29 C
Belo Horizonte
sex, 13 setembro 24

Virada Cultural: BH recebe mais de 250 atrações

Acontece no próximo fim de semana a 9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, entre os dias 24 e 25 de agosto, serão 24h de programação aberta ao público e mais de 250 atrações. Além de música, o evento conta com cinema, teatro, exposições, intervenções e instalações urbanas. .

O Palco Fecomércio vai trazer o show de Lenine e Marcos Suzano, apresentando o repertório do álbum Olho de Peixe. Outro destaque é a artista afro-indígena Héloa, que se une ao grupo Sabuká Kariri-Xocó, ao som de maracas, vozes e tambores.

A música brasileira terá destaque no Palco Raul Soares. Dudu do Cavaco, primeiro artista com síndrome de Down a gravar um álbum no Brasil, conduz um show recheado com músicas como “Corcovado”, de Tom Jobim, e “Com que roupa?”, de Noel Rosa. Adriana Araújo, nome ascendente de BH, e Toninho Geraes, que acaba de lançar o sétimo álbum “O Amor dos Poetas” também se apresentam.

Programação em praças e parques

O Percurso do Parque Municipal, que engloba os espaços entre os palcos, também apresenta atrações para todas as idades. Uma delas é o Piquenique Literário, em que professores da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte contam histórias. Com Mãe Ieda e Mestre Guiné, a contação de histórias e música.

Também, no Parque Municipal, será feita uma homenagem a um dos maiores cineastas mineiros, Guilherme Fiúza, que faleceu em 2024, que dará nome ao espaço de cinema da Virada Cultural. Serão exibidas duas das suas grandes obras: a animação brasileira “Chef Jack – O cozinheiro aventureiro” (2023) e o longa-metragem “O Menino no Espelho”, adaptação do livro de Fernando Sabino.

Entre as novidades de 2024, está a inclusão da Praça Raul Soares e do Palco Vivo, na Praça Rui Barbosa, na Av. dos Andradas, no centro da capital. Neste último, quem vira a madrugada é a Banda Lagum, grupo que nasceu em Belo Horizonte e conquistou o Brasil. Sobe neste palco, também, MC Laranjinha, que este ano foi indicado ao Grammy Latino.

A Praça Sete traz diferentes gêneros musicais em três palcos: Festas, Forró e Palco Praça Sete. Em destaque, o Forró Sound System, promovido por DJ Naty e DJ Fred Boi. A dupla traz 19 sets com temáticas e composições de suas pesquisas no universo das brasilidades nordestinas, convidando um DJ para cada composição. O bloco de carnaval Sambô São Salvador cria uma roda de samba carnavalesca e o grupo Matecitos interpreta nomes como Mercedes Sosa, Jorge Drexler e Chabuca Granda. Já o Palco Festas apresenta atrações como o Gira da Quebrada, Trembase com o Trem da Virada e a Festa @bsurda, que leva indie e do pop às ruas.

Confira a programação completa da Virada Cultural

Skate, rolimã e bike

Pela primeira vez, o skate terá espaço na Virada Cultural por meio de duas ações. A Skateata, realizada pelo Movimento Unificado Pró Skate BH, seguirá uma rota saindo da Praça sete em direção à Praça Raul Soares. Já o “Skate Fighter”, é o mais recente projeto da Família de Rua, que convida a comunidade do skate para um novo desafio de manobras.

Os Carrinhos de Rolimã têm lugar cativo na Avenida Assis Chateaubriand e, desta vez, será em parceria com o Amigos do Rolimã. E para os fãs da bike, o Tweed Ride BH promove um encantador passeio ciclístico, celebrando a arquitetura e o patrimônio cultural da Praça Raul Soares.

Viradão gastronômico

A Virada Cultural traz, pela terceira vez, o Viradão Gastronômico. São 25 bares e restaurantes, com preço máximo de R$ 20, e diferentes possibilidades de refeições. Entre eles: Bar Pirex, Café Bahia, Bit’s Lanches, Botelha, Bar Del Ruim, Parque Central Gastrobar e Montê Bar.

Anota aí

9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte – 2024
Data: 24 e 25 de agosto
Horário: 18h às 19h (+24 horas)
Programação em: http://portalbelohorizonte.com.br/virada

Caneca Sincera 

Caneca Sincera, multiplataforma digital, que há 7 anos divulga os melhores cafés nas redes sociais e outras mídias, preparou um guia especial – VIRADA DE CAFÉ – para compartilhar toda a paixão por essa bebida com o público da Virada Cultural 2024. A Virada acontece de sábado, 24 de agosto, das 18h às 19h de domingo, dia 25, em diversos espaços de Belo Horizonte. O guia completo pode ser acessado nas redes do @canecasincera e nas divulgações da Virada Cultural.

A partir dos roteiros desenvolvidos nos Rolês com Caneca – passeios turístico-culturais e gastronômicos, realizados pelo Caneca desde 2019, e do nosso networking com os cafeicultores, cafeterias e restaurantes, criamos um guia das cafeterias que estão nos entornos dos palcos do Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza, Praça Rui Barbosa, Praça Sete e o novíssimo palco da Praça Raul Soares. A proposta é oferecer ao público uma ampla oferta de espaços para repor a energia, encontrar pessoas queridas e descansar um pouquinho durante essas 24h!

As cafeterias integrantes do guia vão inserir nos seus cardápios um combo ou bebida especial para a data, incentivando o consumo, geração de renda para os locais e o desbloqueio das memórias afetivas do café!

O café é um item que não falta na mesa dos brasileiros, sendo a 2ª bebida mais consumida, perdendo apenas para a água! E para nós, mineiros, a sua importância é ainda maior, não só pelo seu valor de mercado, como pelas memórias afetivas que temos ao sentir o cheirinho do café. Além disso, Beagá tem diversas opções de cafeterias e locais, dos tradicionais aos mais modernos, para se consumir um bom café. Então a proposta é inserir uma parada para o café, aproveitar os combos, cafés especiais e criações exclusivas da Virada de Café!

Guia Virada de Café

ENTORNO PRAÇA SETE & PARQUE MUNICIPAL – CENTRO

A Pão de Queijaria (@apaodequeijaria)

📍Av. Álvares Cabral, 356, Centro.

Sáb. 9h às 19h30 / Dom. 9h às 14h

Bendito Café e Padaria (@benditocafebh)

📍Rua da Bahia, 1071, Centro.

Sáb. 7h às 22h

Frau Bondan – Cine Theatro Brasil (@fraubondan)

📍Rua Carijós, 258, Centro.

Sáb. 20h às 3h de Dom.

Oop Café – Praça Sete (@oop.cafe)

📍Rua Rio de janeiro, 600, 25º andar, Centro.

Sáb. 10h30 às 18h30 / Dom. 9h às 15h

Parque Central BH (@parquecentralbh)

📍Parque Municipal Américo Renné Giannetti – ao lado do lago dos pedalinhos.

Sáb. e Dom. 9h às 17h

Rocket Confeitaria (@rocketconfeitaria)

📍Rua Sergipe, 216 – Centro.

Sáb. e Dom. 11h às 16h30

ENTORNO PÇA RAUL SOARES

MERCADO CENTRAL

Café Gourmet Clube (@cafegourmetclube)

📍Mercado Central – Av. Augusto de Lima, 744- Loja 238, Centro.

Sáb. 8h30 às 17h30 / Dom. 8h30 às 13h

Frau Bondan (@farubondan)

📍Mercado Central – Av. Augusto de Lima, 744, Centro.

Sáb. 9h às 18h / Dom. 8h às 13h

Roça Capital (@rocacapital)

📍Mercado Central – Av. Augusto de Lima, 744 – Loja 268, Centro.

Sáb. 8h às 18h / Dom. 8h às 13h

MERCADO NOVO

A Pão de Queijaria (@apaodequeijaria)

📍Mercado Novo – Rua Rio Grande do Sul, 481, 2º andar, Centro.

Sáb. 12h às 22h30 / Dom. 11h às 17h

Café Jetiboca (@cafejetiboca)

📍Mercado Novo – Rua Rio Grande do Sul, 499, 2º andar – Loja 2148, Centro.

Sáb. 8h30 às 19h / Dom. 8h30 às 15h.

Café Magrí (@cafemagri)

📍Mercado Novo – Av. Olegário Maciel, 742, 3º andar, Centro.

Sáb. 10h às 21h / Dom. 10h às 15h.

Copa Cozinha (@copa_cozinha)

📍Mercado Novo – Rua Rio Grande do Sul, 499, 2º andar – Loja 2171, Centro.

Sáb. 8h30 às 19h / Dom. 8h30 às 17h.

Minha Vó Confeitaria (@minhavoconfeitaria)

📍Mercado Novo – Av Olegário Maciel, 742, 2º andar.

Sáb. 12h às 23h / Dom. 12h às 18h

ENTORNO VIADUTO SANTA TEREZA & PRAÇA RUI BARBOSA

Copa Cozinha (@copa_cozinha)

📍Av. Francisco Sales, 199, Floresta.

Sáb. 8h30 às 16h / Dom. 8h30 às 14h.

Dorian Cacao Venezuela (@doriancacaovenezuela)

📍Rua Silva Jardim, 158, Floresta.

Sáb. 12h às 22h30 / Dom. 12h às 18h

Obs.: Os horários podem ser alterados pelos espaços sem aviso prévio.

Os combos e bebidas especiais estarão disponíveis nos horários de funcionamento durante a Virada, até acabarem os estoques.

CANECA SINCERA por Janine Avelar

Multiplataforma digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, culturais e turísticas.

O Caneca Sincera nasceu em maio de 2017 como um espaço de divulgação das cafeterias de Belo Horizonte. Rapidamente se expandiu, com resenhas em mais de 40 cidades brasileiras, e fora do Brasil, mais de 30 cidades, de 25 países. Além de falar de todos os processos do ecossistema do café, do pé à caneca!

Em 2019 expandimos a proposta para outras redes e plataformas nos tornando um hub digital. Criamos o Rolê com Caneca, realizamos diversos projetos em parceria com cafeterias, marcas e profissionais do café.

O Caneca Sincera também oferece consultorias para cafeterias, marcas e espaços; promove ações de networking; organiza workshops sobre café e gastronomia; planeja ações personalizadas para empresas e grupos diversos.

Cada vez mais estamos expandindo nossas experiências e o desejo é continuar afetando positivamente mais amantes de café por todo o mundo!

Janine Avelar, idealizadora do Caneca Sincera, é mineira e apaixonada por café, lugares e pessoas! Embaixadora Especialista ABIC 2024 (Associação Brasileira da Indústria de Café), atua há mais de duas décadas nos segmentos de cultura e comunicação.

Publicitária, pós-graduada em Gestão e Políticas Culturais e mestra em Desenho Urbano, com ênfase em Arte no Espaço Público.

Participou da candidatura que trouxe para Belo Horizonte o título de Patrimônio Cultural da Humanidade para o Conjunto Moderno da Pampulha e outros projetos culturais de relevância na cidade, além de projetos internacionais no Brasil e em parceria com festivais europeus.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic. A Organização Mundial...

Conselho de Direitos Humanos constata situações degradantes nos presídios do Estado

Atendimento à saúde e alimentação inadequada geram denúncias mais...

Proposta de alteração nas regras de doação de sangue passa na comissão de saúde

Tramita em 2º turno projeto que obriga centros hemoterápicos...

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais. O Ministério...

Procura por crédito mais do que dobra no Norte de Minas nos oito primeiros meses de 2024

Crescimento também foi expressivo entre micro e pequenos negócios,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui