no começo de junho, em escolas da rede municipal, e vai ser finalizada nos dias 27 e 28, no auditório da PUC Minas. Não é necessário retirar ingresso. Uma nova circulação do espetáculo, que traz no elenco, além de DeÁvila Marques, Bárbara Sill, Davi Procópio, Luiz Garcia e Michelle Martuchelli, está programada para este segundo semestre. Todos os detalhes: @antologiadoremorso.

SERVIÇO

Espetáculo “Antologia do Remorso”

  • 27/6, às 19h30
  • 28/6, às 19h30
  • PUC Contagem (rua Rio Comprido – Cinco)
  • Gratuito
  • Classificação: 16 anos

Posts Relacionados

Minas lidera ranking com cooperativas de crédito do Brasil

O crescimento exponencial do cooperativismo financeiro no Brasil e...

Hotmart FIRE 2024: festival dedicado ao mercado digital

O Hotmart FIRE se prepara para sua nona edição,...

Prorrogadas as inscrições do Concurso Cachaças Mineiras 2024

Novo prazo vai até o dia 31/7; formulário deve...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui