Ferramenta facilita rotina de magistradas, magistrados, servidoras e servidores
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou oficialmente, nesta terça-feira (10/9), aplicativo para magistradas, magistrados, servidoras e servidores terem acesso a vários recursos do Portal RH por meio do smartphone. A ferramenta, intitulada Meu RH TJMG, foi lançada em reunião conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e está disponível nas lojas Google Play (sistema Android) e App Store (sistema iOS).
O aplicativo conta, inicialmente, com os serviços mais usados, como consulta aos dados pessoais, ao contracheque, às férias válidas, aos afastamentos, ao espelho de ponto e ao banco de horas, além da solicitação de artigo 70. O aplicativo está em evolução e deve incorporar novas funcionalidades.
A cerimônia de lançamento contou com a participação do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; do 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; da vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; do superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; do superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça; e do superintendente de Saúde, desembargador Alexandre Quintino Santiago.
Também estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência Mariana de Lima Andrade e Thiago Colnago Cabral, e a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Marixa Fabiane Lopes Rodrigues; a diretora executiva de Informática (Dirfor), Alessandra da Silva Campos; a diretora executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), Neuza das Mercês Rezende; os assessores da Assessoria Técnica e Jurídica para Administração de Recursos Humanos (Asrhu) Rogério Maia Arantes e Bruna Paula de Almeida; o gerente de Sistemas Administrativos Informatizados (Gesad), Rogerio Luis Massensini; o coordenador de Análise e Integração de Sistemas Administrativos Informatizados (Corasa), Helio Guimarães Zebral Estanislau; a colaboradora da Assessoria de Padronização e Tecnologias da Informação (Astec) Kissela Cristina Siqueira; o servidor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gutenberg Junqueira; e o assessor de Governança Institucional (Asgovi) Renato Cardoso Soares.
Na palma da mão
De acordo com o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, o aplicativo demonstra a importância dada pela Instituição às pessoas que a constroem. “Este projeto, iniciado na gestão do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, é de grande alcance para a comunidade do Tribunal. Para muitos profissionais, hoje, os celulares são um instrumento de trabalho correspondente aos computadores. Eles permitem aumento de produtividade e eficiência e podem ser acessados de qualquer lugar. Trazer essa comodidade para os usuários, na palma da mão, vai facilitar as tarefas cotidianas, aperfeiçoar a comunicação interna e evitar a perda de prazos. Também será um benefício para magistradas, magistrados, servidoras e servidores aposentados, que mantêm uma relação com a Instituição, mas, em geral, reduzem os deslocamentos às unidades jurisdicionais ou administrativas e os acessos à Rede TJMG quando deixam a ativa”, afirmou.
Ele elogiou o empenho da Dearhu e da Dirfor no desenvolvimento da ferramenta, solicitado pelos próprios magistrados e servidores da Corte mineira. “Essa entrega está em conformidade com o investimento em inovação e modernização, que vem se tornando uma constante na gestão judiciária e uma fonte de avanços na prestação de serviços. Fazer da tecnologia uma aliada nos possibilitou alcançar melhorias em áreas diversas, da tramitação de processos judiciais aos fluxos de trabalho e aos procedimentos administrativos”, disse.
Praticidade e agilidade
Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, a aplicação simplifica a solicitação e a consulta ao Portal RH, porque pode ser feita de forma mais rápida e a qualquer momento pela própria pessoa. “Sabemos que o tempo é um recurso valioso e escasso em nossa época. Poder solucionar com agilidade uma questão, por meio de um dispositivo que é praticamente onipresente na vida de todos, sem a preocupação com horário de atendimento ou fluxo para demandas. É algo que alivia as pressões habituais às quais muitas vezes estamos sujeitos. Além disso, o aplicativo reforça a isonomia entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Capital e do interior”, afirmou.
Segundo o superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça, o pedido do aplicativo partiu da Dearhu, por meio do juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral. “O desenvolvimento do aplicativo é um aperfeiçoamento das ferramentas à disposição do público interno e pode diminuir o volume de demandas encaminhadas diariamente à área de Recursos Humanos. Essa ação representa, portanto, uma valorização da comunicação com magistradas, magistrados, servidoras e servidores e uma otimização do trabalho administrativo. É, ainda, o início de uma experiência inédita: a criação, dentro da instituição, de um aplicativo, algo que, por natureza, é de uso recorrente e amiudado. O desafio motivou a equipe da Dirfor, pois se tratava de algo até então novo para a área técnica, que teve que estudar o tema e aprender a lidar com a construção de apps”, disse.
Ele afirmou que as funcionalidades priorizadas foram as que tradicionalmente recebem mais acessos no Portal RH. Assim, inicialmente, foi disponibilizada a consulta aos dados cadastrais, permitindo ao interessado atualizar as informações (alterando, por exemplo, endereço, e-mail e os campos de raça ou identidade de gênero), as consultas a contracheque, afastamentos e férias e a solicitação de artigo 70.
Para a diretora executiva da Dearhu, Neuza Rezende, a nova ferramenta garante mais praticidade no dia a dia de magistrados e servidores. “Concentramos no Portal RH as demandas afetas à vida funcional, e agora, de forma gradativa, as solicitações e consultas recorrentes estarão disponíveis pelo celular, aumentando a agilidade no acesso aos dados e na formalização dos pedidos”, disse.