24.6 C
Belo Horizonte
dom, 27 abril 25

SUS soma mais de 150 mil atendimentos de osteoporose

Outubro marca o Dia Mundial e Nacional da doença que, no Brasil, tem prevalência de quase 90% dos casos no sexo feminino; Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico explica as principais consequências

Dados do Ministério da Saúde apontam que nos anos de 2022, 2023 e de janeiro até julho de 2024, os atendimentos ambulatoriais por osteoporose no SUS (Sistema Único de Saúde) somaram 150.668 registros e os hospitalares, 322. Cerca de 90% dos registros em ambulatório têm prevalência em mulheres, com 133.645 casos, em contrapartida a 17.043 registros da doença em homens.

A osteoporose é uma preocupação significativa de saúde pública, dada a sua relação com fraturas e complicações associadas, especialmente em idosos. Estima-se que cerca de 10 milhões de brasileiros tenham osteoporose, com a condição sendo mais prevalente entre mulheres, especialmente após o período da menopausa.

Em 2022, os atendimentos ambulatoriais relacionados à osteoporose totalizaram 62.319 registros. Em homens, o número de casos chegou a 6.870 e, em mulheres, 55.449, ou seja, no sexo feminino a prevalência é de mais de 99%. No ano passado, os atendimentos chegaram a 56.395. Desse total, 6.788 casos foram registrados em homens e 49.607 em mulheres. Até julho deste ano, o número de acessos ambulatoriais foi de 31.974, sendo 3.385 na ala masculina e 28.589 na feminina.

Condição caracterizada pela perda de densidade óssea, a osteoporose torna os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. Isso acontece quando o corpo não consegue substituir o tecido ósseo perdido de maneira eficiente. A osteoporose geralmente se desenvolve ao longo do tempo e pode ser influenciada por fatores como idade, genética, sexo (é mais comum em mulheres), alimentação, níveis de atividade física e hormônios.

As principais lesões ortopédicas decorrentes da osteoporose incluem fraturas na coluna, que podem acontecer por quedas ou até mesmo esforços leves, causando dor e comprometendo a postura. Mãos também podem ter sua funcionalidade afetada, pois é comum fraturas do punho, frequentemente relacionadas a quedas de idosos, além de ombros por impactos direto, resultando em dor e limitações de movimento.

Além de afetar coluna, punhos e ombros, a osteoporose pode provocar lesões ósseas graves no quadril, o que leva a várias complicações. Em geral, essas fraturas ocorrem por quedas e podem levar a complicações sérias de saúde e à perda da mobilidade. “Após uma fratura de quadril, muitos pacientes têm dificuldade em se locomover, o que pode resultar em perda de independência, além de complicações cirúrgicas que envolvem riscos como infecções, coágulos sanguíneos e reações adversas à anestesia”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Marcelo Tadeu Caiero.

Outra consequência grave decorrente de fraturas no quadril é a pneumonia, pois a imobilidade pós-acidente pode aumentar e comprometer a capacidade respiratória. “Há também a osteoporose subjacente, quando a doença não é imediatamente detectada, mas está presente no paciente, levando a novas fraturas, mesmo com traumas mais leves, e a um ciclo contínuo de lesões e complicações. A prevenção e o tratamento adequado da osteoporose são essenciais para reduzir o risco dessas complicações”, explica o especialista.

Prevenção e tratamento

A prevenção e o tratamento da osteoporose incluem a prática de exercícios, uma dieta rica em cálcio e vitamina D, e, em alguns casos, medicamentos. “A detecção precoce com realização de exames é importante para gerenciar a condição e minimizar os riscos de progressão da doença”, diz o médico.

Sobre a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA)

A Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (ABTO), fundada em 25 de setembro de 1997, é uma associação científica de âmbito nacional sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados nos estudos das afecções ortopédico-traumáticas do sistema locomotor.

Congrega médicos que se interessam pelo trauma ortopédico e suas sequelas, aperfeiçoar e difundir conhecimentos e a prática da traumatologia ortopédica.

Posts Relacionados

Sarcopenia deixa de ser exclusividade da terceira idade e preocupa especialistas

Doença que causa perda muscular começa a atingir também...

Moda com jeito mineiro ganha a telinha na Rede Minas

"Prosa de Moda" estreia nesta sexta-feira (25), às 19h,...

Principais Direitos Trabalhistas Garantidos pela CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada pelo...

Logística 4.0 na prática: soluções da Meu Locker

A era da Logística 4.0 está redefinindo as operações...

Reforço na literatura inclusiva

Luiz Borja tem dislexia, ressignifica as palavras na escrita...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui