26.4 C
Belo Horizonte
qui, 29 janeiro 26

“Antologia do Remorso” encerra temporada dias 27 e 28 de junho

Baseada no livro de Flávia Prosdocimi, peça com personagens obsessivos e caricatos pode ser vista dias 27 e 28 de junho

“Qualquer indivíduo é mais importante do que toda a Via Láctea”. A frase de Nelson Rodrigues é um dos direcionamentos de “Antologia do Remorso”, espetáculo que reflete sobre a importância da vida e do ser humano a partir de personagens obsessivos e caricatos. Em circulação por espaço alternativos de Contagem, já que a cidade está sem a mínima estrutura teatral, a peça pode ser vista nos dias 27 e 28 de junho, às 19h30, na PUC Contagem (rua Rio Comprido, 4.580, Cinco). A entrada é gratuita, e a classificação é de 16 anos.

Sob a ótima direção de Ana Nery, “Antologia do Remorso” transcende os limites da realidade e oferece aos espectadores reflexões sobre situações de opressão e de discriminação que, infelizmente, ainda se manifestam nas ruas e nas redes sociais. “Esse é um espetáculo que tem tocado as pessoas de uma forma positiva e, ao mesmo tempo, sensível, porque a gente fala das mazelas do ser humano”, explica Ana, completando: “Cada cena foi projetada para que haja uma identificação do espectador com o personagem, mas, no desenrolar da história, as pessoas vão percebendo que aquele ou aquela personagem não é bem aquilo que pensavam”.

Dividido em cinco cenas distintas, o espetáculo, que tem a produção assinada por Leandro Porto, artista que vem colaborando significativamente para o crescimento da cena teatral de Contagem, é arquitetado no universo de contos da autora mineira Flávia Prosdocimi, que teve como inspiração os textos do escritor, cronista, jornalista e teatrólogo Nelson Rodrigues. “O remorso é bem sutil, porque não é fácil identificar os remorsos de cada personagem em cada uma das cenas que a gente escolheu para o palco. Então, o espectador vai ter que ficar ligado, porque a gente transmite esse sentimento com muito cuidado e muita sutileza. Existem personagens que vão se mostrar bonzinhos, mas no final de cada ato vão se revelar o que verdadeiramente são”, explica.

Entre os personagens obsessivos e caricatos do espetáculo, está um cristão interpretado por DeÁvila Marques. “Ele é um personagem marcante que vai contribuir muito em cena com sua dualidade que tende a provocar incômodos e questionamentos pelo o que ele fala e da maneira como ele expõe as suas ideias”, adianta o ator.

Além de provocar a reflexão sobre as opressões cotidianas, que foram descritas por Nelson Rodrigues e que ainda estão presentes no mundo contemporâneo, a montagem, de acordo com DeÁvila, expõe pautas atuais e urgentes. “Esse é um espetáculo que, assim como o texto original, escancara diversas situações de opressão e de discriminação com o peso que cada uma tem sobre cada indivíduo e da forma mais sincera possível: sem dimininuir a culpa nem a dor dos envolvidos. Isso acaba gerando, em algum nível, identificação, inquietação, desconforto e acaba por instigar o público a olhar para si e para o mundo de uma forma diferente”, adianta.

Contemplada no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Contagem, a circulação de “Antologia do Remorso” teve início no começo de junho, em escolas da rede municipal, e vai ser finalizada nos dias 27 e 28, no auditório da PUC Minas. Não é necessário retirar ingresso. Uma nova circulação do espetáculo, que traz no elenco, além de DeÁvila Marques, Bárbara Sill, Davi Procópio, Luiz Garcia e Michelle Martuchelli, está programada para este segundo semestre. Todos os detalhes: @antologiadoremorso.

SERVIÇO

Espetáculo “Antologia do Remorso”

  • 27/6, às 19h30
  • 28/6, às 19h30
  • PUC Contagem (rua Rio Comprido – Cinco)
  • Gratuito
  • Classificação: 16 anos
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui