31.4 C
Belo Horizonte
sex, 14 março 25

Melhores Blocos de Carnaval de Belo Horizonte 2025

Com a chegada do carnaval, muitas pessoas já começam a expectativa e os preparativos para curtir o Carnaval em todo o país. Quem não pode, ou não quer viajar, tem nos bloquinhos de rua boas opções de para aproveitar os dias de folia.

Dez anos depois, quando Belo Horizonte se consolida no roteiro da folia do Brasil com um Carnaval de milhões, a cidade espera arrastar 6 milhões de foliões em mais de 600 blocos para movimentar o valor recorde de R$ 1 bilhão nos 23 dias de folia, que oficialmente se encerram em 9 de março. Os números grandiosos, conforme o prefeito em exercício da capital, Álvaro Damião (União), se explicam pela qualidade e diversidade da festa na cidade.

Sexta – Feira – 28 de Fevereiro

Pagode do Paulinho

O bloco Pagode do Paulinho desfila em Belo Horizonte nesta sexta-feira (28), às 19h. O repertório celebra grandes clássicos do samba e do pagode além de trazer hits atuais.

A concentração acontece na Rua Alberto Cintra, número 342, no bairro União. A dispersão acontece na mesma rua, alguns quarteirões à frente, perto do número 100. A entrada é gratuita.

O Pagode do Paulinho é também um evento fechado que acontece aos domingos, das 16h às 23h na Região da Pampulha. Neste ano, sob o comando do cantor Paulinho Oliveira, a festa que celebra o pagode “raiz” assume pela primeira vez o formato de bloco de Carnaval.

Bloco Pagode do Paulinho

Desfile dia 28/02/2025 – Sexta-feira – Concentração a partir das 19h

Sábado – 01 de Março

Bloco Então, Brilha! com o tema “Raízes do Futuro”

O Então, Brilha! – um dos mais tradicionais blocos de Carnaval de BH, comemora 15 anos de história em 2025 com o tema “Raízes do Futuro”. Este ano, no primeiro raiar do sol do sábado (1 de março), o bloco segue sua tradição e abre a folia na capital mineira reforçando a importância de raízes fortes como base de sustentação para o futuro que se deseja construir, estabelecendo reflexões sobre o tempo em movimento.

O tema convida o público a conectar-se às diversas raízes que antecederam, alimentaram e mantêm firme toda a construção do hoje. O bloco enxerga as raízes como símbolo de força, resistência e conexão com a memória coletiva, além de sustentação necessária para nutrir o presente e projetar sonhos para o amanhã. Assim, celebra o poder da história, da ancestralidade e da memória.

“O que veremos no cortejo do bloco Então, Brilha! em 2025 será uma grande homenagem aos 15 anos vividos e a tantos outros que virão! Queremos manter nosso olhar para o futuro que queremos construir, enquanto celebramos o que nos trouxe até aqui, nossa história singular e coletiva”, comenta Renata Barbosa, diretora de comunicação do bloco e diretora artística do cortejo 2025.

A ideia de valorizar o passado na construção do futuro almejado se reflete na decisão sobre a escolha de materiais e objetos para cenografia, adereços e figurinos. Neste ano, o bloco prioriza a reciclagem e a reutilização de fantasias, utilizando roupas de brechó, tecidos de refugo, entre outros recursos.

O uso desses materiais estabelece uma conexão profunda entre o passado e o futuro. Ao reutilizar recursos já explorados, o bloco reverencia as gerações passadas, reduzindo o consumo de recursos naturais e minimizando o impacto ambiental. Dessa forma, olha-se para o futuro, incentivando uma herança sustentável para as gerações seguintes.

No repertório, o Então, Brilha! também mistura história e renovação. O bloco traz o axé music dos anos 90, músicas autorais já conhecidas do público e arranjos carnavalescos para clássicos da música brasileira de todos os tempos. Além disso, a canção vencedora do concurso “MAGIA TROPICAL” integra a festa. O concurso musical, promovido pelo bloco, busca renovar o repertório musical da folia da cidade, oferecendo visibilidade a novos compositores.

SERVIÇO

Bloco Então, Brilha! – Carnaval 2025

Dia: 1 de março, no primeiro raio de sol

Local: Avenida do Contorno – Centro – Belo Horizonte (MG)

 

Cortejo de “Djonga e seu Bloco”

O rapper mineiro Djonga estreia oficialmente na programação oficial do carnaval de rua de Belo Horizonte. No dia 01 de março, sábado, o bloco “Djonga e seu Bloco” ocupa a Avenida João Pinheiro com um desfile performático baseado na mistura de ritmos do samba, do pagode, do funk e do rap, em clima de carnaval, cantados por Djonga e artistas convidados. A concentração está marcada para às 14h, em frente ao Xodó, e o cortejo segue até a esquina com a Rua Timbiras.

“Nosso compromisso maior é fazer as pessoas ficarem felizes e esquecerem um pouquinho de tudo durante aquele momento. Afinal, Carnaval é lugar de diversão, é um lugar pra brincar”, comenta Djonga.

Durante as seis horas de evento, Djonga recebe mais de 20 artistas de Minas Gerais, entre eles Dougnow, Lisboa e Marcelo Tofani – artistas de seu selo musical A Quadrilha; RT Mallone, ganhador do reality show Nova Cena (Netflix, 2024) e o beatmaker, Coyote Beatz. Adriana Araújo, Bia Nogueira, Laura Sette, Iza Sabino, Mac Julia, Sarah Guedes e Sarah Samp trazem a potência feminina pra cima do trio elétrico. “Estamos convidando pra cima do trio pessoas que nem sempre conseguem ocupar esses espaços. Abrimos o palco pra galera do rap, pra galera do samba e pra galera das artes que a gente acredita. O carnaval de BH nasce de um movimento muito politizado e culturalmente muito forte de união, de encontro de várias tribos e pessoas. A gente vai trazer toda essa diversidade pro nosso bloco”, afirma Djonga.

Apesar de ser uma iniciativa nova, Djonga é um velho conhecido do Carnaval de Belo Horizonte, em especial das áreas periféricas. Em 2023, participou com Kdu dos Anjos (idealizador do Centro Cultural Lá da Favelinha) do cortejo do Bloco Então, Brilha! onde fizeram uma manifestação contra o racismo. Por fim, em 2024, participou do bloco Seu Vizinho, que homenageou o MC Marcinho no Aglomerado da Serra.

O “Djonga e seu Bloco” é uma iniciativa de acesso gratuito e, além de promover uma folia de carnaval a público diverso, sem distinção no tocante a classe social, escolaridade, idade, gênero, orientação sexual, etnia ou crença, busca democratizar o acesso à cultura, promover a valorização da identidade cultural local e estimular a economia criativa.

O Bloco está inscrito no cadastro de blocos de rua de Belo Horizonte, aberto pela Belotur, e está formalmente inserido na programação do Carnaval de Belo Horizonte 2025 .

SERVIÇO DJONGA E SEU BLOCO

Data: 01 de Março, sábado

Concentração: Em frente ao Xodó, na Avenida João Pinheiro

Horário: A partir das 14h

Percurso: Até a esquina com a Rua Timbiras

Foto: Coniiin

Quando Come Se Lambuza: Joyce Alane

O Quando Come Se Lambuza vai fazer história mais uma vez no Carnaval de Belo Horizonte. A mistura de ritmos, estilos e cores que marcam a diversidade do Carnaval de Belo Horizonte é o enredo que guia o desfile do bloco “Quando Come Se Lambuza” em 2025. Com o tema “O Carnaval tem todos os ritmos. Só você tem o seu”, um dos maiores blocos de carnaval do Brasil convida o folião a celebrar a si mesmo, transformando a Avenida Afonso Pena em um palco de autoaceitação. Para deixar o momento ainda mais vibrante, a convidada especial deste ano é a cantora pernambucana Joyce Alane.

O desfile acontece no sábado de carnaval (1/3), e, para o folião aproveitar todos os minutos da melhor festa do ano, a concentração é cedo, a partir das 9h da manhã, na Avenida Afonso Pena, 546 (entre a Avenida Amazonas e a Rua São Paulo). O cortejo do “Quando Como Se Lambuza” inicia às 10h, e a promessa é de transformar uma das maiores avenidas de BH em uma grande passarela para celebrar a autenticidade de ser quem é, levando o melhor da “Música Pra Pular Brasileira” para uma multidão de apaixonados pela folia.

O repertório promete ser diverso e vibrante, passando pelo axé, funk, pop, sertanejo e pagode, com arranjos que destacam a riqueza musical do Brasil. Embalados por uma bateria de 220 ritmistas, o “Quando Como Se Lambuza” ainda conta com uma ala de dança composta por 36 integrantes, tudo isso orquestrado por uma  equipe de produção de 70 pessoas.

Participação especial – Joyce Alane

Para a edição de 2025, o bloco convida a cantora pernambucana Joyce Alane para uma participação especial no desfile. Joyce, conhecida por sua potência vocal e pela autenticidade que imprime em seu trabalho, traz para a folia mineira uma homenagem emocionante ao Carnaval de Pernambuco.

A artista, que ganhou projeção nacional com o sucesso “Idiota Raiz”, em parceria com João Gomes, vai embalar os foliões com esse grande hit, além de grandes hits do carnaval pernambucano, como “Frevo Mulher”.

Com essa participação especial, o Quando Come Se Lambuza reafirma seu compromisso em celebrar a autenticidade, unindo diferentes estilos musicais e resgatando a diversidade dos carnavais pelo Brasil.

Serviço – Desfile de Carnaval “Quando Come Se Lambuza”

Data: 01 de março de 2025 (sábado de Carnaval)

Concentração: 9h

Local: Avenida Afonso Pena, 546 (entre Avenida Amazonas e Rua São Paulo)

Saída do bloco: 10h

Encerramento: 15h

Bloco Seu Vizinho no Aglomerado da Serra

Celebrando dez anos de uma revolução sociocultural promovida no Aglomerado da Serra, o Bloco Seu Vizinho realiza seu último cortejo de pré-Carnaval antes da folia oficial, no próximo dia 16/02 (domingo), entre 10h e 14h. O evento é gratuito e tem saída marcada na Rua Bandoneon, número 411, próximo à Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra, em uma das áreas mais conhecidas e movimentadas da maior favela de Minas Gerais.

Para o Carnaval de 2025, o Bloco Seu Vizinho celebra uma década de existência sob a temática “Tá Rolando de 10 anos — A Serra se Armando de Coragem e Esperança”. O conceito mistura uma conhecida gíria repetida pelos becos e vielas da comunidade com uma frase cunhada pela escritora mineira Conceição Evaristo, em alusão à sua interpretação atenta sobre as perspectivas almejadas para o povo negro, população majoritária nas favelas do país. Esse é um discurso que inspira a trajetória e a história do grupo percussivo formado no Aglomerado da Serra em 2014, fundado por Paulo Vitor Ribeiro (PV), nascido e criado na Vila Marçola, seus irmãos, amigos locais e de outros bairros, como Matheus Lobo.

Com mais de 300 profissionais envolvidos, o Bloco Seu Vizinho tem a proposta de realizar um Carnaval democrático, acessível e, sobretudo, voltado para os moradores da periferia, valorizando a cultura negra e da favela. Ao longo dos anos, ficou conhecido por movimentar o Aglomerado da Serra, não apenas pela ocupação de becos e vielas com cores, glitter e marchinhas. Mas também culturalmente e economicamente, ao desenvolver formações o ano inteiro com crianças, jovens, adultos e idosos, produzir eventos, gerar oportunidades de renda aos moradores, realizar cursos na área do empreendedorismo e economia criativa e promover o acesso à profissionalização artística, por exemplo, por meio do Edital Acredita Favela, que impulsiona artistas da favela com formação e recurso para executarem o primeiro projeto de suas carreiras.

Desfile de Carnaval do Bloco Seu Vizinho
Data: sábado (1º)
Horário: a partir de 12h
Local: avenida Mem de Sá, próximo ao número 1.882, na região do “Canão”, divisa entre Vila Fazendinha, Aglomerado da Serra e o bairro Santa Efigênia

Bloco da Calixto se prepara para animar o sábado

Bloco da Calixto é 10! É esse o tema que a cantora Aline Calixto colocará na avenida no sábado de carnaval (01/03). Primeira frontwoman solo de um grande bloco do carnaval de BH, ela celebra, em 2025, 10 desfiles em 12 anos de avenida, já que em função da pandemia, o bloco não saiu em 2021 e 2022.

Para esta edição especial, o trajeto do Bloco da Calixto foi alterado para um local capaz de acomodar os foliões com mais segurança e conforto. Agora na Avenida Amazonas, a concentração será na esquina com a Rua São Paulo, às 13h, para aquecer o público e a banda até a hora da partida, prevista para as 14h. Por lá, além do trio, os foliões também poderão conferir o som com mais qualidade, por meio do sistema de sonorização espalhado pelas principais avenidas do centro, dentro do projeto Via das Artes, do Carnaval da Liberdade.

Em clima de festa, Aline revisita os últimos nove carnavais e traz referências de cada um deles no repertório, desde o “África de todos os Deuses”, em 2014, até o “Superfantástico”, em 2024, passando pelo “Bloco da Calixto nas Estrelas”, “Carnaval é uma novela”, “Solte suas feras”, “Divinas Divas”, entre outros. Todos os hits que marcaram o carnaval do bloco estarão de volta à avenida em 2025. Tradicionalmente desfilando na tarde de sábado, a expectativa é de que o Bloco da Calixto ultrapasse meio milhão de foliões, muitos deles fiéis seguidores da cantora nascida no Rio, mas com alma e coração de mineira.

A banda de carnaval do Bloco da Calixto é composta por sete músicos: Luadson Constâncio no teclado, Victor Mendes na bateria, Verônica Zanella no baixo e Robson Batata, Fábio Martins e Rodrigo Martins nas percussões, sob direção de Rodrigo Torino, que também toca guitarra. Além disso, a edição comemorativa do décimo desfile contará com participações especiais, como de Gustavo Maguá, que esteve presente nos dois primeiros anos do Bloco, Tavinho Leoni, Marcelo Veronez e Michelle Andreazzi, do bloco “Então, Brilha!”.

Festival da Flor é confirmado para o sábado

O carnaval de BH atrai cada vez mais artistas nacionais e Nando Reis confirmou sua presença na folia da capital mineira. Seu show está no Festival da Flor edição Carnaval, em local inédito, no Parque das Mangabeiras, dia 1º de março, sábado, a partir de 11h. Haverá lotes de cortesia com entrada até horário determinado. No palco, tem ainda a banda mineira de reggae Manitu, Maguá com suas brasilidades e como é carnaval, tem Então, Brilha!

Nando Reis preparou um show com todos os sucessos da carreira! Turnê ‘Nando Hits’ O icônico cantor e compositor Nando Reis, celebrando mais de 40 anos de carreira, apresenta um repertório repleto de suas canções mais memoráveis, como “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos” e “Relicário”, além de parcerias marcantes com artistas como Marisa Monte e Carlinhos Brown.

A turnê conta com a participação especial de Sebastião Reis, seu filho e integrante da banda COLOMY, trazendo uma nova dimensão às apresentações. Em paralelo à turnê, Nando Reis lançou a série de singles “Nando Hits”, começando com “N” em parceria com Anavitória. A sequência inclui colaborações com Melim, Pitty, Arnaldo Antunes, Péricles e Jão, trazendo nova vida a músicas que não haviam sido devidamente exploradas por ele. Essas reinterpretações, junto com seus clássicos, inspiraram o repertório do show “Nando Hits”, que está percorrendo o Brasil.

Prepare-se para uma tarde inesquecível, onde não faltarão os maiores hits de Nando, como “All Star” e muitos outros que marcaram gerações. Garanta já seu ingresso e venha celebrar essa trajetória musical!

Festival da Flor

Sábado de carnaval, 1º de março, 11h

Ingressos: festivaldaflor.com.br

Parque das Mangabeiras – Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras

Foto de Carol Siqueira

  • Bloco Afro Filhos das Águas
    Endereço: Rua Itararé, 469 – Concórdia
    Horário: 10h
  • Tamborins Tantãs
    Endereço: Praça Zamenhof, 10 – Floresta
    Horário: 10h
  • Bloco Liberdade e Água Limpa
    Endereço: Rua dos Otoni, 87 – Santa Efigênia
    Horário: 10h30
  • Bloco Chama que Vem
    Endereço: Avenida Washington Luiz, 21 – São Bernardo
    Horário: 12h
  • Então, Brilha!
    Endereço: Avenida do Contorno, 160 – Centro
    Horário: 4h
  • Faraó
    Endereço: Praça Rui Barbosa, 130 – Centro
    Horário: 5h
  • Bloco do Pamp
    Endereço: Praça Carlos Chagas, 59 – Santo Agostinho
    Horário: 8h30
  • Bloco do Sustenido
    Endereço: Rua dos Topógrafos, 207 – Alípio de Melo
    Horário: 8h30
  • Folia por Elas
    Endereço: Avenida Álvares Cabral, 377 – Lourdes
    Horário: 9h
  • Os Baterinhas
    Endereço: Avenida Saramenha, 1470 – Guarani
    Horário: 9h
  • Bloco Quando Come se Lambuza
    Endereço: Avenida Afonso Pena, 540 – Centro
    Horário: 9h
  • Amigos do Rei
    Endereço: Rua Levindo Lopes, 231 – Savassi
    Horário: 9h
  • Divina Banda
    Endereço: Rua Mármore, 500 – Santa Tereza
    Horário: 10h
  • Micareteiros
    Endereço: Rua Professor Moraes, 226 – Savassi
    Horário: 10h
  • Bloco Gafieira
    Endereço: Praça da Liberdade, 435 – Savassi
    Horário: 10h
  • Cavalo Marinho Beagá
    Endereço: Rua Mármore, 157 – Santa Tereza
    Horário: 10h
  • Masterplano
    Endereço: Avenida José Cândido da Silveira, 1647 – União
    Horário: 11h
  • Jovens das Antiga
    Endereço: Rua Afonso Pena Júnior, 179 – Cidade Nova
    Horário: 10h
  • Nada Santa
    Endereço: Rua Mármore, 255 – Santa Tereza
    Horário: 12h
  • Batom Rosa
    Endereço: Rua Cachoeira Dourada, 53 – Paraíso
    Horário: 12h
  • Bloco do Magrela Feio
    Endereço: Rua Itanhandu. 17 – Carlos Prates
    Horário: 12h
  • Bloco do Kanella
    Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 469 – Savassi
    Horário: 12h
  • Unidos de São Vicente
    Endereço: Rua Monte Branco, 30 – Nova Suíssa
    Horário: 12h
  • Deu Samba
    Endereço: Rua Versília, 50 – Bandeirantes
    Horário: 13h
  • Bloco Djonga
    Endereço: Avenida João Pinheiro, 613
    Horário: 14h
  • Bloco do Pirulito
    Endereço: Rua Espírito Santo, 527 – Centro
    Horário: 13h
  • Filhas de Gaby
    Endereço: Rua Ceará, 1419 – Funcionários
    Horário: 13h
  • Aflifolia
    Endereço: Rua Itapema, 174 – Anchieta
    Horário: 13h
  • Bloco Volta Belchior
    Endereço: Avenida dos Andradas, 3560 – Pompéia
    Horário: 14h
  • Bloco Quintal da Dona Inês
    Endereço: Rua Hortência, 523 – Esplanada
    Horário: 13h30
  • De Seu Bento à Dona Lúcia
    Endereço: Praça Arcângelo Maletta, 8 – Santa Lúcia
    Horário: 13h30
  • Micareta do Me Gusta
    Endereço: Rua Nilo Aparecida Pinto, 380 – Planalto
    Horário: 13h
  • Unidos da Estrela da Morte
    Endereço: Rua Marechal Deodoro, 305 – Floresta
    Horário: 13h
  • Bloco Asa de Banana
    Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, 115 – Floresta
    Horário: 13h
  • Bloco Xibiu
    Endereço: Avenida dos Engenheiros, 612 – Castelo
    Horário: 13h
  • Carna15
    Endereço: Rua Jornalista Geraldo Resende, 482 – Serrano
    Horário: 13h
  • Bloco da Calixto
    Endereço: Av. Amazonas, 507, Centro
    Horário: 14h
  • Bloco do Vintão
    Endereço: Rua Judá, 386 – Glória
    Horário: 14h
  • Bloco do Veludo
    Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 820, Savassi
    Horário: 14h
  • Relembrando o Corso do Carnaval dos Anos 50
    Endereço: Rua Marília de Dirceu, 104 – Lourdes
    Horário: 14h
  • Bloco Baile da Sapataria
    Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 604 – Savassi
    Horário: 14h
  • Bloco Let’s Dance
    Endereço: Rua Professor Lourenço Menicucci Sobrinho, 15, Mangabeiras
    Horário: 14h
  • Bloco Buritis de Guimarães Rosa
    Endereço: Rua Henrique Badaró Portugal, 143 – Buritis
    Horário: 14h30
  • Bloco de Belô
    Endereço: Avenida Afonso Pena, 1454 – Centro
    Horário: 15h
  • TS Party BR
    Endereço: Avenida Augusto de Lima, 1883 – Barro Preto
    Horário: 15h
  • Gato Escaldado
    Endereço: Praça Deputado Renato Azeredo, 20 – Sion
    Horário: 15h
  • Bloco Haja Amor
    Endereço: Rua Sergipe, 719, Savassi
    Horário: 15h
  • Diabas de Luneta
    Endereço: Rua Silva Jardim, 25 – Floresta
    Horário: 15h
  • Bloco Demorô
    Endereço: Avenida Magenta, 536 – Vitória
    Horário: 15h
  • Bloco Oh Terezinha
    Endereço: Rua Divinópolis, 215 – Santa Tereza
    Horário: 15h
  • Bloco Oficina Tambolelê
    Endereço: Rua São Cosme, 105 – Novo Glória
    Horário: 15h
  • Bloco Sucatas
    Endereço: Rua Garoto de Ipanema, 307 – Etelvina Carneiro
    Horário: 15h
  • Bloco Clayton e Romário
    Endereço: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001 – São Luiz
    Horário: 15h
  • Bloco do Galo
    Endereço: Rua Christina Maria Assis, 551 – Califórnia
    Horário: 15h
  • Conexão African Beat
    Endereço: Praça da Liberdade, 770 – Savassi
    Horário: 15h30
  • Bloco Rastaxé
    Endereço: Praça Santa Rita, 200 – Esplanada
    Horário: 16h
  • Bloco da Língua
    Endereço: Rua Tigre, 115 – São Salvador
    Horário: 16h
  • Bloco do Improviso
    Endereço: Rua Maestro Dele Andrade, 1065 – Santa Efigênia
    Horário: 16h
  • Bloco Unidos do Parque Izidora
    Endereço: Rua Marcos Donato de Lima, 399 – Ribeirão de Abreu
    Horário: 16h
  • As Benzedeiras
    Endereço: Rua João Ramalho, 250 – Glória,
    Horário: 16h30
  • Bloco Minas Com Bahia
    Endereço: Avenida dos Engenheiros, 600 – Castelo
    Horário: 17h
  • Xô Preconceito! Meu Nome É Felicidade
    Endereço: Praça Rui Barbosa, 130 – Centro
    Horário: 17h
  • Bloco Anjos do Céu
    Endereço: rua Antônio Giarola, 41 – Céu Azul
    Horário: 17h30

Domingo – 02 de Março

Beiço do Wando recebe Fat Family no Carnaval de BH

Com cortejo marcado para domingo, dia 02 de março, Bloco Beiço do Wando, um dos mais tradicionais da cidade, espera reunir cerca de 100 mil foliões na capital mineira

“Quero vê-la sorrir” é o tema escolhido para o Carnaval 2025 pelo Bloco Beiço do Wando, um dos mais tradicionais da cidade. Extraída da música “Sandra Rosa Madalena”, de Sidney Magal, o tema do cortejo deste ano une dois elementos que marcam o projeto carnavalesco: a valorização feminina e o aspecto nostálgico da música popular brasileira. Por isso, convidadas especiais participam da apresentação deste ano, marcada tanto pela presença feminina quanto pela nostalgia: as integrantes do grupo Fat Family. O cortejo “Quero vê-la sorrir” desfila no domingo de carnaval, dia 02 de março, com concentração a partir das 09h. O bloco sairá da Avenida Brasil, 1245 – Funcionários em direção a Avenida do Brasil, 845 – Santa Efigênia

“A ideia é enaltecer as mulheres. Entender que a mulher pode ser o que ela quiser, que ela pode se sentir bem no carnaval”, destaca a cantora Karol Braga, vocalista do Beiço do Wando. “Por isso, o encontro entre nosso tema ‘Quero vê-la sorrir’ e o Fat Family é tão feliz”, complementa a artista.

Segundo a organizadora do Beiço do Wando, Renata Leite: “O Fat Family é marcado por essa força feminina tão potente, que tem uma longa história no cenário musical brasileiro”. Celebrando 25 anos de carreira, o Fat Family chega numa formação inteiramente feminina, com as irmãs Suzete, Katia e Simone. “A ideia de trazer os integrantes do Fat Family está intimamente ligada ao tema que escolhemos para este ano, nessa exaltação e valorização da liberdade da mulher” também destaca Renata.

O público pode esperar sucessos do grupo paulista na roupagem característica do Bloco Beiço do Wando, numa grande e nostálgica celebração. “A questão da nostalgia também é muito importante. As meninas do Fat Family fazem parte da nossa memória afetiva e também do nosso público”, conclui Karol. A cantora Maria Sabrina, filha de Wando, também irá participar do cortejo como uma das vocalistas do bloco.

Cortejo Bloco Beiço do Wando

Data: 02 de março – domingo

Horários: Concentração: 09h – Cortejo: 10h

Local: Avenida Brasil, 1245 – Funcionários – BH/MG

Pacato Cidadão desfila no domingo de Carnaval

Belo Horizonte se prepara para mais um grande momento do seu Carnaval! No dia 2 de março de 2025 (domingo), das 9h às 15h, o Bloco Pacato Cidadão retorna às ruas, prometendo um cortejo vibrante e inesquecível. A concentração será na Praça JK (Avenida dos Bandeirantes, 240 – Sion), com trajeto até a Praça da Bandeira (Avenida Afonso Pena com Avenida Bandeirantes – Mangabeiras). A expectativa é reunir cerca de 10 mil foliões, reafirmando a energia e a paixão do público pela fusão da música mineira com os ritmos carnavalescos.

Criado em 2017 por Guilherme Calk e Gustavo Maguá, o Pacato Cidadão conquistou seu espaço ao transformar clássicos de bandas icônicas do pop rock mineiro, como Skank, Jota Quest, Pato Fu e Tianastácia, em versões carnavalescas contagiantes. Misturando samba-reggae, ijexá e arrocha, o bloco entrega uma experiência única, carregada de nostalgia e animação.

Em 2020, o bloco arrastou impressionantes 25 mil foliões, consolidando-se como uma das atrações mais queridas do Carnaval de Belo Horizonte. No entanto, devido à falta de recursos, a edição de 2024 precisou ser pausada. Agora, com o patrocínio do Guaraná Antártica, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o bloco retorna com toda a estrutura necessária para garantir uma festa segura, inclusiva e memorável.

A produção do Bloco Pacato Cidadão é realizada por Cotta Gestão e Produção Cultural e Play Cultural, empresas reconhecidas pelo seu compromisso com a valorização da cultura e da música mineira.

Além da animação garantida pelo bloco, o evento contará com suporte operacional da Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, incluindo policiamento, limpeza urbana e banheiros químicos, assegurando conforto e segurança para todos os foliões.

 SERVIÇO

 Bloco Pacato Cidadão – Carnaval 2025

 Data: 2 de março de 2025 (domingo)

 Horário: 9h às 15h

 Concentração: Praça JK (Avenida dos Bandeirantes, 240 – Sion, Belo Horizonte – MG)

 Percurso: Praça JK até Praça da Bandeira

 Evento gratuito

 Acompanhe as novidades:  Instagram: @blocopacatocidadao

Bloco Show difunde a cultura periférica

No dia 2 de março, domingo de Carnaval, o Bloco Show realizará seu desfile oficial na Savassi. A concentração será às 13h, na Rua Sergipe, 793, com desfile pela Avenida Cristóvão Colombo e dispersão às 18h no cruzamento com a rua Alagoas. Como tradição, além da celebração, o evento será o momento de apresentar os resultados alcançados pelo projeto, que utiliza a música como ferramenta de transformação social.

O Bloco Show é formado por crianças e adolescentes que, ao longo de um ano, participaram de oficinas de iniciação musical e expressão corporal  nas comunidades. O grupo, com idade média de 12 anos e 5 meses, conta com 100 percussionistas e 20 bailarinas. Neste ano, o público contemplará o cortejo de um circo itinerante, como forma de valorização dos artistas de rua e integração das manifestações artísticas afro-brasileiras.

“O Grande Circo Bloco Show” apresenta um espetáculo artístico de alta performance, construído a partir dos aprendizados adquiridos nas atividades conduzidas em parceria com os projetos de polícia comunitária do 22º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Segundo Igor Emanuel, do Bloco Show, a produção musical desse desfile foi norteada pela união entre as artes cênicas do circo com a pluralidade do carnaval. “É uma iniciativa que une música, cultura e segurança pública para transformar vidas. Ao longo do ano, trabalhamos diretamente com crianças e adolescentes, proporcionando oportunidades de aprendizado e fortalecimento dos laços comunitários. O desfile é o momento de celebrar essas conquistas e mostrar à sociedade que é possível construir um futuro melhor com arte, educação e prevenção”, destaca.

A iniciativa busca fortalecer a relação entre jovens e agentes de segurança, promovendo diálogo e conscientização sobre cidadania e prevenção da violência urbana. Além do impacto social, os números obtidos ao longo desse pré-carnaval demonstram o êxito das ações descentralizadas com a conclusão de uma programação cultural de arte-educação gratuita que beneficiou mais de 2.000 pessoas dentro das comunidades Vila Ponta Porã e Pedreirinha.

Neste ano, o Bloco Show integra participantes das comunidades Pedreirinha, Ventosa, Morro das Pedras, Taquaril, Vila Ponta Porã, Serra, Acaba Mundo, Granja de Freitas, Gogó da Ema e Alto Vera Cruz. O Bloco Show é viabilizado com o patrocínio da Tambasa Atacadistas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

Serviço –  Bloco Show

Data: Domingo, 2 de março de 2025
Horário: 13h às 18h
Local: Rua Sergipe, 793 – Savassi

Batuque Coletivo no domingo de Carnaval em BH

Falta pouco para que toda a energia do Batuque Coletivo agite o Carnaval de Belo Horizonte. Com a banda no trio elétrico e uma animada bateria puxando os foliões, o bloco, que conta com o patrocínio da Brahma, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, desfila no dia 02 de março, domingo, com concentração a partir das 14h e desfile das 15h às 19h, na Avenida Sonorizada Brasil. Neste ano, tema é “Bateria Vermelha – Homenagem a São Jorge”.
Bruno Simão, um dos fundadores e líderes do bloco, explica que o tema traduz uma metáfora poderosa do Batuque Coletivo. “Assim como São Jorge, símbolo de coragem e resistência, que enfrentou o dragão e todas as adversidades em nome da fé e da justiça, nossa trajetória também é marcada pela superação dos desafios cotidianos. Quando começamos, não imaginávamos que chegaríamos aonde estamos hoje e posso dizer que toda a nossa equipe foi muito guerreira. Então, a nossa homenagem é justa e tem tudo a ver com tudo o que passamos”, disse.
Para Junior Simão, irmão de Bruno, também fundador e líder do bloco, o tema reflete o espírito vibrante do Carnaval de Belo Horizonte. “Trabalhamos com duas cores. O vermelho, que pulsa com a paixão e a vitalidade do sangue, representa não só a coragem do guerreiro, mas também a energia que contagia os carnavais do nosso Brasil. Por outro lado, o branco representa a paz e a união de forças, que resgata nossas raízes e celebra a diversidade dos ritmos, sendo a essência do Batuque Coletivo. Nossa história de resiliência e união, construída dia após dia, é o que nos impulsiona a transformar cada obstáculo em motivo para celebrar a vida e a cultura carnavalesca”, completa.
Serviço
• O que: Desfile do Batuque Coletivo
• Quando: domingo, 02 de março, das 15h às 19h
• Onde: Avenida Sonorizada Brasil

Bloco Jângalove 2025

Preparem-se para mais um ano de pura folia! O Bloco Jângalove, um dos mais queridos e tradicionais de Belo Horizonte, está de volta para celebrar 11 anos de história, alegria e muita música. No domingo, 02 de março, a partir do meio-dia, a festa tomará conta da Rua Outono, 523, em frente ao famoso bar Jângal, com uma programação imperdível.

Uma Década de Alegria e Música: O Jângalove não é apenas um bloco, mas uma manifestação vibrante do amor e da felicidade, trazendo para as ruas de Belo Horizonte um espetáculo de cores, sons e emoções. Celebrando 11 anos, o bloco eleva ainda mais as expectativas, prometendo uma experiência de Carnaval única e memorável.

Entre as atrações confirmadas está o Bloco da Família: Organizado pela renomada escola de música Cavallieri, o Bloco da Família traz um repertório diversificado e animado, perfeito para todas as idades. Outra atração é a talentosa cantora Rayra Miranda, conhecida por sua energia contagiante e voz marcante, promete embalar o público com seus sucessos e hits carnavalescos. O Bloco da Dri vem com um repertório que mistura ritmos variados e muita animação, o Bloco da Dri é garantia de diversão para todos os foliões. Tem ainda o icônico DJ Kriok, residente do Jângal, trará seu setlist explosivo para não deixar ninguém parado, com os melhores hits do Carnaval e da música eletrônica. E mais: DJ Humberto Bonaldi, outro nome de peso nas pick-ups, DJ Humberto Bonaldi promete agitar a festa com sets vibrantes e cheios de energia.

Detalhes do Evento:

Data: Domingo, 02 de março de 2025

Horário: A partir do meio-dia

Local: Rua Outono, 523, em frente ao bar Jângal

Para mais informações, siga o Jângal nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

https://www.instagram.com/jangalbh/

(31) 3653-8947

Lagum confirma a edição 2025

Vai ter Lagum na Avenida no Carnaval 2025 de Belo Horizonte! A banda mineira confirmou que o seu bloco de carnaval terá a segunda edição neste ano. Os músicos vão desfilar com seu trio elétrico na avenida no dia 02 de março, domingo. A concentração será às 7h, na Rua Sergipe, próximo à Praça da Liberdade, e o bloco vai percorrer a Avenida Brasil, fazendo o mesmo trajeto da primeira edição.

Em 2024, mais de 100 mil foliões acompanharam a banda em seu bloco, e a bateria contou com 50 artistas, número que será mantido para a segunda edição. “Foi uma energia incrível, com pessoas de todas as idades e muitas famílias acompanhando o nosso carnaval. Esperamos fazer novamente uma edição maravilhosa e ainda maior. Vamos chegar na avenida com mais força e com um repertório especial! Estamos ensaiando desde janeiro e o público pode esperar aquela energia carnavalesca vibrante, junto com os maiores sucessos da Lagum, vai ser uma combinação incrível que tenho certeza que todo mundo vai amar”, ressalta Pedro Calais.

Bloco Abalô-Caxi

No dia 2 de março, a partir das 8h, o Bloco Abalô-Caxi toma as ruas do centro de Belo Horizonte com seu cortejo, saindo da Praça Sete. Em 2025, o desfile traz o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical”, uma celebração da diversidade, resistência e das influências afro-latinas e mineiras, com destaque para a inclusão e protagonismo da população LGBTQIAP+.

Uma das novidades do desfile do Bloco Abalô-Caxi deste ano será a ala de dança, comandada pelo bailarino e coreógrafo Lucas Rocha, que pela primeira vez irá abrir o desfile à frente da bateria. Em 2025, o cortejo do Bloco Abalô Caxi traz o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical” propondo um resgate cultural, político e estético que celebra as raízes afro-brasileiras, indígenas e latinas, com foco especial na inclusão da população LGBTQIAPN+. Inspirado pelo movimento antropofágico, o bloco trabalha a ideia de desconstruir a hegemonia cultural eurocêntrica, colocando o Sul no centro das narrativas.

O Abalô-Caxi, criado em 2017, é conhecido por suas performances vibrantes e engajadas, trazendo a essência da cultura mineira para as ruas, embalados por um repertório recheado de músicas brasileiras. O bloco transforma o Carnaval em um espaço de diálogo, onde a arte se mistura à luta por respeito, igualdade e visibilidade aos grupos minoritários. Seu primeiro desfile aconteceu no Horto, próximo ao antigo bar Zona Last, quando ainda utilizava o nome Alô Abacaxi, e desde então o bloco já desfilou por diferentes pontos da cidade. No último ano, o grupo arrastou 60 mil foliões pelas ruas com o tema “Amor por princípio”, saindo na manhã de domingo na Avenida Amazonas, com uma bateria que contou com 317 participantes.

Desde sua criação, o Abalô-Caxi somando suas vozes e bateria a um Carnaval inclusivo e de luta, característico de Belo Horizonte. Com suas raízes na diversidade mineira, o bloco incorpora elementos das culturas afro-latinas e indígenas, celebrando a pluralidade de vozes e histórias que compõem a identidade brasileira.

  • Lagum Na Avenida, às 8h, Rua Sergipe, 800, Savassi
  • Me Beija que Eu Sou Pagodeiro, às 8h, local a confirmar
  • Bloco Do Corre! Carnaval + Corrida, às 8h, Alameda Das Palmeiras, 839, São José
  • Pena De Pavão De Krishna, às 8h, Avenida José Cândido Da Silveira, 1900, Horto Florestal
  • Bloquê-O-Quê Da Bilu, às 8h, Rua Alvarenga Peixoto, 1301, Santo Agostinho
  • Bloco da Esquina, às 8h, Avenida dos Andradas, 3.566, Pompéia
  • Bloco Abalô-Caxi, às 8h, Rua dos Tamoios, 369, Centro
  • Bloco Da Martinha, às 8h30, Rua Dos Metalurgicos, 116, Alípio De Melo
  • Todo Mundo Cabe No Mundo, às 9h, Rua Piaui, 628, Santa Efigênia
  • 99 Não É 100, às 9h, Avenida Augusto De Lima, 1845, Barro Preto
  • Beiço Do Wando, às 9h, Avenida Brasil, 1296, Funcionários
  • Bloco Filhos Da PUC MG, às 9h, Rua Professor Moraes, 226, Savassi
  • Bloco De Pífanos BH, às 9h, Rua Marmore, 169, Santa Tereza
  • Bloco Cilada, às 9h, Rua Manoel Dos Reis, 30, Jaraguá
  • Baiãozinho de Rua, às 9h, Rua Dos Tabaiares, 93, Floresta
  • Cenário Kids, às 9h, Rua Michel Jeha, 178, São Bento
  • Brócolis – Bloco Infantil, às 9h, Rua Braganca, 4, Coqueiros
  • Mindinho Bateria Mirim, às 9h, Rua Adamina, 349, Santa Tereza
  • Carnapet Arrudas, às 9h, Rua Conselheiro Rocha, 2539, Santa Tereza
  • Bloco Pacato Cidadão, às 9h, Avenida Dos Bandeirantes, 240, Sion
  • Raga Mofe, às 10h, Rua Frei Orlando, 1035, Caiçaras
  • Apple Party Bh (Bloco Maça Do Amor), às 10h, Rua Fernandes Tourinho, 513, Savassi
  • Turma Do Passinho Raul Latrel, às 10h, Rua Rio De Janeiro, 700, Centro
  • Orisamba: Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar, às 10h, Rua Itapecerica, 311, Lagoinha
  • Bloco Du Coco, às 10h30, Rua Francisco Bicalho, 2245, Caiçara-Adelaide
  • Abre Que Tô Passanú, às 11h, Praca Marino Mendes Campos, 1100, Anchieta
  • Bloco Do Mamá, às 11h, Rua Lidio Lunardi, 83, Maria Virgínia
  • Kola Em Mim Que Cê Brilha, às 12h, Rua Oeste, 650, Calafate
  • Baianeiros, às 12h, Avenida Altamiro Avelino Soares, 145, Castelo
  • Bloco De Rua Inocentes De Santa Tereza, às 12h, Rua Marmore, 144, Santa Tereza
  • Bloco Da Anninha, às 12h, Avenida Fleming, 200, Ouro Preto
  • Bloco Motoqueiro é a Mãe, às 12h, Avenida Magenta, 520, Vitória
  • Bloco Da Graça, às 12h, Rua Silveira, 525, Graça
  • Bloco Show, às 13h, Rua Sergipe, 884, Savassi
  • Granadas De Alegria, às 13h, Avenida Silva Lobo, 1338, Nova Granada
  • Bloco Do Jiló, às 13h, Rua Contagem, 815, Santa Inês
  • Jângalove, às 13h, Rua Outono, 547, Cruzeiro
  • Bloco Da Fofoca – Carimbó, às 13h, Avenida Assis Chateaubriand, 781, Centro
  • Bloco Dos Super Heróis, às 13h30, Rua Araguari, 1577, Santo Agostinho
  • Angola Janga, às 14h, na Av. Amazonas, Centro
  • Bloco Baile da Serra, às 14h, na Avenida Mem de Sá, 2039, Fazendinha
  • Bloco On Cê Tá, às 14h, na AVenida General Olimpo Mourão Filho, 744, Itapoã
  • Bloquim Dubem, às 14h na rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova
  • Batuque Coletivo, às 14h, na avenida Brasil, 1145, Funcionários
  • Bloco Amigos do Bazin, às 14h, na rua Ministro Orozimbo Nonato, 1020, Dona Clara
  • Bloco Mariposas, às 14h, na Rua Gêmeos, 10, Ribeiro de Abreu
  • Bloco Do Bigode, às 14h, Rua Pinheiros, 858, Aparecida
  • Micareteiros, às 14h, Rua Professor Moraes, 226, Savassi
  • Bloco Da Saúde, às 14h, Rua Mármore, 161, Santa Tereza
  • Unidos Do Samba Queixinho, às 14h, Rua Da Bahia, 2178, Lourdes
  • Cortejo “As Grandes Figuras”, às 14h, Rua Luiz Brandão, 860, Paraíso
  • Bloco Vou Ali E Volto, às 14h, Praça Tejo, 34, Padre Eustáquio
  • É o Amô: às 15h, Andradas, 3560, Santa Efigênia
  • Bloco Pipixo, às 15h, na Avenida Saramenha, 227, Floramar
  • Bloco da Mary Fernandes, às 15h, na Avenida Antônia Abrahão Caram, 1001, São Luíz
  • Unidos Bairro São Paulo, às 15h, na Rua Manoel Rubim, 300, São Paulo
  • Afoxé Bandarerê, às 15h, na Praça México, 209, Concórdia
  • Bloco Furacão Trembase, às 10h, na Praça Zamenhof, 10, Floresta
  • Bloco Carnavalesco, Cultural e Recreativo Vejo Flores em Você, às15h, Rua Jorge Antônio Nassar, 293, Letícia
  • Bloco Eleganza, às 15h, na Rua Itajubá, 268, Floresta
  • Acadêmicos, às 15h, na Avenida Artur Bernardes, 564, Vila Paris
  • Quem Eu Quero Não Me Quer, às 15h, na Rua Senador Lima Guimarães, 204, Buritis
  • Unidos da Beira Linha, às 16h, na rua Antônio Mariano de Abreu, 276, Paulo VI
  • Carna Point, às 16h, na avenida Catulo da Paixão Cearense, 200, Bairros das Indústrias I
  • Carnasoul, às 16h, na Avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro
  • Amigos da PPL BH, às 16h, na Rua Arariba, 331 – Aparecida
  • Bloco da Insanidade, às 16h, na Avenida Afonso Penas, 4346, Cruzeiro
  • Bloco Tô de Altas, às 18h, na Avenida Fleming, 212, Ouro Preto

Segunda – Feira – 03 de Março

Baianas Ozadas celebra 40 de axé com legitimidade

O Baianas Ozadas confirma o seu desfile para a segunda-feira de carnaval, 03 de março. A concentração será às 08h, na Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, que receberá a tradicional lavagem das escadarias antes de a folia começar. Com o tema “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”, o bloco celebra a força feminina e em prol do respeito e igualdade contra o assédio e todas as formas de violências contra as mulheres. Além disso, de cima do trio elétrico, acompanhada pela bateria e ala de dança, a banda vai homenagear os 40 anos do Axé Music.
O bloco vai apresentar duas novas canções na avenida. A música tema “Mais respeito, mais amor” celebra as quatro décadas do Axé Music, enquanto “Yayá Marabô,” uma parceria entre Geo Ozado e os baianos Pablo Moraes e Priscila Magalhães, aparece como uma cantiga de amor em homenagem a Iemanjá; esta última mistura no arranjo o ijexá e o samba reggae, dois dos ritmos mais tradicionais da Bahia. Além disso, para o cortejo de 2025, o Baianas Ozadas promete desfilar na avenida com integrantes usando mamães-sacodes, adereços de mãos muito lembrados e utilizados nas folias baianas entre os anos 70 e 90.
O baiano Geo Ozado, fundador e vocalista, destaca a importância do Axé Music para o bloco. “Considero o Baianas Ozadas filho e fruto deste movimento, pois vive o auge dele no final dos anos 80 e meados de 90 nos carnavais da Bahia. O Baianas em BH é quem melhor reproduz com verdade na música, estética e ritos o que é a diversidade do carnaval baiano, com toda sua pluralidade e muita reverência a esta ancestralidade contemporânea. Vamos além Axé Music, pois acredito que o movimento nada seria sem os blocos afros, a invenção do trio elétrico de Dodô e Osmar e os eternos carnavais que completa 75 anos, o aparecimento de Moraes Moreira como primeiro cantor de trio até surgir Luiz Caldas e diversos outros artistas que são estrelas do carnaval de Salvador”, conta.
O Axé Music, gênero musical que surgiu na Bahia no início dos 1980, completa 40 anos em 2025. O termo, que surgiu de um deboche de certo jornalista da imprensa baiana de forma pejorativa, acabou caindo no gosto do público e deu nome ao movimento. Da mistura de ritmos como frevo, ijexá, galope junino, reggae até a criação do samba reggae pelo Olodum, o axé se tornou um fenômeno nacional, embalando gerações e se tornando sinônimo de alegria e energia. Artistas pioneiros como Luiz Caldas, Sarajane, Gerônimo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, e bandas como Chiclete com Banana, Cheiro de Amor, Eva e Asa de Águia, além dos afros Olodum, Ilê Aiyê e Timbalada, são ícones imortalizados desta época de ouro do carnaval da Bahia e foram fundamentais para a consolidação e popularização do gênero.
O Araketu, liderado inicialmente por Tatau, teve um papel crucial na evolução do axé, trazendo uma fusão inovadora de ritmos afro-baianos com pop e reggae, e sendo considerados os criadores de uma linguagem afro pop, em que a banda do Baianas Ozadas muito se inspira. “Este afro pop é a base de Yayá Marabô, que traz uma fusão de ritmos tradicionais como o ijexá que remonta aos primeiros afoxés e cortejos do carnaval da Bahia com o samba reggae de Neguinho do Samba, que dialogou com Michael Jackson, Paul Simon e ganhou o mundo. Somos o bloco no carnaval de Beagá que mais tocamos ijexá. Temos de dizer isso, porque representa a tradição que veio primeiro, muito presente nas nossas lavagens, no nosso rito de início do cortejo, por trazer a calmaria junto com a alegria e orientar a energia que queremos levar para o público na nossa festa”, diz Geo Ozado.
Serviço
Desfile do Baianas Ozadas
• Data: segunda-feira de Carnaval, 03 de março de 2025
• Horário: concentração a partir das 8h, com início às 9h
• Local: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte, com concentração em frente à Igreja São José.

Bloco LEÃO DA LAGOINHA 

Leão da Lagoinha, bloco mais antigo de Beagá, com 78 anos, abre sua agenda de ensaios e divulga o tema enredo deste ano.   

Na segunda-feira, 3 de março, o Bloco Leão da Lagoinha fará seu cortejo. A concentração será na Rua Itapecerica, com Rua Machado de Assis, às 15h. Às 18h30, o bloco fará a abertura oficial dos desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba de Belo Horizonte. Neste ano, o Bloco levará Cosme e Damião para a Avenida, com o samba-enredo “Cosme e Damião, sincretismo e fé”, de Gilmar Batista. “Quem não se lembra de na infância, correr pelas ruas em busca dos saquinhos de doce de Cosme e Damião?”, recorda o presidente do Bloco, Jairo Nascimento, com saudosismo.

No catolicismo, os irmãos gêmeos Cosme e Damião viviam na região da Síria e eram médicos que se dedicavam à caridade, atendendo os mais pobres. Na umbanda, São Cosme e Damião, são os Orixás Ibejis, gêmeos filhos de Xangô e Iansã. Nas religiões de matriz africana, a eles eram ofertados doces em busca de graças e proteção. Os Ibejis são considerados os protetores das crianças. A tradição de distribuir doces e pipocas também é uma forma de honrar Cosme e Damião. Os doces são uma oferenda para os orixás, que representam a inocência e a felicidade das crianças.

Onde. Rua Itapecerica, com Rua Machado de Assis na Lagoinha, às 15h. Abertura dos Desfile Oficial de BH – Avenida Afonso Pena, às 18h30

Bloco Gandahia volta com tudo para o Carnaval de BH

Evoto

 

O Bloco Gandahia volta ao cenário carnavalesco de BH, após uma parada de 5 anos, com uma estrutura inédita. E um dos maiores trios que percorre as ruas da cidade. O trio elétrico será comandado pela cantora Geisa Carneiro, conhecida na cena carnavalesca de BH. “Estamos muito felizes com essa volta e temos certeza de que vamos levar muita alegria, axé e descontração para este Carnaval de BH”, fala um dos idealizadores do bloco Mauro Draft.

O Bloco sai no dia 03 de março, segunda de Carnaval, da Av. Aggeo Pio Sobrinho e Av. Henrique Badaró Portugal, com concentração às 11 horas. A estimativa de público e de 30 mil pessoas. O Bloco tem patrocínio da Cemig, a energia da cultura e Governo do Estado,  e apoio da Belotur, BH Trans, Prefeitura de BH, Polícia Miltar e Bombeiros.

Sobre a Cantora

Com raízes na Bahia e um amor profundo por Minas Gerais onde reside, Geisa Carneiro se destaca como uma das melhores intérpretes da cena musical atual de Belo Horizonte. Com um timbre único, potência vocal e uma sensibilidade inigualável em suas interpretações, Geisa é uma artista que se conecta profundamente com seu público, transbordando sempre seu carisma e seu Axé nos palcos. Desde 2019, Geisinha como é carinhosamente chamada pelos foliões, comanda com toda sua autenticidade o Bloco “Eu Não Vou Embora” no Carnaval de BH, este que se consolidou como a segunda maior festa de carnaval do Brasil.

Sua energia contagiante e sua presença magnética transformam cada apresentação em uma verdadeira celebração, enchendo os corações de amor e alegria. Em 2025, Geisa Carneiro dará início a uma turnê especial em homenagem aos 40 anos do AxéMusic, um gênero que, segundo a própria artista, a escolheu. “O Axé é parte de mim, e eu sou grata por poder compartilhar essa essência com todos”, afirma Geisa, destacando a importância da música na sua vida e carreira.

Serviço:

Segunda, 03 de março

A partir das 11h

Av. Aggeo Pio Sobrinho, próximo ao nº 401 – Buritis

Havayanas Usadas tem participação de Sandrá Sá

No dia 3 de março, o Havayanas Usadas convida os foliões a celebrarem o axé e a cultura afro-brasileira em mais um cortejo eletrizante. Desta vez, o bloco parte do tema “Eles Não Ligam Pra Gente”, inspirado nos 30 anos do clássico encontro entre Michael Jackson e Olodum no Pelourinho. O encontro conta com a participação especial de Sandra Sá, que interpretou canções que se tornaram verdadeiros hits da música brasileira.

O tema deste ano propõe uma reflexão sobre a invisibilidade e a luta da população negra no Brasil. Neste contexto, reforça a cultura e a arte como pilares de força e como ferramenta de protesto e de transformação social. O cortejo assim torna-se um encontro para juntar forças e celebrar a arte afro-brasileira.

Rodrigo Magalhães comenta: “A composição ‘They Don’t Care About Us’ diz sobre resistir e funciona como um canto de força para encarar as opressões diárias. No nosso cortejo, essa mensagem se traduz em batuques, cores e vozes que ecoam a beleza das tradições negras, que fazem parte da cultura brasileira e a tornam tão única”.

A partir do guia, nas sonoridades, o bloco vai mergulhar no Afro Pop. Grande expoente do gênero, a cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes será a grande homenageada do encontro. Além disso, os clássicos do axé music dos anos 80 e 90, que marcam a identidade sonora do bloco, seguem presentes. Vozes em alto astral vão de Edson Gomes a Daniela Mercury, de Bamda Mel a Timbalada, de É O Tchan a Jorge Ben Jor.

SERVIÇO

Cortejo Havayanas Usadas 2025

Dia 3 de março de 2025

Concentração: 9h

Saída do cortejo: 10h

Local: Av. Andradas, 3700

Bloco do Sebá estreia no Carnaval 

Belo Horizonte ganha mais um reforço na diversidade musical do Carnaval de rua em 2025 com a estreia do Bloco do Sebá – abre alas pro caboclinho. A concentração está marcada para segunda-feira, 3 de março, às 8h da manhã, na Rua Sapucaí, 105, no bairro Floresta. O cortejo segue pelas avenidas Francisco Salles e Assis Chateaubriand, embalado por um trio elétrico e banda completa.

Criado pelo cantor e compositor Sebá, natural de Januária (MG), o bloco traz um repertório quente e envolvente, misturando axé, pagodão baiano e música autoral. A proposta é conectar a musicalidade do Norte de Minas à efervescência do Carnaval belorizontino, em um movimento que celebra a identidade cabocla e a cultura popular.

A ideia do bloco surgiu em 2024, mas precisou ser adiada por falta de estrutura. Agora, com apoio de parceiros e patrocínio da Xeque Mate Bebidas, o projeto sai do papel e promete uma estreia marcante. A produção fica por conta de A Fábrica Criativa, Bloco do Sebá e Tati Bocão, com apoio da Urutu Produções e recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e Turismo e Ministério da Cultura. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e Turismo e Ministério da Cultura.

Serviço – Bloco do Sebá
Data: 3 de março de 2025 (segunda-feira de carnaval)
Concentração: 8h
Saída: 9h
Local: Rua Sapucaí, 105 – Bairro Floresta, Belo Horizonte
Percurso: Avenida Francisco Salles → Avenida Assis Chateaubriand
Atrações: Sebá e convidados especiais: Edssada, Manana, Jeffim do Swing Safado e Augusta Barna
Estilo musical: Axé, pagodão baiano e repertório autoral
Destaque: Trio elétrico e banda completa
Realização: A Fábrica Criativa, Bloco do Sebá e Tati Bocão
Patrocínio: Xeque Mate Bebidas
Apoio: Urutu Produções
Entrada gratuita
Mais informações: @blocodoseba

Lamparina sai com bloco “Não Me Entrego Pros Caretas”

Grupo mineiro que conquistou o Brasil com sua mistura envolvente de ritmos brasileiros, a Lamparina reforça sua profunda ligação com o Carnaval com mais um cortejo nas ruas de BH. O grupo formado por Cotô Delamarque, Marina Miglio, Calvin Delamarque, Stênio Galgani, Bino e Thiago Groove marcou presença na folia em 2024 com o bloco Trio Tropical, em parceria com a banda Graveola, com performances vibrantes e repertórios que exaltam a música popular brasileira. Agora, no dia 03 de março, segunda-feira de Carnaval, eles retornam com o seu próprio bloco, “Não Me Entrego Pros Caretas”. Com o tema “Original Brasil”, o  desfile  chega como um manifesto sobre a diversidade cultural, social e artística do país, refletindo a essência do álbum lançado em 2023. Confira mais informações sobre a celebração que acontecerá no coração de Belo Horizonte aqui.

Com a proposta de apresentar um Brasil autêntico, que não se curva aos estereótipos, acolhe suas diferenças e exalta sua força criativa, o bloco será uma grande celebração da brasilidade, promovendo um espaço de inclusão, resistência e liberdade. O bloco “Não Me Entrego Pros Caretas” se concentra na Rua Sergipe, na esquina com a Av. Cristóvão Colombo, na Savassi, das 9h às 10h; segue com o desfile entre 10h e 12h, pela Av. Brasil com a Rua Sergipe até esquina com a Rua Pernambuco; e a dispersão acontece das 12h às 13h, na Av. Brasil com esquina na Rua Pernambuco.

“Não Me Entrego Pros Caretas” – Lamparina no Carnaval contará com participações especiais de grandes nomes da música local: o ato de abertura será guiado pelo Bloco Sem Manicômios e Sem Prisões, enquanto a apresentação da Lamparina tem a presença da conterrânea AMANDONA e da banda Piraboa. Juntos, os artistas esquentam o público mineiro com um repertório cheio de clássicos do Carnaval, além das canções autorais do sexteto que fazem o público dançar do começo ao fim. O desfile é um dos mais esperados da programação e reforça o compromisso do grupo em levar agito e diversidade para as ruas de Belo Horizonte.

A luta antimanicomial será também um dos pilares do desfile, conectando-se diretamente à ideia de liberdade, resistência e empatia – valores que “Original Brasil” carrega. O Bloco “Não Me Entrego Pros Caretas” foi pensado como uma plataforma para levantar bandeiras de saúde mental, inclusão e dignidade, reforçando a importância dessa causa no contexto social brasileiro. O projeto LAMPARINA NO CARNAVAL é patrocinado pela Ambev, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização de MacacoLab e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado eficiente.

Além do desfile em Belo Horizonte, a festa da Lamparina vai atravessar fronteiras. Em fevereiro de 2025, a banda leva toda sua energia para São Paulo, subindo ao palco do Cine Joia no dia 21 de fevereiro, com um show especial de pré-Carnaval. Os ingressos já estão disponíveis aqui.

SERVIÇO
Bloco “Não Me Entrego Pros Caretas” – Carnaval 2025
Data: 03 de março (segunda-feira de Carnaval)
Local: Savassi, Belo Horizonte
Horário:
– Concentração: 9h às 10h | Rua Sergipe, na esquina com Av. Cristóvão Colombo
– Desfile: 10h às 12h | Percurso: Av. Brasil com a Rua Sergipe até esquina com a Rua Pernambuco
– Dispersão: 12h às 13h | Av. Brasil esquina com a Rua Pernambuco

  • Baianas Ozadas, 8h, na Avenida Amazonas, 507, Centro
  • Bloco Macaco Maluco, às 08h, na Avenida João Pinheiro, 262, Lourdes
  • Bloco do Sebá – Abre Alas pro Caboclinho, às 08h, na Rua Sapucaí, 105, Floresta
  • Bloco Havayanas Usadas, às 08h, na Avenida dos Andradas, 3560, Pompéia
  • Não Me Entrego Pros Caretas – Lamparina no Carnaval, às 08h30, na Rua Sergipe, 800, Savassi
  • Bloco do Tavinho, às 09h, na Avenida Clara Nunes, 100, Renascença
  • Bloco Corte Devassa, às 09h, na Rua dos Tabaiares, 100, Floresta
  • Chora Cavaco, às 09h, na Rua Ferrara, 399, Bandeirantes
  • Resenha Amigos do Edgar, às 09h, na Praça Santa Rita, 200, Esplanada
  • Daquele Jeito, às 09h, na Rua da Bahia, 1764, Lourdes
  • Mulheres Timbaleiras e Bloco Filhos da PUC MG, às 09h, na Avenida Afonso Pena, 1377, Centro
  • EBBloco, às 09h30, na Rua Vicente Risola, 33, Santa Inês
  • Bloco Xibiuzinho, às 09h30, na Avenida dos Engenheiros, 578, Castelo
  • BDC na Folia, às 10h, na Rua Patrocínio, 178, Carlos Prates
  • Românticos São Loucos, às 10h, na Rua Mármore, 170, Santa Tereza
  • Bloco do Vô Manoel de Aruanda, às 10h, na Rua Machado de Assis, 197, Senhor dos Passos
  • Belorinho, às 10h, na Avenida Getúlio Vargas, 1600, Savassi
  • Não Acredito Que Te Beijei-Uai, às 10h30, na Avenida Deputado Álvaro Antônio, 1250, Bairro das Indústrias I
  • Unidos do Barro Preto, às 11h, na Avenida Augusto de Lima, 1833, Barro Preto
  • Bom Bloquiu, às 11h, na Praça da Bandeira, 30, Mangabeiras
  • 13 de Maio, às 12h, na Rua Alberto Cintra, 348, União
  • Bloco Alalaor, às 12h, na Rua Silvianópolis, 189, Santa Tereza
  • Bloco Du China, às 12h, na Rua Itutinga, 35, Minas Brasil
  • VemKáVê, às 12h, na Rua Inês Glansman, 15, Ribeiro de Abreu
  • Unidos de São Vicente, às 12h, na Praça Paulo Sigaud, 65, Calafate
  • Bloco da Cíclica, às 13h, na Rua Oeste, 650, Calafate
  • Bloco Pé Vermei, às 13h, na Avenida Bueno Siqueira, 88, Santa Rosa
  • Bloco Circulou BH, às 13h, na Avenida dos Engenheiros, 578, Castelo
  • Bloco da Cinara, às 13h, na Rua Mármore, 169, Santa Tereza
  • Maria Pretinha, às 13h, na Avenida General Olímpio Mourão Filho, 193, Planalto
  • Alcova Libertina, às 14h, na Avenida Brasil, 1285, Santa Efigênia
  • Ziriguidun, às 14h, na Avenida Amazonas, 507, Centro
  • Pipicho, às 14h, na Rua Sai, 312, Graça
  • Bloco Tá Mole Mas é Meu, às 14h, na Rua Dom Oscar Romero, 345, Nova Gameleira
  • Bloco da Pri, às 14h, na Rua Itapagipe, 339, Concórdia
  • Saiba Viver, às 14h, na Praça da Liberdade, 680, Savassi
  • Arrastão Eletrônico pela Paz, às 14h, na Avenida Assis Chateaubriand, 115, Floresta
  • Amigos da Rua do Córrego, às 14h, na Rua Viçosa, 636, Santo Antônio
  • Samba Cana, às 14h, na Avenida Silva Lobo, 1752, Nova Granada
  • Bloco do Seu Brás, às 14h, na Rua Braz Cubas, 147, Anchieta
  • Bloco Me Deixe, às 14h, na Rua Alagoas, 1356, Savassi
  • Corpo Indecente, às 14h, na Avenida João Pinheiro, 611, Boa Viagem
  • O Leão da Lagoinha, às 15h, na Rua Itapecerica, 900, Lagoinha
  • Bloco Bem Sertanejo Michel Teló, às 15h, na Avenida Antônio Abraão Caram, 1001, São Luíz
  • Bloco Ziguiriguidum, às 15h, na Avenida Afonso Pena, 1377, Centro
  • Axé Retrô do Marão, às 15h, na Rua Pedro Sigaud, 360, Grajaú
  • Bloco da Horny, às 15h, na Rua dos Guajajaras, 1520, Barro Preto
  • Bloco Sou Vermelho, às 15h, na Avenida Álvares Cabral, 369, Lourdes
  • Bloco And Roll, às 15h, na Avenida Augusto de Lima, 1883, Barro Preto
  • Bloco Growth, às 16h, na Rua Cesário Alvim, 398, Padre Eustáquio
  • Bloco Love/Paranoia, às 16h, na Rua Patrocínio, 1, Carlos Prates
  • Bloco Rastaxé, às 16h, na Praça Santa Rita, 210, Esplanada

Terça – Feira – 04 de Março

Bartucada faz ‘Loira do Bonfim’ e ‘Cintura Fina’

Quem é que não guarda na memória aquela coleção de causos e lendas urbanas que marcaram época? Em Belo Horizonte, o bairro Bonfim abriga história de personagens que há décadas povoam o imaginário dos moradores: a sedutora e misteriosa ‘Loira do Bonfim’ que marcava encontros com homens no cemitério do bairro, e a travesti ‘Cintura Fina’, que apesar de ser amigável com os vizinhos, era temida por policiais e bandidos ao se defender com a sua afiada navalha.

São histórias como estas que vão compor o tradicional desfile da Bartucada, um dos principais cortejos da folia na capital mineira. O desfile, será na terça-feira de Carnaval, 4 de março, e terá concentração a partir das 13h na avenida Brasil, 1.145, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Nascida em Diamantina, a Bartucada, que celebra neste ano o seu 53º Carnaval, pretende fazer um megashow com muito som marcado por metais, percussão e muito estilo em desfile de trio elétrico, que será acompanhada de sua ala caricata com bonecos gigantes, o Brókio do Xai-Xai de Diamantina.

Segundo a organização da Bartucada, são esperadas 500 mil pessoas no desfile no Dia de Carnaval, movimento que tem registrado crescimento espontâneo a cada ano. Já o desfile, terá a duração de quatro horas e seguirá até a frente do icônico prédio do Colégio e Centro Universitário Arnaldo Janssen, na Praça João Pessoa.

“A Bartucada nasceu em Diamantina, que é como um berço da cultura mineira, junto com Ouro Preto, Mariana e Tiradentes. Desde lá, nossa missão é resgatar e valorizar as tradições, personalidades e culturas que fazem parte da nossa identidade. No ano passado, tivemos a honra de homenagear o Milton Nascimento, uma estrela da música mineira. E este ano, vamos além, resgatando a história da ‘Loira do Bonfim’ e da ‘Cintura Fina’, que às vezes são esquecidas, mas que são parte importante da história da nossa cidade e do Bonfim”, afirma o fundador e presidente da Bartucada, Conrado Fabrino.

SERVIÇO _______________________________________

Desfile Bartucada e Brókio do Xai-Xai

Dia: 4 de março de 2025, terça-feira de Carnaval

Concentração: 13h

Saída do trio: 14h

Local: avenida Brasil, 1.145, Funcionários, Belo Horizonte

Evento: gratuito

Juventude Bronzeada

Com o tema “A vida presta”, inspirado na icônica frase da atriz Fernanda Torres, que dá vida a Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, o cortejo do Juventude Bronzeada acontece na terça-feira, dia 4 de março, às 9h, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta.

 

Bloco Pisa na Fulô com participação especial de Chico César

Reconhecido por exaltar a tradição do forró no Carnaval, o bloco Pisa na Fulô completa 10 anos em 2025. O cortejo deste ano, que acontece na terça-feira (4/3), conta com participação especial de Chico César, que dialoga fortemente com a proposta do bloco de celebrar tradições e riquezas populares. O bloco tem expectativa de receber mais de 100 mil pessoas, com cerca de 250 integrantes conduzindo a festa.

As comemorações seguem o tema “Ser tão Belô”, que reforça a ligação da história do bloco com a do Carnaval de rua de Belo Horizonte. Marina Faria, produtora do bloco, comenta sobre o conceito: “‘Ser tão Belô’ é viver a cidade, explorar seus cantos, cuidar dos espaços comuns e celebrar encontros. Também é exaltar a riqueza da cultura popular, a simpatia do nosso povo e a força de uma geração que revolucionou o Carnaval na capital mineira. Essa caminhada conjunta com a folia da cidade é a verdadeira essência da história do Pisa”.

Celebrando o marco dos 10 anos, o bloco ainda lança um hino, composto pela cantora Drica Mitre, que será apresentado na abertura do cortejo. A obra destaca a capital mineira, o forró e a força feminina – elementos que definem sua identidade. A representatividade feminina é destaque: o bloco conta com ala de dança, produção e bateria majoritariamente composta por mulheres, além de uma regente e duas cantoras liderando a festa.

O Pisa na Fulô irá relembrar toda a sua trajetória, incluindo os cortejos, eventos e bailes realizados nos anos anteriores. Com o repertório vibrante que o consolidou no Carnaval, o bloco promete transformar a terça-feira em uma grande celebração coletiva.

SERVIÇO

Bloco Pisa na Fulô – 10 anos

Cortejo

Terça-feira, 4 de março

Local: Via 710 – Dom Joaquim

Concentração: 16h

Entrada gratuita

Mais informações: @pisanafulo.bloco

Bloco Funk You 

O Bloco Funk You, que conta com o patrocínio da Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, se prepara para um desfile inesquecível para celebrar os 8 anos de sucesso. Na terça-feira de Carnaval, 04 de março, a partir das 08h, os foliões que estiverem na Via das Artes Amazonas poderão acompanhar uma homenagem especial à Furacão 2000, iniciativa que revelou grandes nomes do funk brasileiro.
Uma experiência imersiva que promete transportar os foliões de volta aos anos dourados do funk carioca está sendo preparada pelos integrantes bloco. A cenografia do trio elétrico será toda inspirada nos famosos paredões de som, recriando a atmosfera das festas que marcaram época. Mas o grande destaque é a promoção “Gaiola das Popozudas Funk You”, que dará a três sortudas a chance única de desfilar dentro da corda com um acompanhante e, ainda por cima, subir no trio por 10 minutos. Lá em cima, as vencedoras terão a experiência de dançar em uma varanda especialmente transformada em gaiola, remetendo aos clássicos bailes funk.
As surpresas não param por aí. Os organizadores do bloco prometem uma verdadeira chuva de “boletes” durante a execução da música “Qué Bolete”. A presença de um ator caracterizado como a icônica personagem Lacraia promete resgatar memórias e arrancar sorrisos dos foliões mais nostálgicos. O ponto alto da festa deve acontecer durante a performance do hit “Atoladinha”, quando quatro enormes bolas infláveis, simulando as famosas “bolas de fogo” do funk, serão lançadas ao público.
Lucas Moraes, fundador do Bloco Funk You, expressa seu entusiasmo. “Teremos um desfile com muitas músicas da Furacão 2000, funk das antigas e todas as tendências modernas do funk. Teremos também convidados, um trio elétrico gigante, que terá à frente a nossa Ala do Passinho, e muitas ações inéditas. Este desfile ficará marcado na nossa história”, disse.
Sobre a escolha do tema, o responsável pelo Bloco Funk You destaca que nada mais justo do que celebrar o início de uma era que ficou marcada na história. “A Furacão 2000 foi criada inicialmente como uma equipe de som no final dos anos 1970 por Rômulo Costa e se transformou em um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do funk no Brasil. Iniciando a sua trajetória com a organização de grandes bailes de música black, rapidamente adaptou-se à cena crescente do funk carioca, promovendo eventos que se tornaram espaços importantes para a disseminação do gênero. Importantes artistas começaram suas jornadas com o apoio da Furacão 2000, como Claudinho & Buchecha, MC Marcinho, e Tati Quebra Barraco e vários outros. Por isso, para nós que trouxemos o funk para o Carnaval de BH, homenagear a Furacão 2000 é uma grande alegria”, contou Lucas Moraes.
Através de suas coletâneas de sucesso, programas de rádio e TV, a Furacão ajudou a popularizar o funk, posicionando o gênero como uma forma legítima de expressão cultural. “É importante lembrar que serviu como uma plataforma para vozes das comunidades e lutando contra preconceitos raciais e sociais, estabelecendo o funk como um movimento de resistência e identidade cultural”, finaliza o responsável pelo Bloco Funk You.
Serviço
Bloco Funk You no Carnaval 2025 – Homenagem à Furacão 2000
Data do desfile: terça-feira, 4 de março
Horário: concentração às 08h e desfile das 09h às 13h
Local: Via das Artes Amazonas, Belo Horizonte
Patrocínio: Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
  • Bloco Ordináaarios, às 8h, na Avenida dos Andradas, 3700, Pompéia
  • Funk You, às 8h, na Avenida Amazonas, 507, Centro
  • Juventude Bronzeada, às 08h, na Avenida Assis Chateaubriand, 127, Floresta
  • Truck do Desejo, às 08h, na Rua Y, 55, União
  • Bloco do Odilara, às 09h, na Rua Mármore, 170, Santa Tereza
  • Bloco Fita Amarela, às 09h, na Avenida José Cândido da Silveira, 1500, Horto Florestal
  • Banho de Xêro, às 09h, na Avenida Guarapari, 92, Santa Amélia
  • Bora Pro Nobis, às 09h, na Avenida Afonso Pena, 4374, Cruzeiro
  • Bloco Chocolate, às 09h, na Rua Diamantina, 953, Lagoinha
  • Coco da Gente, às 09h, na Rua Gonçalves Chaves, 36, Santa Tereza
  • Bloco Putz Grilla, às 10h, na Avenida Getúlio Vargas, 1600, Savassi
  • Chega o Rei, às 10h, na Rua Frei Conceição Veloso, 105, João Pinheiro
  • Carna Flora, às 11h, na Rua José Soares, 134, Floramar
  • Bloco Du China, às 12h, na Rua Itutinga, 20, Minas Brasil
  • Carna Ribeirenses, às 12h, na Rua Inês Glansman, 15, Ribeiro de Abreu
  • Afoxé Erês – Mensageiras dos Ventos, às 13h, na Rua Cerqueira Leite, 251, Universitário
  • Baianeiros, às 13h, na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro
  • Esperando o metrô, às 13h, na Rua Barão de Coromandel, 671, Barreiro
  • Lavô, Tá Novo!, às 14h, na Avenida dos Andradas, 3562, Pompéia
  • Bloco Elis Ideal, às 13h, na Rua Eli Seabra Filho, 579, Buritis
  • Me Ampare Que Eu Toco, às 13h, na Rua Antônio Justino, 289, Pompéia
  • Bloco Du Sô Tché, às 13h, na Rua Manoel Alexandrino, 426, São Paulo
  • Bloco Samba D’Ouro, às 13h, na Praça México, 96, Concórdia
  • Maria Baderna, às 13h, na Rua Mármore, 196, Santa Tereza
  • Bloco do Jiló, às 13h, na Rua Contagem, 815, Santa Inês
  • Baianeiros, às 14h, na Avenida Amazonas, 553, Centro
  • Bloco do Fantasminha, às 14h, na Rua Americano, 88, Fazendinha
  • Bloco do Carlão, às 14h, na Rua Alterosa, 39, Calafate
  • Bloco da Guitarrinha, às 14h, na Rua Itaquera, 1146, Graça
  • Bartucada, às 14h, na Avenida Brasil, 1145, Funcionários
  • Bloco Kebraê, às 14h, na Avenida Assis Chateaubriand, 111, Floresta
  • Bloco Passinho Pelo Mundo, às 14h, na Rua Sergipe, 811, Savassi
  • Bloco dos Gêmeos Beagá, às 14h, na Avenida Getúlio Vargas, 1515, Savassi
  • Baque de Mina, às 14h30, na Rua da Bahia, 1261, Lourdes
  • Rebentão, às 15h, na Rua Sambem, 20, Betânia
  • Axé das Antigas, às 15h, na Avenida Antônio Abraão Caram, 996, São José
  • SBC Samba, Bobagem e Cerveja, às 15h, na Rua Vila Rica, 1318, Monsenhor Messias
  • Nega Biruta, às 16h, na Rua Imbiaca, 87, Vila Trinta e Um de Março
  • Sambô São Salvador, às 16h, na Rua São Matias, 57, São Salvador
  • Bloco Enche Meu Copo, às 16h, na Praça Santa Rita, 168, Esplanada
  • Pisa na Fulô, às 16h, na Rua Y, União
  • Açaí Guardiã, às 19h, na Rua Jequirica, 133, Concórdia

Quarta – Feira – 05 de Março

Bloco Afro Magia Negra

E no dia 5 de março, quarta-feira de cinzas, o Bloco Afro Magia Negra vai sair na Praça Gabriel Passos, no bairro Concórdia, a partir das 12h, com o Arrastão N’Goma Caboclo Bantu.Fusion!

  • Bloco Sarandeiros, às 7h, Avenida Fleming, 1200, Ouro Petro
  • Cornobloco, às 9h, Rua Vinte e Cinco De Agosto, 425, Aparecida
  • Bloco Lua De Crixtal, às 10h, Avenida Assis Chateaubriand, 781, Centro
  • Bloco Afro Magia Negra, às 12h, Rua Itarare, 96, Concórdia
  • Babadan Banda de Rua, às 12h, Praça México, 170, Concórdia
  • Bloco I Wanna Love You, às 14h, Rua São Luiz, 371, Sagrada Família
  • Bloco Da Saudade, às 15h, Rua Arcos, 762, Saudade

Quinta – Feira – 06 de Março

Bloco Putz Grilla aquece o carnaval

A banda Putz Grilla vai por o bloco na rua, ou melhor, no Jângal, toda quinta até o carnaval. A primeira edição é dia 6 de Fevereiro, entre 18hs às 00hs. A festa promete muita malemolência no mais premiado PubGarden da cidade. A entrada é gratuita mediante retirada de cortesia, uma por CPF, no link, valida para check-in até as 19h30. Acesse o link abaixo www.blocodoputz.com.br. O Bloco do Putz é um evento Pré-Carnaval que ocorre desde 2023 idealizado pelo Produtor Cultural Gipson Mol.

O Putz Grilla é uma banda cover dos anos 80, situada em Belo Horizonte e totalmente atuante na cena do rock mineiro. É formado por André Alvarenga no vocal, Luciene França no teclados e vocal, Marcelo Velloso no baixo e vocal, Tiago Fonseca na guitarra e vocal e Thiago Peixoto na bateria e vocal. A banda comanda a folia de carnaval com o seu Bloco. Idealizado no ano de 2018, O Bloco Putz saiu em 2019 no coração da Savassi mostrando pra todo mundo que o nosso pop rock, pode sim ser carnaval. As baladinhas anos 80 e 90 foram repaginadas para ter o batuque e a alegria do samba. E ninguém melhor que o Putz Grilla para puxar essa folia.

Nos anos seguintes, tirando a pausa dos tempos de pandemia, fomos crescendo e o número de ritmistas e fãs que nos acompanham, foi só aumentando. Em 2024 nosso público flutuou entre 80 a 120 mil pessoas. Apoiamos a diversidade e a inclusão, assim como deve ser toda manifestação popular, como é o Carnaval.

Começando pelo nosso regente de bateria, Glauco Mendes, que atualmente vem tocando junto com os mineiros da banda Lagum, já passou por vários grupos de muito sucesso e segura a batuta da nossa bateria como ninguém. A estimativa para 2025 é uma bateria com aproximadamente 140 integrantes. Glauco faz uma parceria perfeita com o André vocalista do Putz na condução o bloco.

Sexta – Feira – 07 de Março

  • Bloco Popular, às 16h, Rua Caratia, 94, Aparecida
  • Coisas Da Rita, às 18h, Avenida Bernardo Monteiro, 1539, Funcionários

Sábado – 08 de Março

Bloco do Malvadão

De cima do trio elétrico, acompanhado por convidados especiais, o artista vai arrastar multidão de foliões no sábado pós-Carnaval durante cortejo na Av. Afonso Pena

O cantor Xamã confirmou que Belo Horizonte vai receber o Bloco do Malvadão, que já é sucesso há dois anos no Carnaval de Salvador. O desfile será no dia 8 de março, sábado, com concentração a partir das 12h, na Av. Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, no Centro. No trio elétrico, o artista estará com convidados especiais, que serão anunciados em breve.

Xamã revela que vai trazer para a capital mineira um repertório que inclui sucessos como “Malvadão 3” e “Leão”, além de novas versões de faixas marcantes de sua carreira e releituras de clássicos que influenciaram sua formação artística. No repertório, uma mistura de rap, funk, pop e hits da música brasileira.
Além da capital mineira, o bloco também passará por outras três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro, Fortaleza, no dia 2 de março, e Recife, em 3 de março. Mais detalhes sobre os shows e a agenda podem ser encontrados no perfil oficial de Xamã no Instagram.
Sobre o Xamã
Nascido em Setiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Geizon Fernandes, conhecido artisticamente como Xamã, iniciou sua trajetória nas batalhas de rap e rapidamente se tornou um dos maiores nomes da música brasileira. Com três álbuns de estúdio, três EPs e milhões de ouvintes mensais no Spotify, ele conquistou o público com sua versatilidade musical, transitando entre rap, pop, funk e R&B. Seu hit Malvadão 3 quebrou recordes ao liderar por semanas o ranking do Spotify Brasil e alcançar o Top 50 Global, consolidando-o como um fenômeno nacional, com turnês pelo Brasil e em outros países.
Serviço:
Bloco do Malvadão em Belo Horizonte
Xamã e convidados
Data: 8 de março, sábado
Concentração: 12h, na Av. Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal
Crédito: Carlos Hauck
  • Bloco Da Meninada Do Clic, às 9h, Rua Tupaciguara, 38, São Pedro
  • Bloco Sol Na Mão Da Casa Fundamental, às 9h, Rua Castelo De Lisboa, 275, Castelo
  • Ziriggydum Stardust, às 9h30, Rua David Campista, 80, Floresta
  • Bloco Arautos Do Gueto, às 10h, Rua Marmore, 178, Santa Tereza
  • Mineirasystem, às 12h, Rua Do Furquim, 244, Pompéia
  • Estivaloucos, às 13h, Rua Joao Ferreira Da Silva, 195, Maria Helena
  • Bloco Da Juju Pauline, às 13h, Rua Jose Soares, 470, Floramar
  • Toca Raul Agremiação Psicodélica, às 13h, Avenida Olegario Maciel, 455, Centro
  • Bloco da Juju Pauline, às 13h, na Rua José Soares, 470, Floramar
  • Bloco Rasta, às 14h, Via De Pedestre Praca Dos Esportes, 403, Vila Aeroporto
  • Bloco Do Malvadão, às 14h, Avenida Afonso Pena, 1377, Centro
  • Afoxé Sòpònnón, às 14h, Rua Joaquim Ramos, 180, Paraíso
  • Bloco Forró Cabra Cega, às 15h, Rua Marmore, 178, Santa Tereza
  • Prove Primeiro, às 15h, Rua Americo Martins Da Costa, 130, Providência
  • Transborda, às 15h, Rua Imirim, 4, São Salvador
  • Bloco Santa Folia, às 15h, Rua Jose Cleto, 290, Palmares
  • Bloco Comunidades Unidas, às 16h, Rua Dos Comanches, 780, Santa Mônica
Crédito: Patrick Arley
Domingo – 09 de Março
  • Bloco Terno do Binga, às 9h, Rua Araxá, 534, Colégio Batista
  • Bloco De Pífanos BH, às 9h, Avenida Augusto De Lima, 785, Centro
  • É Isso Mesmo Produção?, às 12h, Rua Conselheiro Rocha, 2627, Santa Tereza
  • Bata.teria, às 12h30, Rua Fernão Dias, 3067, Alto Vera Cruz
  • Bloco Papauê, às 13h, Avenida Sinfrônio Brochado, 1251, Barreiro
  • Bloco Sem Manicômios e Sem Prisões, às 13h, Rua Estrela Do Sul, 39, Santa Tereza
  • Bloco Altas Horas, às 13h, Rua Jose Soares, 457, Floramar
  • Carnaval Do Taquaril, às 13h, Rua Antao Goncalves, 270, Taquaril
  • Filhas De Clara, às 13h30, Avenida Clara Nunes, 88, Renascença
  • Baque Humaitá, às 15h, Rua Januária, 374, Colégio Batista
  • Bloco Do Claudinho, às 16h, Rua Alberto Cintra, 15, União
  • Bloco Do Madruga, às 16h, Estrada Do Cercadinho, 2201, Ventosa

PROGRAMAÇÃO GERAL DO CARNAVAL BH

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Março amarelo: tempo para falar sobre endometriose

Março é o mês escolhido para falar sobre endometriose....

Lagoa dos Ingleses se destaca como destino para ciclistas e amantes da natureza

Com trilhas desafiadoras, iniciativas sustentáveis e infraestrutura inovadora, a...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui