28.1 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

Ministério da Saúde promove evento ao Dia Nacional da Saúde

Com a presença da ministra Nísia Trindade, ação contou com estandes de vacinação, aferição de pressão arterial, massagem, auriculoterapia, yoga, ginástica laboral e oficina de primeiros socorros

“Precisamos continuar reforçando a importância do cuidado e da promoção da saúde para a população brasileira”. Foi dessa forma que a ministra Nísia Trindade abriu o evento em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. A ação aconteceu nesta quarta-feira (7), no estacionamento do edifício sede do ministério, e teve o objetivo de conscientizar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável. Para isso, estão sendo ofertados ao longo do dia serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, massagem, auriculoterapia, yoga, ginástica laboral e oficina de primeiros socorros.

Na ocasião, a ministra também aproveitou para ressaltar o avanço significativo da imunização em todo o país. “Com a volta do Zé Gotinha e do Movimento Nacional pela Vacinação, tivemos uma grande conquista com o aumento das coberturas vacinais”, relembrou Nísia Trindade. Em julho, o Brasil deixou a lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas, fato reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unicef.

“Organizamos diversos serviços de saúde aqui em conjunto com outras secretarias do ministério. A ideia é que as pessoas aproveitem os atendimentos e também busquem conversar, debater e refletir sobre a necessidade de promoção da saúde”, disse o secretário da Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

Para Sandra Teixeira, 52, funcionária há 17 anos da Biblioteca do Ministério da Saúde, o evento foi uma oportunidade de atualizar sua caderneta de vacinação. “Com a rotina do dia-a-dia, acabo não tendo tempo de ir a uma unidade básica de saúde, aproveitei a chance e me vacinei. Também fiz uma sessão de auriculoterapia. Foi muito bom”, declarou.

Outro servidor que aproveitou para colocar a vacinação em dia foi João Bosco, 61, que atua há 40 anos na pasta da Saúde. “Uma ação como essa nos motiva a querer ter uma vida mais saudável, nos preocupar com nossa saúde e deixar o sedentarismo de lado. Agora, todas as minhas vacinas estão atualizadas”, celebrou.

Sobre o Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia 5 de agosto. A data é uma homenagem a Oswaldo Cruz, que ficou conhecido por analisar diversas epidemias e propor a criação de soros e vacinas. Além da alusão ao nascimento do sanitarista, a data conscientiza a população a procurar formas de cuidar da saúde.

O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a seus servidores e colaboradores atividades físicas de promoção à saúde como: alongamento, treinamento funcional, treinamento de força e intervalado de alta intensidade, fit dance, fit-hit, pilates, yoga e jiu jitsu. Além disso, a pasta também oferta atendimento psicossocial.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui