21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Onça pintada Maya já está no recinto de visitação do Zoo de BH

Quem for ao Zoológico de BH, nesta semana, já poderá ver a nova moradora, a onça pintada Maya. Após passar por todos os exames necessários com êxito e estar bem adaptada ao novo ambiente, Maya já está no recinto de visitação.

Durante o período de quarentena, o felino foi acompanhado diariamente pelas equipes de veterinários e biólogos do Zoo com monitoramentos da saúde, além de questões comportamentais. Maya está saudável e apresentou uma boa adaptação ao novo ambiente, mostrando-se tranquila e também interativa aos estímulos. “A transferência da Maya para o recinto de visitação, após a quarentena de sucesso, será um presente aos belo-horizontinos, uma vez que junho é um mês com diversas comemorações ambientais importantes. Além disso, receber um animal considerado como um dos símbolos da fauna brasileira, representando a força, a beleza e a diversidade da natureza do nosso país, além de ser o maior felino das Américas e um dos maiores do mundo, ratifica a qualidade do nosso corpo técnico (biólogos, veterinários, zootecnista, cuidadores de animais) e a dedicação do nosso trabalho ao ponto de sermos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, integrando Programas de Conservação ex situ enquanto Jardim Zoológico de Belo Horizonte”, conta a bióloga e diretora da Zoobotânica de BH, Sandra Cunha.

Maya é uma espécie do Cerrado brasileiro e pertence ao Programa de Conservação ex situ de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que, através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Instituto e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), possibilitou a vinda para o Zoológico de BH. A instituição é membro da Associação e signatária do Programa. Maya chegou na instituição em abril deste ano, vinda do Animália Park, em Cotia (SP). Ela nasceu em 3 de junho de 2024 e completou um ano nessa terça-feira (3). Segundo o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, a vinda de Maya para a capital é prova concreta da grande capacidade técnica alcançada pelo Zoo de BH. “Só é possível receber animais desse porte e com essa importância para a conservação da biodiversidade tendo um local e uma equipe altamente qualificada. Temos que exaltar esses aspectos, pois o reconhecimento do trabalho desenvolvido se dá no dia a dia, quando vemos ações como a vinda da Maya ocorrerem de forma tranquila e eficiente”, explica o presidente da fundação.

Estado de conservação da espécie

A onça pintada aparece nas Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas de Extinção nas seguintes categorias: “Quase ameaçada” (IUCN, 2021-2) e “Vulnerável” (ICMBio, 2014), o que indica enfrenta risco de extinção em curto prazo no Brasil. O Brasil já perdeu quase 40% de sua vegetação original, sendo que mais da metade dessa perda pode ter ocorrido nos últimos 40 anos, quando se acelerou o desmatamento no Cerrado e na Amazônia. Essa é uma espécie que precisa de grandes remanescentes de vegetação natural para sua sobrevivência, portanto a perda populacional da espécie é muito mais acelerada do que a perda de áreas. Desta forma, a diminuição da subpopulação de onças-pintadas no Brasil, nos últimos 27 anos (três gerações), é estimada em cerca de 30%.

No que diz respeito a rotina, a onça pintada possui hábitos, principalmente, crepusculares e noturnos. Costuma descansar boa parte do dia perto de rios e lagoas, mas sem deixar de se movimentar. Ao entardecer, aumenta a atividade, deslocando em busca de presa. Nas primeiras horas da manhã, torna-se ainda mais ativa, já que esse período é propício à caça. Nada e mergulha com grande agilidade e é excelente escaladora e sobe em árvores com facilidade.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui