27.6 C
Belo Horizonte
dom, 28 abril 24

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Evento, que reúne prefeitos, gestores e servidores, compartilha avanços tecnológicos nos municípios e soluções disponíveis voltadas para a transformação digital dos serviços públicos. Fórum também certifica Prefeitos Inovadores na região

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte será tema de encontro que reunirá prefeitos, gestores, secretários municipais e servidores, em Santa Luzia, no próximo dia 13 de março. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, marca o início das celebrações dos 332 anos da cidade mineira.

Conforme o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.

O prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, destacou a importância do município sediar o encontro visando fomentar a inovação nos municípios da região. “Santa Luzia sediará um evento de grande importância onde será possível promover a troca de experiências entre os Prefeitos Municipais e demais gestores da região metropolitana, visando investir na transformação digital de forma estratégica, planejada e participativa. A transformação digital dos municípios é uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas e fortalecer a democracia. Neste Fórum será possível compartilhar o conhecimento, as boas práticas e sua aplicação nas políticas públicas. Esta transformação e inovação têm por objetivo otimizar os processos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios”, disse o prefeito.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Além do prefeito anfitrião, que apresenta as inovações de Santa Luzia, os prefeitos de Sete Lagoas, Duílio de Castro, e de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, e o secretário de Tecnologia da Sete Lagoas, Marcio Ferreira Aguiar, compartilham projetos e os avanços tecnológicos nas cidades.

As políticas estaduais de inovação, promovidas através do Programa Cidades do Futuro, também serão apresentadas pelo Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santa Luzia, Andréa Vacchiano, completa que as tecnologias digitais permitem melhorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. “A transformação digital pode trazer diversos benefícios para os municípios, tais como: redução de custos operacionais e de papelada; aumento da transparência e da participação cívica; maior agilidade e conveniência para os usuários dos serviços; melhor aproveitamento dos dados e das informações para a tomada de decisões, além do estímulo à inovação e à modernização da gestão pública”.

No encontro, os gestores terão acesso ainda às soluções desenvolvidas pela Aprova, eMaster, iFractal, AX4B e IGTECH. O Casa Nova é o hotel oficial do evento.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte

13 de março de 2024 – Santa Luzia

Local: Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida

Início: Das 8h às 17h

Inscrições gratuitas para servidores públicos: https://www.sympla.com.br/rcd

Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812

 

Posts Relacionados

Bruce Dickinson chega a BH com a turnê mundial

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores...

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui