Projeto mobiliza 370 estudantes em visita ao Parque do Limoeiro

0
1
Crédito Move Cultura

O projeto “Me Vejo no Limoeiro”, realizado pela Move Cultura, concluiu uma importante etapa de atividades com estudantes de escolas públicas da região de Itabira (MG). Entre maio e junho, foram realizadas visitas pedagógicas ao Parque Estadual Mata do Limoeiro, envolvendo 370 estudantes do ensino fundamental e médio que estão participando do Concurso Cultural Me Vejo no Limoeiro. Durante os encontros, as crianças e os adolescentes percorreram trilhas, conheceram a biodiversidade local e participaram de ações destinadas à reflexão sobre preservação ambiental, memória, cultura e pertencimento.

“Este projeto nasceu da compreensão de que a preservação ambiental passa também pelo fortalecimento dos vínculos afetivos com o território. Quando crianças e jovens conhecem, vivenciam e se reconhecem nesses espaços, tornam-se protagonistas na construção de uma cultura de cuidado e valorização do patrimônio ambiental”, destaca o produtor executivo e curador do projeto, Frederico Mendes de Carvalho.

As visitas guiadas envolveram alunos das escolas Professor Alfredo Sampaio, Dona Maria Elias, Manoel Tomaz, Antônio Martins Pereira e Professor Manoel Soares. Para os participantes, a atividade representou uma oportunidade de conhecer mais profundamente um patrimônio ambiental que integra a história, a cultura e a identidade da região. As visitas foram realizadas em parceria com as equipes escolares, a Prefeitura de Itabira e a equipe gestora do Parque Mata do Limoeiro.

Em junho, houve ainda o início de uma nova fase do projeto “Me Vejo no Limoeiro”, com a entrega dos kits de arte às escolas participantes. Desde então, os estudantes têm desenvolvido desenhos e redações inspirados nas experiências vivenciadas durante os encontros no parque, trabalhos que irão compor o Concurso Cultural Me Vejo no Limoeiro. Durante esse processo, a equipe da Move Cultura realiza visitas de acompanhamento às escolas para dialogar com educadores, estudantes e equipes gestoras, além de recolher gradualmente as produções já finalizadas. A ação busca fortalecer o vínculo com as comunidades escolares, esclarecer dúvidas sobre o concurso e acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades.

A proposta do “Me Vejo no Limoeiro” é construir uma cartografia afetiva do território a partir do olhar das crianças e dos jovens, valorizando memórias, referências culturais, modos de vida e a relação das comunidades com o meio ambiente. As obras produzidas durante o concurso integrarão uma exposição artística e uma publicação que reunirá parte dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto. O andamento das atividades, registros das visitas pedagógicas, bastidores do concurso cultural e informações sobre as próximas etapas do projeto podem ser acompanhados pelo Instagram @mevejonolimoeiro, que segue sendo atualizado regularmente com conteúdos sobre as ações desenvolvidas junto às escolas e comunidades participantes.

Além das premiações para estudantes e professores, todos os participantes do projeto receberão medalhas, camisetas e ecobags. As escolas envolvidas também foram contempladas com kits de materiais artísticos. O projeto conta com parcerias da Prefeitura de Itabira, Instituto Bromélia, Instituto Gigante Verde e Incutai, e é financiado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente.

Me Vejo no Limoeiro
Instagram: @mevejonolimoeiro
Informações: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui