20.5 C
Belo Horizonte
sáb, 24 fevereiro 24

Ilha da Madeira: guia completo para visitar o Havaí da Europa

Destino português de praia, sol e calor pode ser visitado durante todo ano, independente da estação

O ano de 2024 chegou e, junto com ele, muitos planos de viagens. Então, que tal colocar no roteiro um destino de sol, praia e calor? Apesar das características brasileiras, esse local não fica em nosso país, mas sim em Portugal. A Ilha da Madeira, considerada um dos melhores destinos de ilha da Europa, é um local surpreendente que vem chamando cada vez mais a atenção dos turistas brasileiros.

Apesar de estar na Europa, a Madeira tem temperatura agradável durante todo o ano, inclusive no inverno. Confira abaixo um guia com as principais informações sobre a Ilha da Madeira:

Onde fica: a Ilha da Madeira pertence a Portugal, porém é uma região autônoma. Ela fica no Arquipélago da Madeira junto com mais três ilhas: Porto Santo, Desertas e Selvagens. No entanto, apenas Madeira e Porto Santo são ilhas habitadas. Nelas vivem aproximadamente 200 mil habitantes.

Como chegar: o jeito mais rápido de chegar até a ilha é de avião. O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, nomeado em homenagem ao jogador de futebol madeirense, é o ponto de chegada da maior parte dos visitantes ao arquipélago. Atualmente, o aeroporto recebe cerca de 20 voos diários saindo de Lisboa e Porto, além de voos saindo de outros destinos europeus. Também há possibilidade de chegar ao destino de navio, dependendo da época do ano.

Clima: o Arquipélago da Madeira possui um dos mais agradáveis climas de toda Europa. No Funchal, capital da ilha, a temperatura raramente fica abaixo dos 17ºC, mesmo no inverno. Já no verão, a temperatura chega aos 25ºC. No entanto, toda a ilha possui microclimas. As grandes montanhas e as correntes de ar que sopram de várias direções fazem com que o clima seja diferente em cada região do arquipélago. Em geral, o sul é a parte mais quente da ilha, enquanto no norte, a temperatura cai e, no interior da ilha, nas áreas de maior altitude, as temperaturas vão caindo  gradualmente, sendo mais frequente a ocorrência de precipitação.

Quando ir: com o clima ameno durante o ano todo, é possível viajar para Madeira de janeiro a dezembro. Mesmo no inverno, as temperaturas são agradáveis e é possível fazer tranquilamente todos os passeios realizados no verão.

Quanto tempo ficar: mesmo sendo uma ilha, a Madeira é um destino com muitos atrativos e atividades. O ideal é de 5 a 7 dias para fazer uma viagem completa.

Onde se hospedar: do norte ao sul da ilha há excelentes opções de hospedagem para todos os gostos – e bolsos. Há regiões mais tranquilas, como Calheta, e outras mais movimentadas, como Funchal, onde é possível fazer muitas atividades a pé. Seja em um resort à beira-mar, um hotel boutique no centro da cidade, uma casa perto da área rural ou em uma das tradicionais quintas madeirenses, quem viaja à Madeira terá a garantia de um serviço hoteleiro de alta qualidade. Atualmente, a ilha conta com 40 mil leitos.

O que fazer: a Madeira tem atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, é um excelente destino para viagens em casais, família e amigos. Do norte ao sul da ilha, os turistas podem conhecer as diversas praias da costa madeirense. Muitas delas, inclusive, se mantêm sem qualquer intervenção humana. São lugares pouco explorados que contam com cenários de uma beleza natural intacta, ideais para quem preza pelo sossego e pela tranquilidade. Ainda assim, as praias contam com excelentes bares e restaurantes com ótima infraestrutura para quem deseja curtir um dia de sol com muito conforto.

Além das praias, a ilha possui uma infinidade de outros atrativos, como as piscinas naturais do Porto Moniz e do Seixal. Com água salgada, as piscinas são emolduradas por rocha vulcânica e são naturalmente alimentadas pelo mar. Localizadas na costa norte da Madeira, estas piscinas são consideradas um de seus tesouros naturais. A água do mar, que se renova ciclicamente nas rochas vulcânicas, se une à paisagem verdejante das montanhas, deixando os elementos da terra e da água simplesmente perfeitos.

A Madeira também é muito conhecida pelos esportes náuticos. Do surfe ao mergulho, sem esquecer os passeios de barco e a observação de cetáceos, o mar que envolve o arquipélago é um espaço privilegiado para a realização de competições internacionais de natação, vela e canoagem.

Em Funchal, é possível visitar o Mercado dos Lavradores, que vende peixes e frutas o ano inteiro; o Jardim Monte Palace, que conta com uma incrível coleção de espécies vegetais exóticas, e fazer o tradicional passeio do Carro dos Cestos.

O que comer: muita gente conhece a fama gastronômica de Portugal e na Madeira não é diferente. Prepare-se para comer muito bem durante sua viagem à ilha. Não dá para deixar de lado os peixes e frutos do mar frescos, mas também há muitos restaurantes que servem risotos, massas e bacalhau. Um dos pratos típicos da Madeira é a espetada, um churrasco no espeto de louro. Por lá também é possível encontrar o famoso bolo de caco, além do tradicional bolo de mel e lapas grelhadas. Para beber, vale muito a pena experimentar a famosa poncha, que é uma mistura de aguardente com mel de cana de açúcar e limão, além do vinho Madeira.

Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui