22.4 C
Belo Horizonte
qua, 15 janeiro 25

Coletivo de Mulheres presenteia BH com arte em uma empena

O projeto Sesc Arte Urbana é uma iniciativa do Sesc em Minas que nasceu com a proposta de inserir mais arte no cotidiano das pessoas que transitam pelo centro de BH

O coletivo Minas de Minas concluiu a pintura da lateral do Edifício-Sede do Sesc em Minas, voltada para a Rua Tupinambás. A assinatura das artistas Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber marcou o fechamento da primeira fase do projeto Sesc Arte Urbana.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, expressou sua satisfação. “Estamos contentes em agregar mais uma obra de arte ao cenário urbano de Belo Horizonte. É uma honra ter no Edifício-Sede, de um lado, o primeiro mural de Eduardo Kobra em Minas Gerais e, do outro, a primeira empena do país pintada por um coletivo de mulheres. Continuamos empenhados em enriquecer e incentivar as manifestações artísticas em nosso estado”, disse Donato.

O muro recém-inaugurado, com cerca de 800 m², agora ostenta uma arte que exalta a figura feminina e a cultura de Minas Gerais. A inspiração para obra é explicada pelo grupo: “Nos pés encontramos a base que nos sustenta e conecta com a terra, incorporando nosso entendimento dela. As mãos carregam a crença na cura por meio das ervas, fundamentais em nossa cultura ancestral de autocuidado. A diversidade de tons nos vitrais retrata a alegria, refletindo as cores do povo que mantém suas tradições e conhecimentos, vivenciando a arte da fé”. Ao longo de sua trajetória, as Minas de Minas já concretizaram murais de grande relevância, retratando personalidades icônicas como Carolina de Jesus, Elza Soares e Teuda Bara. No entanto, essa foi a primeira empena da capital mineira feita coletivamente por todas elas.

“O Sesc em Minas tem um compromisso histórico com a cultura, a arte e também com o espaço urbano de Belo Horizonte, onde temos várias unidades e o nosso Edifício-Sede, que é muito simbólico para o Centro da cidade. A pintura dessas empenas, feita por artistas tão importantes, é uma forma de valorizar essa nossa trajetória”, afirma o diretor Regional Interino do Sesc em Minas, Alberto Moreira Vieira.

“A entrega dessas obras tão grandiosas é um marco histórico para o Sesc em Minas. Graças ao trabalho brilhante do coletivo Minas de Minas e do Kobra, ampliamos nossa conexão com a população de Belo Horizonte por meio da arte e reforçamos o papel do Sesc como promotor da cultura e da qualidade de vida na cidade”, avalia o diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas, Joaquim Antônio Gonçalves.

“‘É com muita alegria que celebramos o fechamento da primeira fase do projeto Sesc Arte Urbana com a conclusão da empena criada pelo coletivo Minas de Minas. Além de trazer mais arte e inspiração para o centro da cidade, essa obra é muito significativa para a valorização da cultura e da força feminina”, destaca a gerente de Cultura do Sesc em Minas, Manuella Abdanur.

Sesc Arte Urbana

O projeto Sesc Arte Urbana é uma iniciativa do Sesc em Minas que nasceu com a proposta de inserir mais arte no cotidiano das pessoas que transitam pelo centro de BH, além de incentivar a cena artística local. A primeira etapa foi marcada pela pintura de duas empenas cegas do Edifício-Sede da instituição, localizado na Rua Tupinambás, 956.

No caso da lateral voltada para a Av. Olegário Maciel, o Sesc em Minas selecionou Eduardo Kobra, que assinou sua gigantesca tela artística no dia 11/8.

Além de ter trazido o primeiro mural do Kobra para o estado, com a conclusão do mural das Minas de Minas, o Sesc Arte Urbana entrega à Belo Horizonte mais um presente: a primeira empena pintada por um coletivo de mulheres no Brasil.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Implantes dentários: mitos e verdades que você precisa saber

Especialista em implantodontia explica as principais questões sobre o...

“A Voz da Periferia” tem inscrições gratuitas

Com mentoria de João Marcello Bôscoli, selecionados contam com...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui