20.2 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Alunos, premiados em concurso literário, lançam Murilo Rubião

Em homenagem ao legado do mestre do realismo fantástico, Murilo Rubião, um dos maiores contistas do Brasil, será lançado no próximo dia 6 de dezembro o livro ‘Murilo Rubião na Escrita Jovem – contos’. A obra reúne os 50 melhores contos de jovens talentos da literatura mineira, selecionados por meio de um concurso literário, promovido pela Literíssima Editora voltado para alunos de escolas públicas e privadas. O evento, aberto ao público, será realizado, das 17h30 às 20h30, Centro de Referência das Juventudes (rua Guaicurus, 50 – Centro), em Belo Horizonte.

“A iniciativa permitiu que alunos de escolas públicas e particulares explorassem suas habilidades literárias, incentivando o surgimento de novas vozes e, ao mesmo tempo, promovendo a leitura e a criatividade entre eles. É uma maneira de fazer com que Rubião permaneça vivo no imaginário literário das novas gerações, mostrando que sua influência ainda ressoa fortemente”, destaca Leida Reis, responsável pelo projeto e proprietária da Literíssima Editora.

O concurso foi mais que uma porta de entrada para o mundo literário: os vencedores também tiveram a chance de participar de uma oficina de escrita com Sílvia Rubião, sobrinha do autor homenageado, a escritora Rafaela Polanczyk e a professora Simone Guimarães. Os encontros foram realizados em dois Centros Culturais de Belo Horizonte: Venda Nova e Lindeia/Regina.

Sob a orientação das escritoras, os jovens foram incentivados a aprimorar suas técnicas narrativas, imortalizando suas vozes e perspectivas em uma coletânea que marca a renovação da literatura local.

“Foi muito importante trabalhar as obras de Rubião com a juventude; o incentivo à leitura e à escrita é fundamental e o Brasil tem poucos leitores. A literatura de Rubião, por ser atemporal e universal, transita por questões da condição humana. Os currículos escolares estudam o realismo fantástico – o que motivou esse projeto do qual nasceu este livro – e eu acho que este autor é capaz de despertar o interesse dos jovens tanto pela leitura quanto pela escrita”, ressalta Sílvia Rubião.

O lançamento de ‘Antologia – Murilo Rubião – Escrita Jovem Contos’ será uma oportunidade para conhecer a nova safra de autores mineiros e celebrar a continuidade do universo literário de Murilo Rubião através das lentes de uma nova geração. A obra – aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, contou com o patrocínio da Unimed Federação Minas e Unimed Aeromédica.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui