O prédio de 11 andares, localizado na Rua Bernardo Guimarães, nº 2.640, próximo ao Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), no bairro Santo Agostinho, será ponto de assistência integral aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade será um serviço de Oncologia com o diferencial de oferecer um diagnóstico em curto prazo (fast track) para os pacientes, e também de estar ligado à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). O acesso dos pacientes ao IONCM-MG será possível por meio de encaminhamento do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH).
O corpo clínico do instituto atuará nas especialidades com os maiores gargalos da saúde pública, como Ginecologia, Gastrenterologia, Proctologia, Mastologia e Onco-Hematologia. Ainda, a unidade oferta assistência multidisciplinar em Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Cuidados Paliativos, Serviço Social, Farmácia Clínica e Enfermagem em Navegação, com profissionais que atuam guiando o paciente em todos os fluxos do tratamento. A expectativa é atingir a capacidade de 1.000 atendimentos por dia, entre consultas, retornos, exames e procedimentos.
A unidade também oferecerá assistência multidisciplinar em tratamento oncológico com estrutura para comportar 35 boxes de quimioterapia individuais, salas para atendimento multidisciplinar e equipamentos de última geração para realização de exames mais complexos. Ao todo, serão oferecidas 12 especialidades, 7 linhas macro e 14 sublinhas de cuidado. Na formação do corpo clínico, o intuito é contar com mais de 50 médicos, desde professores da FCM-MG até médicos assistenciais.
Agilidade
O IONCM-MG estruturou seu serviço de Oncologia com o fast track, um método inovador na saúde pública que visa atestar o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes. Nas Linhas de Cuidado que fazem parte desse método, o paciente passa por consultas, exames para diagnóstico e tratamento a partir de uma logística facilitadora, seja em encaminhamentos, seja em deslocamentos. O objetivo é reduzir o período entre a primeira consulta e o diagnóstico para os padrões preconizados pela qualidade no atendimento ao paciente oncológico.
Entre os equipamentos adquiridos, o mais recente é a ressonância magnética inédita para atender pacientes do SUS em Minas Gerais. O aparelho de 1.5 Tesla, que possui Inteligência Artificial (IA). Com isso, os exames são realizados até 70% mais rápido, para todas as anatomias e em varreduras 2D, 3D e dinâmicas 4D.
SERVIÇO
Inauguração oficial do Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais
Data: 25/11/2024
Horário: 13h30
Endereço: Rua Bernardo Guimarães, nº 2.640 – Santo Agostinho