25.4 C
Belo Horizonte
qua, 19 novembro 25

Trabalhadores afetados pela emergência climática é intensificada

Ações coordenadas pelo Ministério da Saúde junto aos estados e municípios visam identificar necessidades e riscos à saúde da população trabalhadora

OMinistério da Saúde, por meio de uma série de ações coordenadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), intensificou a vigilância nos territórios mais impactados pela crise ambiental em curso. Técnicos da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) passam a acompanhar missões do ministério com a Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde e a Força Nacional do SUS nos estados mais afetados, incluindo a visita de apoio a Rondônia, em andamento desde segunda-feira (23).

A CGSAT também tem orientado a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), em reuniões e ações de apoio institucional com Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a realizar a busca ativa por acidentes de trabalho e óbitos de trabalhadores relacionados às queimadas, de forma articulada com o SUS e demais entidades de vigilância em saúde dos estados e municípios. A área também realiza um levantamento da população trabalhadora exposta às queimadas e elabora lista das principais doenças e agravos relacionados ao trabalho em períodos de secas, estiagem e queimadas. Visitas de técnicos de Vigilância em Saúde do Trabalhador estão previstas aos estados de São Paulo, Mato Grosso e Tocantins nas próximas semanas, e uma nova reunião emergencial será feita nesta sexta-feira (27) com os Cerest de todo o país.

“Essas ações de vigilância direcionadas nos permitem compreender a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras expostos e responder com precisão, de modo a proteger sua saúde diante da emergência climática”, explica o coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Luís Henrique da Costa Leão.

Ainda como parte dos esforços, a pasta promoveu na semana passada o webinário de lançamento das Diretrizes de Vigilância em Saúde do Trabalhador Brigadista Florestal, um marco importante no cuidado à saúde dos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais.

Daniel Zimmermann
Ministério da Saúde

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui