29.5 C
Belo Horizonte
qui, 29 fevereiro 24

Paisagens de BH estilizadas “Além do Horizonte”, no DiamondMall

Desenhos do artista Gustavo Simões são feitos sobre fotos aéreas da cidade. Praça da Liberdade, Mineirinho e Serra do Curral são alguns pontos retratados

O trabalho com mais de 20 telas ilustradas pelo artista belo-horizontino Gustavo Simões fica em cartaz no Piso L3 do DiamondMall a partir do próximo dia 27.

Já pensou em encaixar argolas no famoso pirulito da Praça Sete, usar o antigo hotel Othon Palace, no coração do Centro de Belo Horizonte, como ralador para um delicioso queijo gigante ou transformar o teto do coreto da Praça da Liberdade em espremedor de frutas? E que tal fazer da Avenida Afonso Pena uma enorme pista de boliche? As imagens inusitadas e divertidas fazem parte da exposição Além do Horizonte, um convite para os moradores da capital mineira observarem pontos e prédios conhecidos da cidade de forma diferente, sob novas perspectivas e ângulos.

A história das ilustrações, segundo Gustavo, nasce em 2016, época em que ele começou a fazer voos de drone pelo céu de Belo Horizonte de forma despretensiosa. O passatempo rendeu uma coleção de mais de 20 mil fotos aéreas da cidade e da região metropolitana. Isso sem falar de outros milhares de registros dos mais de 40 países pelos quais já passou.

Em 2019, Simões decidiu abrir um perfil no Instagram (@gustavosimoes.art) para postar algumas das imagens captadas. A ideia de um livro de fotos aéreas veio em 2022. O intuito era mostrar BH do alto, com visões e ângulos bem diferentes dos que estamos acostumados a ver no dia a dia. O sucesso do livro e o engajamento nas redes sociais foi tamanho, que neste ano, ele começou a ilustrar as fotos. “É um trabalho que leva as pessoas a repensar e perceber que sempre podem ver diferente do óbvio”, conta acrescentando que apesar de nunca ter realizado cursos de desenho ou fotografia, já tinha facilidade para desenhar. Para incrementar as ilustrações aprendeu técnicas em vídeos na internet e usa uma caneta específica, com a qual desenha no Photoshop.

Gustavo vende as fotos e desenhos que produz, desde a pandemia. O cliente tem a chance de optar pelo fine art – um nível estético mais refinado – ou pela impressão comum.

Para a superintendente do DiamondMall, Jucilene Oliveira, receber a exposição de um artista tão criativo e com trabalho lúdico como o de Gustavo Simões, é motivo de alegria para o mall. “Os trabalhos dele, realmente, aguçam o nosso olhar e nos levam a perceber que a arte pode existir em tudo. Ela é um elemento crucial que colore nossas vidas. Está nos detalhes, nas nuances, na provocação”, destaca.

Exposição Além do Horizonte, ilustrações de Gustavo Simões

Quando: De 27 de junho a 30 de julho

Onde: Piso L3 do DiamondMall (Avenida Olegário Maciel, 1600 – Lourdes)

Visitação gratuita

 

Posts Relacionados

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Natiruts faz tour de despedida “Leve com Você” em Minas

Basta dar um play em qualquer uma das músicas do Natiruts – ao...

Gustavo Tubarão lança livro em Belo Horizonte

Natural da cidade de Cana Verde, localizada na região...

Akatu se apresenta em BH nesta sexta-feira

O Akatu, grupo mineiro de samba e pagode, formado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui