Início Saúde Compra de canetas emagrecedoras em farmácias reduz riscos

Compra de canetas emagrecedoras em farmácias reduz riscos

0
Foto: reprodução/Araujo

O uso de medicamentos injetáveis indicados para o tratamento da obesidade e do diabetes mellitus tipo 2, conhecidos como “canetas emagrecedoras”, cresce em ritmo acelerado no Brasil. Essa popularização também tem ampliado o mercado ilegal, com a circulação de produtos falsificados ou vendidos sem controle sanitário, especialmente na internet. O alerta é de especialistas que reforçam a importância da compra somente em farmácias confiáveis e autorizadas.

Nos últimos meses, substâncias como tirzepatida (Mounjaro) e semaglutida (Ozempic e Wegovy) passaram a ter regras mais rígidas de comercialização. A Anvisa determinou que as canetas só podem ser vendidas mediante prescrição, em duas vias, e exclusivamente em farmácias regulamentadas, reforçando a necessidade de orientação profissional durante todo o tratamento.

De acordo com a gerente técnica da Drogaria Araujo, Isabel Dias, comprar canetas emagrecedoras fora do ambiente regulado oferece riscos elevados. “Esses medicamentos são extremamente sensíveis e precisam ser mantidos sob refrigeração constante, entre 2°C e 8°C. Quando expostos ao calor ou à luz excessiva, podem perder eficácia, sofrer contaminação e colocar o paciente em perigo. Não há segurança em produtos vendidos em redes sociais, sites desconhecidos ou estabelecimentos não regulamentados para a comercialização. A única maneira de garantir qualidade e proteção é adquiri-los exclusivamente em farmácias autorizadas”, explica.

Regras para compra segura

Para evitar riscos, a Anvisa estabelece que: ● A venda das canetas só pode ocorrer com prescrição em duas vias, sendo uma retida pela farmácia; ● A validade da receita é de 90 dias; ● As farmácias devem registrar todas as movimentações no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (no SNGPC);

A importância das farmácias de referência

Ao comercializar os medicamentos injetáveis em todas as lojas, presentes em 65 cidades de Minas Gerais, a Araujo reforça seu papel como referência em segurança e orientação farmacêutica. As canetas também podem ser adquiridas pelo site, aplicativo, WhatsApp e Drogatel, garantindo procedência e suporte especializado aos pacientes.

“As canetas emagrecedoras representam uma evolução no cuidado da obesidade, mas sua eficácia e segurança só são garantidas quando adquiridas de forma adequada, com acompanhamento profissional e dentro das normas da Anvisa. Versões clandestinas podem conter substâncias desconhecidas, doses incorretas ou agentes tóxicos, além de aumentar a chance de efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia, constipação e, em casos graves, pancreatite”, completa Isabel Dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile