21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Reconstrução mamária: projeto atende fila do SUS

Projeto Mama Minha é uma iniciativa dedicada a transformar a vida de mulheres que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por cirurgias de reconstrução mamária. Idealizado pelo cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, a iniciativa já realizou mais de 80 cirurgias e pretende operar pelo menos 100 pacientes na fase atual.

Para viabilizar as cirurgias, o Dr. Fernando Amato conta com doações, parcerias institucionais, recursos públicos e privados, além do apoio de emendas parlamentares — entre elas, da deputada federal Tabata Amaral — e da colaboração da equipe de cirurgia plástica do Hospital São Paulo e da Escola Paulista de Medicina. O foco permanece no atendimento humanizado e na conscientização das pacientes sobre o processo de reconstrução mamária.

O projeto Mama Minha visa atender pacientes que sofrem com deformidades mamárias e que, muitas vezes, esperam anos por um procedimento que restaure sua autoestima e qualidade de vida. “A mama para a mulher tem um significado muito importante. Quando a paciente tem a sua mama mutilada, ela se sente incompleta e com o Mama Minha proporcionamos não só a reconstrução da mama como o resgate da autoestima dessa mulher”, explica Dr. Amato.

O projeto nasceu da observação das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas pacientes no SUS. Procedimentos eletivos mais rápidos são priorizados em detrimento de cirurgias complexas, como a reconstrução mamária. Além disso, o valor pago pelo SUS para implantes mamários é inferior aos valores praticados pelas empresas. Há também uma escassez de profissionais especializados disponíveis para realizar esses procedimentos.

Como participar: Atualmente, existem duas formas de participação no Projeto Mama Minha. A primeira é o método utilizado nos últimos quatro anos, com recursos próprios do Dr. Fernando e sua equipe, no qual a paciente deve preencher o cadastro disponível no site do projetoApós o cadastro, a paciente entra em uma fila para a análise cadastral para verificar, inclusive, se é elegível para fazer a cirurgia de reconstrução mamária.

A segunda forma de participar do Mama Minha é por meio do encaminhamento pelo SUS para o Hospital São Paulo, onde são realizadas as cirurgias com apoio da emenda parlamentar.

Com um histórico de dedicação à medicina pública, Dr. Amato construiu o projeto Mama Minha a partir de experiências em instituições como o Hospital Vila Alpina, Hospital São Paulo e o Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer.

“O Projeto Mama Minha representa uma nova esperança para muitas mulheres, reafirmando o compromisso com a dignidade e a qualidade de vida”, conclui Dr. Fernando Amato, que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica.

 

Sobre o Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

Serviço:

https://plastico.pro/

www.amato.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui