O festival “Música na Árvore Solar” une cultura e sustentabilidade ao realizar shows musicais onde boa parte da matriz energética do evento é gerada por meio de energia fotovoltaica, captada e armazenada por um sistema avançado instalado em uma van equipada com placas solares. O projeto, que nasceu com a consultoria técnica da Universidade de Brasília (UnB), foi premiado pelo IMEC (Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia) e hoje é referência em cultura e transição energética.
“Temos orgulho em ser um dos pioneiros no país a associar cultura à sustentabilidade e reforçamos ser referência em ESG”, afirma André Trindade, gestor de sustentabilidade do projeto.
A próxima edição do festival, que surgiu em Brasília em 2012 e acontece em Belo Horizonte desde 2019, será no dia 26 de abril, das 11 às 20 horas, na capital mineira, em reuniões ao “Dia Internacional do Jazz”, data instituída pela UNESCO e pelo pianista Herbie Hancock, para reconhecer a influência do jazz como ferramenta diplomática e de união entre os povos ao redor do mundo. Desde 2011, o dia é comemorado em 30 de abril em várias cidades.
Programação imperdível em BH
A agenda musical, que acontece na Avenida Bento Simão, no bairro São Bento, em Belo Horizonte, promete encantar o público com grandes nomes do jazz e da música instrumental. Destaque para o show do Duo Lopes convida Toninho Horta , onde o renomado guitarrista, membro do Clube da Esquina e vencedor do Grammy Latino, se junta a Wilson Lopes e Beto Lopes para uma apresentação histórica.
Outras atrações incluem o swing contagiante da parceria entre DJ Fê Lins e os Be Hoppers , além do grupo No Stress , que valoriza a inclusão e a diversidade de música instrumental.
Já a energia vibrante da Charanga Pop Jazz poderá ser vivida no cortejo que circulará às 12 horas, na Barragem Santa Lúcia, proporcionando ao público uma integração no universo da música.
Para complementar a experiência, a Feira Gastronômica BH Cult traz o melhor da culinária mineira, com pratos assinados por chefs renomados, cervejas artesanais e muito mais, também na avenida Bento Simão.
Oficinas Música na Árvore Solar
O projeto Música na Árvore Solar prevê ainda três escritórios: uma de percussão e outra de cinema, ambas a serem realizadas em escolas públicas após o dia 26, em datas ainda a serem definidas.
O terceiro workshop será o Musical Jazz Day, onde o trompetista mineiro João Vianna, que dividiu o palco com grandes nomes da música nacional como Skank, Pepeu Gomes, Paulinho Pedra Azul, entre outros, realizará um show case falando de sua carreira, trabalhos e novidades do trompete. Este workshop será realizado em parceria com a Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte no dia 24 de abril, em dois horários: às 11 horas no Restaurante Popular da Câmara, e às 12 horas, no espaço do Restaurante Interno.
apresentações destacam o poder da música como essas ferramentas de conexão e inclusão, promovendo o acesso à cultura por meio do projeto Música na Árvore Solar. Com direção geral de Robson Assis e direção artística de João Vianna, a iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio da EMGEA, além do apoio da GSL, GEOSOL, Cia do Terno e Mais60.
SERVIÇO
Música na Árvore Solar – Comemoração do Dia Internacional do Jazz
Dados: 26/04/2025
Local: Avenida Bento Simão – São Bento – BH
Programação musical:
12h às 14h – DJ Fê Lins e Be Hoppers
14 às 15h – Charanga Pop
15 às 16h – Duo Lopes e Toninho Horta
16 às 17h – Sem Stress
Cortejo da Charanga Pop Jazz (integra a Música na Árvore Solar)
Horário: 12 horas
Local: Barragem Santa Lúcia
Programação da feira gastronômica, que integra o Feira BH Cult:
Local: Avenida Bento Simão – São Bento – BH
Horário: 11h às 20h
SOBRE AS ATRAÇÕES MUSICAIS
Show: Duo Lopes convida Toninho Horta
Os músicos Wilson Lopes e Beto Lopes assumem no palco do projeto Música na Árvore Instrumental Solar – Belo Horizonte o renomado guitarrista Toninho Horta .
Vencedor do Grammy Latino com o álbum duplo Belo Horizonte (2020), na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira , Toninho Horta é um dos grandes embaixadores da música mineira. Como membro do Clube da Esquina , movimento que revelou talentos como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes , Toninho se consolidou-se como um dos maiores guitarristas de jazz do mundo.
Wilson Lopes , guitarrista, violonista, compositor, arranjador e produtor musical, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , onde se formou e fez mestrado. Desde 1993, é parceiro musical de Milton Nascimento , atuando como guitarrista, diretor musical e responsável pelos arranjos da banda e orquestra do cantor.