21.4 C
Belo Horizonte
seg, 09 março 26

BH reforça chamado para imunização com a tríplice viral

A Campanha de Multivacinação para pessoas com até 15 anos segue em andamento em Belo Horizonte. Um dos imunizantes ofertados é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No momento, o foco principal é o combate ao sarampo, uma vez que a cobertura da segunda dose está abaixo do esperado, com apenas 75% do público elegível. A meta do Ministério da Saúde é de pelo menos 95%.

“É essencial manter a imunização completa. No caso do sarampo, a primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de idade e a segunda, aos 15 meses. Para garantir eficácia total, é indispensável receber essas duas aplicações”, destaca o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Lopes Corrêa.

O sarampo é uma doença viral de alta transmissibilidade, com potencial para desencadear complicações como pneumonia e lesões neurológicas e, em casos graves, levar à morte. O último caso confirmado, com infecção na própria capital, foi em 2020. Porém, o alerta permanece, especialmente devido à queda na cobertura vacinal.

Além do público elegível para receber a dose da vacina tríplice viral durante a Campanha de Multivacinação – crianças e adolescentes menores de 15 anos –, pessoas de outras faixas etárias também precisam ser imunizadas. O esquema vacinal para o público entre 12 meses e 29 anos é de duas doses. Já para pessoas entre 30 e 59 anos, sem comprovação da vacina, é recomendada apenas uma dose.

Para atualizar a situação vacinal, basta procurar um dos 153 centros de saúde ou o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de funcionamento podem ser verificados on-line.

Documentação

As aplicações são realizadas mediante avaliação do histórico vacinal de cada pessoa, conforme as orientações específicas por idade. Por isso, é essencial estar com a caderneta de vacinação para verificação das doses aplicadas e possível atualização. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF.

Posts Relacionados

Experiência premium em sala VIP no Porto de Santos

Colunista de Turismo: Patricia Torres @seliganatrip.oficial, @patytorres.viagens O embarque de cruzeiros...

Nutricionista Comportamental e Emagrecimento Sustentável

A busca por um nutricionista comportamental tem crescido exponencialmente...

Macacos firma mais uma vez sua posição como capital nacional do Teatro de Bonecos

2ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos será realizada...

Isolamento térmico baixa até 15°C no verão

As ondas de calor que atingem o Brasil têm...

ENAF BH celebra 40 anos do mercado fitness e saúde

Belo Horizonte recebe, entre os dias 19 e 22...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui