Início Notícias TJMG e UFMG firmam parceria em pesquisa e extensão

TJMG e UFMG firmam parceria em pesquisa e extensão

0
Crédito: Riva Moreira / TJMG

Com objetivo de firmar parceria para a realização de ações que estimulem a pesquisa e a extensão universitárias em diversas áreas de atuação, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinaram, nesta sexta-feira (10/10), o Protocolo de Intenções nº 371/2025.

O ato foi firmado com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, em solenidade realizada no Gabinete da Presidência do TJMG.

O documento prevê ações que estimulem e contribuam para a ampliação e interiorização de projetos e programas em diversas regiões do Estado. Ele visa ainda a realização de estudos e laudos técnicos para a análise de conflitos jurídicos, assim como atividades que contribuam para o aprimoramento de iniciativas de Inteligência Artificial (IA), Governança de Dados e Tecnologia da Informação no contexto do Judiciário e da Academia.
Também vai promover estudos e projetos de pesquisa e extensão que contribuam para o aprimoramento de iniciativas de direitos humanos e para a democratização da ciência.

O Protocolo de Intenções terá o prazo de vigência de 12 meses. Os resultados, parciais ou definitivos, obtidos a partir dos esforços conjuntos, poderão ser publicados de comum acordo, fazendo-se, nas publicações, o devido registro da participação de cada uma das partes, desde que atenda ao disposto nas regras das instituições.

O presidente Corrêa Junior ressaltou a possibilidade de a Corte mineira contar com a colaboração de um órgão de excelência e muito respeitado, enquanto poderá contribuir com suas próprias ações.

“Tenho certeza de que ganhamos, mas ganham também as pessoas que recebem o nosso serviço, de qualidade. Esse é apenas o primeiro passo. Temos muito o que evoluir na área da Tecnologia, dos Direitos Humanos e no atendimento às pessoas que nos procuram, em especial as mais carentes.”

Ele lembrou que, na área da Saúde, a colaboração já existente entre as duas instituições, com “notas técnicas para servirem de orientação às juízas e aos juízes em processos relacionados à obtenção de medicamentos e tratamentos médicos”.

Para a professora Sandra Regina Goulart Almeida, a assinatura do Protocolo consiste em um marco e um importante passo para a universidade.

“É um protocolo geral para abarcar todas as ações de cooperação que nós vamos desenvolver e que já desenvolvemos com o TJMG. São duas instituições públicas que estão a serviço da sociedade e assinar esse documento marca justamente o nosso comprometimento com ações conjuntas sempre em prol do povo mineiro.”

O termo prevê ainda o estímulo à pesquisa e à extensão nas áreas de Justiça, Saúde Pública, IA, Governança de Dados e Tecnologia da Informação e Direitos Humanos.

Dispositivo de honra

Compuseram o dispositivo de honra na solenidade o presidente Corrêa Junior; a reitora Sandra Regina Goulart Almeida; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, representando o 3ª vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; e o pró-reitor de Extensão da UFMG, Glaucinei Rodrigues Corrêa.

Também estiveram presentes o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; os juízes auxiliares da Presidência do TJMG Marcelo Rodrigues Fioravante e Mariana de Lima Andrade; o juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Caldas Fernandes; o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG, João Victor Rezende; e o diretor de Divulgação Científica (DDC) da UFMG, André Luiz Freitas Dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile