27.7 C
Belo Horizonte
ter, 30 dezembro 25

Técnicas permitem que pacientes preservem a fertilidade

A conscientização sobre a importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama são a tônica do Outubro Rosa. Contudo, um outro aspecto também merece atenção, embora nem sempre seja discutido: a preservação da fertilidade. Parte das mulheres diagnosticadas com câncer de mama encontra-se em idade reprodutiva, ainda têm planos de ter filhos, e muitas delas não têm conhecimento de que os tratamentos oncológicos, como radio e quimioterapia, podem causar infertilidade.

De acordo com o Dr. Ricardo Marinho, ginecologista e especialista em reprodução assistida da clínica Huntington Pró-Criar, as chances de cura do câncer de mama chegam a 90% se diagnosticado precocemente. Diante desse prognóstico tão favorável, a preservação da fertilidade deve ser levada em consideração se a paciente tem planos de engravidar.

“A Oncofertilidade, área que envolve a reprodução humana e a oncologia, foi responsável pelo desenvolvimento de técnicas que visam manter a possibilidade de gravidez futura. A escolha do método mais adequado deve ser feita em conjunto com o mastologista e o oncologista e levar em consideração fatores como a idade da paciente, o tratamento oncológico indicado e o tempo até o seu início”, afirma.

Atualmente, o congelamento de óvulos ou de embriões é a opção mais indicada. Contudo, segundo o especialista da Huntington Pró-Criar, existem situações em que não há tempo hábil para a coleta de óvulos antes do início do tratamento. Nesses casos, pode ser recomendada a criopreservação de tecido ovariano. Fragmentos dos ovários são retirados e congelados e, após a liberação do oncologista, eles poderão ser reimplantados no organismo da mulher para ela tentar a gravidez naturalmente ou por fertilização in vitro. “Embora esta técnica ainda apresente algumas limitações, ela não é mais considerada experimental”, afirma.

Outra possibilidade seria a utilização de medicamentos durante a quimioterapia, na tentativa de proteger os ovários, mas com resultados ainda inconsistentes.

Independentemente do método a ser utilizado, Dr. Ricardo Marinho enfatiza que o mais importante é a orientação dos pacientes sobre o risco de infertilidade associado ao tratamento do câncer. “À medida que a sobrevida de pacientes oncológicos aumenta, questões relacionadas à qualidade de vida passam a ser consideradas e, nesse contexto, um dos pontos importantes é a possibilidade de preservar a fertilidade para uma futura maternidade”, finaliza.

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Receita de peru com tucupi para diversificar a ceia de Ano Novo

Levar o tucupi para a ceia de Natal é um convite...

Conheça o Grupo Chocolate, gaúchos donos do hit “Alô Virgínia”

Diretamente de Porto Alegre, o Grupo Chocolate vive o maior momento de...

Violinista francês Nicolas Krassik lança “Em Cenas”

O violinista francês Nicolas Krassik apresenta "Em Cenas", um projeto audiovisual...

Ju Moura entrega intensidade e emoção em nova música “30 Áudios”

Ju Moura chega com força total ao lançar "30...

Receitas Festas fitness: como aliar tradição e saúde na ceia

A ceia carrega sabores que atravessam gerações e despertam...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui