21 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Cuidados, prevenção e preconceito contra a hanseníase

Médica do Hospital Felício Rocho esclarece pontos importantes sobre a doença

Em tempos medievais, a hanseníase poderia acabar com a vida de uma pessoa. Porém, os tempos mudaram e a ciência evoluiu, trazendo a possibilidade de cura dessa doença. Porém, ainda há certo preconceito com pessoas que recebem esse diagnóstico, em função do pensamento arcaico contado em livros históricos.

Visando o combate a este preconceito e também como um alerta ao cuidado preventivo, o Ministério da Saúde criou o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, comemorado em 26 de janeiro. A data festiva soma forças ao Dia Mundial Contra a Hanseníase e deriva campanhas que auxiliam no combate à doença e seus desdobramentos sociais.

“Ao longo dos séculos, a falta de compreensão sobre a doença levou à estigmatização dos afetados, resultando na segregação social e no isolamento. Isso porque a hanseníase, uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, tem uma trajetória histórica que remonta a tempos antigos. Ela afeta a pele e os nervos periféricos, ocasionando lesões neurais, que alteram a sensibilidade da pele lesionada, conferindo à doença um alto poder incapacitante. Essas lesões, em certos tempos, eram tão espantosas que causavam toda uma comoção social e provocavam até mesmo a reclusão de inúmeras pessoas”, lembra a médica Amanda Penna, dermatologista do Hospital Felício Rocho.

Contudo, nos tempos atuais, nosso entendimento científico da hanseníase evoluiu consideravelmente. “Diagnosticada através de sinais como manchas na pele e alterações de sensibilidade provocadas pelos danos nos nervos, a doença, se não tratada precocemente, pode levar a deformidades permanentes. Felizmente, avanços na medicina, como a poliquimioterapia, que é o uso de determinados antibióticos em associação por períodos que variam de seis meses a um ano, têm demonstrado eficácia no tratamento, oferecendo esperança de cura aos pacientes”, identifica a médica.

Além dos aspectos farmacológicos, a reabilitação desempenha um papel crucial na reintegração de indivíduos afetados à sociedade. Programas abrangentes visam não apenas a cura física, mas também a recuperação psicossocial, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Quanto à prevenção, a disseminação de informações sobre a transmissão e a promoção de uma busca rápida por atendimento médico ao identificar os sintomas são elementos essenciais. Embora a hanseníase não seja altamente contagiosa, a conscientização continua sendo uma ferramenta vital no controle e na prevenção dessa doença milenar.

No Brasil, os números deste mau são tão alarmantes que coloca o país na segunda posição mundial em relação a novos casos. Segundo o Ministério da Saúde, Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil diagnosticou ao menos 19.219 novos casos de hanseníase. Mesmo que preliminar, o resultado é 5% superior ao total de notificações registradas no mesmo período de 2022. Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia e Pará são os Estados onde com maior incidência.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui