32.4 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Bloco de Belô se prepara para seu 11º ano no Carnaval de BH 

A região central da capital mineira, será palco de muito amor e folia neste sábado, dia 1º de março, a partir das 15h. É o Bloco de Belô chegando para levar seus ‘belôzêiros’ numa viagem musical e entoar os versos de sua nova canção, “Belô, amor e folia”, composta para ser o hit do carnaval de BH 2025. A expectativa é reunir cerca de 400 mil foliões ao longo do seu percurso de um quilômetro pela passarela mais cobiçada pelos blocos de rua, a Avenida Afonso Pena.
Para o cortejo de 2025, o Bloco de Belô traz como tema “Belô, amor e folia”, título da música de trabalho deste ano. A ideia nasceu quando o fundador do bloco, o produtor cultural e jornalista Robhson Abreu, conheceu o casal Aline Santos de Almeida e Roberto Adriano dos Santos que escolheram o desfile do Belô para promoverem a despedida de solteiro.
A auxiliar de Biblioteca e o professor de Português, conheceram o Bloco de Belô no cortejo do ano passado e se encantaram com a qualidade musical e a alegria do bloco na avenida. Após marcarem a data do casamento para o próximo dia 6 de março, eles decidiram ter o desfile do Bloco de Belô como local para reunir os amigos e celebrar o fim da ‘solterice’. “Quando a banda começou a cantar, eu já me apaixonei. Tocaram todas as músicas que eu amo. Dancei muito e o Roberto acabou curtindo também. Gostamos porque foi muito tranquilo, não teve muvuca e nem confusão. O clima estava perfeito. O Bloco de Belô é top demais e nós o escolhemos para comemorar este momento tão importante pra gente”, conta Aline.
A história do casal serviu como inspiração para o Bloco de Belô que apostou em uma canção autoral cheia de ginga, ritmo e que vai cair no gosto popular. A música foi composta pelo cantor, compositor e produtor musical Josavih, pelo guitarrista Humberto Lopes e pelo fundador e produtor cultural do Bloco de Belô, o jornalista Robhson Abreu. “Na letra, o amor invade a folia pelas ruas da cidade, assim como a história de Aline e Roberto, um casal que escolheu o Bloco de Belô para dividir um momento tão especial da vida deles com a gente. E como cantamos: ‘seja quem quiser, se pinte de amor. Vem mergulhar nessa magia pelas ruas de Belô’. E é isso que buscamos. Todos na avenida mergulhados na magia do carnaval, no batuque do afoxé, alumiando nossos corações”, diz Abreu.
A banda do Bloco de Belô é formada por Fábio Mustang (bateria), Miberê (baixo), Nego Puma (surdo), Bertão (guitarra), Flávio Camilo (backing vocals e percussão), Rummening Batista (percussão), Robhson Abreu (backing vocals) e Josavih (violão e vocal). “É muito gratificante participar do Bloco de Belô, onde valorizamos as composições autorais e os músicos profissionais que fazem parte da banda. Será mais um ano de sucesso na Avenida Afonso Pena”, completa Josavih.
Além da música de trabalho deste ano, o Bloco de Belô traz seus sucessos “Belôzêiro”, “10 anos de história”, “Praça Sete”, Axé Ajaiô”, “Amor de Carnaval” e a icônica “Linda BH”, uma canção que traz todo o encanto do carnaval de BH que só cresce ano a ano.

FOLIA X SUSTENTABILIDADE

Este ano o Bloco de Belô reafirma seu compromisso sustentável iniciada nos últimos cortejos, especialmente em 2024, quando promoveu a compensação de carbono com o plantio e distribuição de mudas de árvores nativas de BH. Em 2025 serão distribuídas 2500 sementes para convidados e foliões, e, ao longo do ano, o plantio de mais 2.890 mudas nativas como compensação . “Nossa ideia é mostrar que a folia é coisa séria e precisa estar alinhada com a sustentabilidade, gerando um mundo mais consciente e sustentável para todos os foliões. E o nosso compromisso vai além do cortejo. Buscamos equilibrar aspectos ambientais, sociais e econômicos, alinhados com a ABNT NBR ISO 20121 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma o cofundador, produtor cultural do Bloco de Belô para Assuntos ESG (Ambiental, Social e Governança), Rangel Fernandes.
Ele conta que o Bloco de Belô vem trabalhando na redução de resíduos sólidos, tendo como meta reduzir 50% de lixo não reciclável durante o cortejo. Além de compensar as emissões de CO2 com o plantio de árvores nativas ao longo do ano, neutralizando o impacto gerado. Todos os anos, o bloco reutiliza materiais como lonas e banners, ressignificando os materiais que podem se transformar bolsas e sacolas que serão comercializadas, tornado o bloco sustentável economicamente. “Procuramos usar materiais de forma consciente. Menos desperdício, mais responsabilidade, e o meio ambiente agradece”, completa Fernandes.
E para quem quiser colaborar com o Belô, o bloco está comercializando suas camisas. Cada peça tem custo de R$ 200,00 e podem ser reservadas pelo WhatsApp (31) 98428-3682. Pagamentos por PIX, dinheiro ou cartão.
Robhson Abreu está disponível para entrevistas pelo (31) 98428-3682.
SERVIÇO:
BLOCO DE BELÔ
Dia 1º de março, sábado
CONCENTRAÇÃO: a partir das 15h
Av. Afonso Pena, 1454, próximo ao Palácio das Artes, no Centro
CORTEJO: a partir das 16h
Segue a Av. Afonso Pena em direção a Igreja São José, retorna na avenida e segue até ao Automóvel Clube
DISPERSÃO: 21h
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui