Como manter a saúde emocional na pandemia

0
495

Um ano depois e ainda estamos vivendo a pandemia do coronavírus. Pior ainda, estamos vivenciando uma fase mais grave da doença e talvez não saibamos o que ainda está por vir. É uma situação que implica em sérias consequências emocionais.

“O ser humano precisa de certezas, de ter controle sobre a sua vida e há muito tempo não temos isso. Por isso as pessoas estão tão estressadas, ansiosas e perturbadas emocionalmente”, explica Fabrícia Gomes, psicóloga e mentora em Inteligência Emocional.

O que você tem feito para se cuidar e manter sua saúde emocional?
Confira algumas dicas da psicóloga:

1. Expresse suas emoções. Escreva sobre o que está sentindo, converse com os amigos, coloque para fora. E pense sempre no que você̂ pode estar aprendendo com toda essa situação.

2. Controle o foco da sua mente. “onde você̂ foca, expande”. Tente focar em coisas mais leves. Assista coisas leves, conviva com pessoas leves, tire o foco das noticias catastróficas! Isso está no seu controle! Ficar reclamando, só́ piora a situação!

3. Tire um tempo para fazer mais o que você gosta, o que te dá prazer! Resgate aquele hobby que você̂ tinha e se perdeu ao longo do tempo. Dá para fazer quase tudo online, não é mesmo? As vezes não é a situação ideal, mas busque o viável, não o perfeito.

4. Se um amigo te procurar para falar de suas emoções, apenas ouça, sem julgamentos. Não tente achar soluções para os problemas dele, muitas vezes o que a pessoa precisa é só́ de alguém que o escute, mais nada…

5. Leia bons livros, ouça boas musicas, faça meditação. E tenha em mente que isso tudo alivia, mas se as emoções estiverem em colapso, busque ajuda profissional. Ninguém é obrigado a dar conta de tudo sozinho! Deixe as suas crenças de que “eu tenho que dar conta de tudo” de lado, e coloque no lugar “algumas vezes precisamos de ajuda para lidar com nossas emoções” e está tudo bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here